Conhecida popularmente como Papa Formiga Vermelho, o Formicivora rufa, essa espécie de ave tem porte pequeno com aproximadamente 13 cm de comprimento. Apresenta plumagem nos dois sexos contudo tem diferença de cor na parte debaixo que é preta no macho e com manchas pretas na fêmea.
Onde é Encontrada
A espécie pode ser encontrada em regiões campestres em especial no Nordeste e centro do Brasil. Já foi avistado no Rio de Janeiro e Minas Gerais assim como em outros países como Bolívia, Paraguai e Suriname. Em geral prefere um habitat com arbustos não fechados bem, o cerradão e também a caatinga.
Hábitos da Espécie
Trata-se de uma espécie que possui hábitos diurnos e que é encontrado em pares dando pulos vagarosos procurando por alimento. A fêmea dessa espécie costuma botar dois ovos que devem ficar em incubação por mais menos 15 dias. A construção do ninho é de responsabilidade dos pais que também cuidam dos filhotes. Durante a noite a fêmea permanece no ninho.
O ninho em geral é feito a partir de hastes, fibras e musgos e normalmente fica camuflado em meio a folhagem e se percebem qualquer sinal de perigo emitem o seu chamado que é bastante característico e que consiste em matraquear baixinho notas rápidas e que duram por um longo período.
Papa Formiga Vermelho na Área da UFRA
Nos estudos empreendidos nas áreas da Usina São Francisco a ave apresentou distribuição espacial restrita de maneira a ser encontrada somente em matas nativas que foram restauradas. Uma ave que é considerada rara nessa região já que foi avistada somente uma vez.
Características
Trata-se de uma ave de silhueta longilínea que pode é ressaltada pelo comprimento da sua cauda. Uma característica visual que se destaca bastante nas fêmeas e também nas aves mais jovens é ter a parte ventral bastante riscada de negro junto com o branco acinzentado. Os machos tem essa área totalmente negra bem como a sobrancelha larga e branca que se estende pelo lado do seu pescoço.
O dorso desse pássaro tem um tom de marrom avermelhado sendo acinzentado na sua cabeça. Uma forma de identificar facilmente essa ave é ter pintalgado branco nas asas assim como toda a ponta da sua cauda. Possuem em torno de 13 centímetros de comprimento, a sua cauda é comprida e a sua plumagem bastante fofa.
Subespécies do Papa Formiga Vermelho
Três Subespécies:
- Formicivora rufa rufa (Wied-Neuwied, 1831) – Essa subespécie pode ser encontrada na Amazônia brasileira chegando ao sudeste do Peru, Paraguai e também ao leste da Bolívia.
- Formicivora rufa urubambae (Zimmer, 1932) – As aves dessa subespécie podem aparecer em sopés das montanhas no leste do Peru bem como em regiões de Cusco e San Martín.
- Formicivora rufa chapmani (Cherrie, 1916) – Aparece com frequência no sul do Suriname bem como na região central do leste do Brasil.
Base Alimentar
Trata-se de uma ave muita ativa que se movimenta com grande destreza e rapidez entre os arbustos. Dessa forma caça invertebrados como insetos e artrópodes dentre os quais estão aranhas, escorpiões entre outros.
Hábitos
É possível perceber o nervosismo dos indivíduos dessa espécie por meio da movimentação da cauda e do píleo. As aves dessa espécie não costumam entrar nas áreas de vegetação mais altas, permanecem em suas bordas.
Podem ser avistados em casais ou grupos pequenos. Quase sempre pais e filhotes da estação anterior. O voo empreendido entre os arbustos costumam ser rápidos e diretos, as aves mergulham na folhagem assim que pousam.
Curiosidade
O nome científico dessa espécie de ave – Formicivora rufa – vem do latim em que formica significa formiga assim como vorus e vorare significa “que devora” e por fim rufus que quer dizer avermelhado. Logo temos Papa formiga vermelho.
Espécie Insetívora
A ave Papa Formiga Vermelho é uma ave que faz parte de uma família de aves insetívoras das quais costumam seguir as formigas-de-correição e vem exatamente desse fato o seu nome de “papa-formigas” ou “formigueiros” uma vez que seguem as formigas em busca de animais que são espantados por esses insetos em especial os invertebrados. Uma espécie que é bastante inquieta e que está sempre saltando entre os galhos podendo se esconder em meio as ramagens. Uma espécie muito encontrada nas bordas de mata já que não gosta de ficar no interior das matas muito altas.
Dimorfismo Sexual
A espécie possui dimorfismo sexual sendo que a fêmea possui o peito preto e o macho tem o peito na cor clara. Tanto as fêmeas quanto os machos cuidam da prole e também do ninho. Geralmente os filhotes ficam incubados por um período entre 14 e 18 dias e os filhotes saem dos ninhos entre 9 a 18 dias.
Família Thamnophilidae
A família de aves passeriformes Thamnophilidae é originária da América do Sul e conta com 190 espécies e 43 gêneros catalogados. No Brasil estão aproximadamente 169 espécies dentre as quais 47 são endêmicas (o que significa que só existem aqui). Contudo, uma notícia ruim é que estão na lista de animais brasileiros em risco de serem extintos 17 espécies da família Thamnophilidae. A espécie Papa Formiga Vermelho é considerada como fora de perigo de extinção.
Trata-se de um grupo bastante diverso em que estão aves como choquinhas, formigueiros, zidiês, chororós e ipecuá. As aves têm aspectos bastante variáveis e se adaptam a inúmeros tipos de ambientes bem como ao modo de alimentação de insetos e acontecem em diversas zonas de florestas.
Vídeos
Se você é um admirador de pássaros com certeza gostará de conhecer um pouco mais sobre o Papa Formiga Vermelho através dos vídeos que selecionamos abaixo. Fique atento a beleza e a graça dessa espécie que vai te ajudar a entender como a natureza pode ter animais muito bonitos.
O Canto do Papa Formiga Vermelho
Ouça o canto desse pássaro que conquista por sua beleza e também por seu belo canto.
Mais um vídeo em que foi captado o som do canto desse belo pássaro. Ao ouvir esse canto temos certeza de que é importante preservar ao máximo a natureza.
–
O Papa Formiga Vermelho é uma ave de pequeno porte, medindo aproximadamente 13cm de altura. São aves bastante ativas e podem ser mover dentro de arbustos caçando alimentos como insetos e invertebrados.
Podem ser encontrados em diversas localidades brasileiras e também na Bolívia, Suriname e Paraguai. As fêmeas são diferenciadas dos machos pela cor das penas na parte ventral, possuindo cor cinza, enquanto que nos machos é preto.