Os pássaros são parte integrante da de uma classe que é a classe das “Aves”. Sendo assim, os pássaros ou passeriformes, como também são conhecidos, formam uma ordem.
Essa ordem é enorme possuindo um vasto número de espécies, com cerca de 5400 (cinco mil e quatrocentas). A alimentação desses animais baseia-se principalmente em uma dieta que inclui muitas sementes ou frutos, podendo também, dependendo da espécie, incluir pequenos animais como os invertebrados.
Algumas características são comuns aos pássaros, entre elas podemos citar o fato dos filhotes ou crias nascerem precisando dos cuidados da mãe por algum tempo após o nascimento, eles são incapazes de sobreviverem sozinhos.
Os pássaros não possuem as membranas conhecidas como interdigitais (também chamada natatória), que são tecidos que têm como função unir os dedos de animais com destaque para as aves.
As suas patas apresentam 4 (quatro) dedos que são localizados em um mesmo nível um com relação ao outro, sendo 3 (três) deles na direção da frente e 1 (um) voltado para trás.
Por último podemos citas as penas, que são as estruturas chamadas tegumentárias complexas que possuem diversas funções como isolamento térmico, pode servir de ajuda durante o vôo, para impermeabilização entre outros.
Pode-se dizer que todos os pássaros são aves, porém, nem todas as aves são pássaros, ou seja, a recíproca não é verdadeira. Isso se deve a um fato já explicado acima que se relaciona com a taxonomia da classe. Dentro da ordem dos passeriformes existem diversas famílias, subfamílias e espécies.
Dentre as principais espécies se destacam algumas que serão citadas a seguir. Periquito Australiano, Ring Neck, Azulão, Canário da Terra, Curió, Tico-Tico, Sabiá, Arara, Galo da Campina, Papagaio, Pássaro Preto, Rouxinol, Mandarim, Tecelão… Essa lista não pára por ai ela posse se estender por mais algumas páginas.
É importante dizer que esses são os nomes pelos quais eles são comumente conhecidos e não os seus nomes “verdadeiros” ou o nome científico.
Os pássaros são realmente criaturas fascinantes, e devido a isso eles têm sofrido diversas ondas de dizimação e algumas espécies estão realmente muito perto da extinção.
O comércio desses tipos de pássaro é um sério problema nos dias atuais. Daí vem a importância da nossa conscientização com relação a tudo isso. Não compre pássaros ilegais, ajude denunciando esse tipo de atividade.
Existem as espécies corretas que são permitidas para criação em cativeiro. Procurem saber mais sobre essas espécies permitidas por lei antes de adquirir qualquer animal.
Procure mais informações por meio de órgãos autorizados como o IBAMA. Assim você escolherá um pássaro de acordo com as leis vigentes evitando a devastação da natureza.
Passe a conscientização adiante não somente no caso dos pássaros, mas também para todos os tipos de animais, desta maneira poderemos juntos acabar com o sofrimento de vários animais e a preservação da vida!
G.M.