No Brasil o nome coendou prehensilis não é conhecido popularmente já que seria mais fácil denominá-lo de ouriço-caixeiro, um animal que também é visto como um porco-espinho, encontrado principalmente na região da América do Sul.
Por possuir hábitos solitários, arborícola e frutífero, o coendou prehensilis sempre é encontrada em meio as matas fechadas e florestas de clima tropical, podendo ser observado nos galhos mais altos das árvores.
Seu tamanho é realmente tão pequeno que o ouriço chega a medir cerca de 18 a 20 cm de comprimento com até 1 kg, já adulto. Todo o seu corpo é coberto por espinhos pontiagudos e curtos, que servem como arma a predadores, lançando esses mesmo em qualquer animal que venha o ameaçar.
Os hábitos alimentares noturnos permitem ao coendou ótima visão, já que saem para a caça durante a noite, procurando sempre algo que o satisfaça entre o chão das florestas. Acredita-se que o animal consiga chegar até os sete anos de idades, principalmente os que vivem em cativeiros.
Por: Patrícia Contiero