Esta é uma ave pertencente a classe Anseriforme e a família Anhimidae. É também conhecida por outros nomes como Inhuma Poca, Anhuma do Pantanal, Tachã do Sul e Chajá. Anhuma é um nome pantaneiro e é usado também para outra espécie pertencente a mesma família, que habita as matas densas no centro oeste e a mata Amazônica.
Características
As tachãs apresentam uma coloração escura, pardo acinzentada contendo manchas brancas,é topetuda e também cabeçuda. Ao redor de seu pescoço ela apresenta uma espécie de gola negra que recebe o realce de uma segunda penugem de cor branca. Suas asas tem a face superior de cor negra, contendo uma área branca muito grande que se torna visível no momento do voo, sendo que na parte inferior das asas a coloração é completamente branca.
Possui um anel nú em torno de seu pescoço, mas este nem sempre é aparente. Suas pernas são de cor vermelha com patas curtas e bem fortes, tendo os 3 dedos dianteiros unidos por membrana interdigital. Os machos são maiores que as fêmeas. A altura média desta ave é de 80 cm e seu peso é de 4 quilos aproximadamente.
Possui o corpo, as pernas e os pés muito grandes se comparados ao tamanho de sua cabeça que é bem pequena e possui um penacho na região da nuca. Durante o voo pode ser vista uma área branca grande sob as suas asas e estas tem um esporão de cor vermelha na região do cotovelo, visível no momento do pouso ou durante o voo. O aspecto deste esporão é bem agressivo, mas apesar disso ele não é utilizado para atacar, mas para que as Tachãs se comuniquem.
Sons
A vocalização destas aves é feita por meio de um chamado alto, que pode ser de um único indivíduo ou de um casal. Os gritos ocorrem em qualquer momento e servem para alertar sobre a presença de intrusos. Os machos emitem sons mais graves que as fêmeas, estas por sua vez emitem sons esganiçados. No Rio Grande do sul estes animais são chamados de Tachã, diz-se “tarrã” tal e qual o som por elas emitido.
Alimentação e Reprodução
As Tachãs se alimentam de moluscos, insetos e das folhas das plantas aquáticas que são apanhadas enquanto elas caminham calmamente. Estas aves são monogâmicas e territorialistas. Costumam pousar na praia e em árvores na mata ribeirinha. O ninho é bem grande e construído com folhas emaranhadas em arbustos ou árvores pequenas, mas sempre sobre as águas.
Ali são colocados entre 2 e 7 ovos que serão chocados por 45 dias em média. A plumagem dos filhotes é semelhante a penugem dos patinhos. Por 3 ou 4 meses eles recebem os cuidados da família e em torno dos 5 meses a plumagem esta completa e eles já podem voar.