Conhecido popularmente como Pássaro Pega Bananeira, o Cacicus cela, também pode ser chamado de Xexéu, Xexéu-de-Bananeira, Japuíra, João-Conguinho entre outros. O nome científico dessa bela ave de penas negras se deve ao fato de que a palavra Cacicus, no Caribe espanhol, é utilizada para cacique formando assim a expressão cacique preto. É uma ave absolutamente majestosa que proporciona um verdadeiro show para os olhos que a observam.
Conhecendo Melhor o Pássaro Pega Bananeira
A seguir você poderá ficar a par de algumas características do Xexéu-de-Bananeira.
Distribuição Geográfica da Espécie
Esse pássaro pode ser encontrado na América Central e na América do Sul (com destaque para Peru e Bolívia), no Brasil os indivíduos dessa espécie podem ser avistados nas regiões Norte e Centro-Oeste particularmente nas áreas de Cerrado que tem grande quantidade de árvores baixas.
Características Físicas do Pássaro Pega Bananeira
O xexéu-de-bananeira tem corpo longilíneo culminando numa longa cauda e um bico extremamente fino. A espécie não possui dimorfismo sexual, ou seja, não há um elemento claramente diferenciador entre machos e fêmeas. Os machos pesam em média 33,3 gramas e as fêmeas 30,4 gramas. Na parte superior das suas asas conta com penas de cor diferenciada, o único toque de cor em seu corpo coberto por penas negras. A coloração das penas nessa área vai do amarelo ao castanho.
Base Alimentar do Xexéu
É um pássaro considerado onívoro, isto é, se alimenta de uma grande variedade de alimentos. Algo curioso é que essa espécie pode até mesmo se alimentar de filhotes de outras espécies. No entanto, o que o Pássaro Pega Bananeira mais gosta são as frutas como banana, maçã, laranja, goiaba, manga entre outras. Também se alimenta de legumes como cenoura, maxixe, berinjela e de verduras com destaque para couve, almeirão, escarola e serralha.
A Reprodução do Pássaro Pega Bananeira
A maturidade sexual desse pássaro é atingida somente aos 2 ou 3 anos de idade e quando inseridos na natureza tem hábitos poligâmicos, um macho pode viver em colônia acasalando com várias fêmeas. O ninho desse pássaro geralmente é feito usando folhas de palmeiras, capim e gravetos criando uma espécie de bolsa que tem entre 40 e 70 centímetros de comprimento.
Um hábito desses pássaros é construir ninhos próximos uns dos outros ou então que fiquem perto de formigueiros ou vespeiros. As árvores pequenas são as suas principais escolhas para montar os seus ninhos.
Pássaro Pega Bananeira Cantando
Trata-se de um pássaro que se destaca por ter um canto com boa variedade de sons de maneira que em muitos casos podem transmitir a ideia de que há mais de um pássaro. O Xexéu pode ainda imitar os sons de outras aves como papagaios e tucanos ou até sons de mamíferos como a ariranha, por exemplo.
Hábitos do Pássaro Pega Bananeira
Essa espécie de pássaros é bastante comum em áreas florestadas, porém, se adapta bem também a áreas de capão de cerrado que tenham árvores próximas as regiões de mata. Pode ser visto vivendo solitário, em par ou até em bandos, mistos ou com apenas um macho. As primeiras horas do dia são ideais para que esse pássaro pouse em galhos expostos ao sol.
Um hábito curioso e que demonstra inteligência por parte do Pássaro Pega Bananeira é que quando vê uma ave maior se alimentando de uma fruta imita sons de predadores da mesma para que ela voe e deixe o alimento. Um pássaro que tem instinto e estratégias de sobrevivência.