Anhuma

O nome anhuma, que podemos considerar não muito popular, é de uma ave que é bem conhecida no estado brasileiro de Goiás. Se você não é do estado pode até não ter ouvido falar na Anhuma, mas quem é de lá, com certeza sim, até porque essa ave é o símbolo do estado. Mas, no Brasil, não é somente a população do estado de Goiás, que tem essa “conexão” com a Anhuma. A ave também deveria ser bem popular em Guarulhos, São Paulo, pois aparece ilustrando a bandeira da cidade.

Nomes E Família Da Anhuma

Você pode não ser de Guarulhos ou de Goiás e conhecer a ave Anhuma, porém, com um dos seus outros tantos nomes. A ave que pertence a família Anhimidae e é classificada como uma espécie anseriforme (ver mais frente o que significa) é chamada de muitas outras formas.

Veja alguns dos nomes da Anhuma: licorne, inhaúma, anhima, inhuma, unicorne, cametau, alicorne, itaú, caiuí, cuintáu, ema preta. Em tupi é chamada de nhãum, que tem o significado de “ave preta” e no Mato Grosso tem o nome de guandu.

Na Amazônia também tem nomes específicos que são: nicorne e alincorne e na parte central é chamada de alencor.

Sobre A Formação Do Nome Científico

Sabemos que animais e plantas podem ter uma grande variedade de nomes populares, porém, o nome que os verdadeiramente classifica é um único, aquele científico. Normalmente, esse nome é de difícil memorização e escrita, o que não acontece no caso da Anhuma, cujo nome científico é exatamente esse com cornuta – Anhuma cornuta.

O nome Anhuma tem origem na língua tupi e tem o significado de pássaro preto gritador. O segundo nome, cornuta, vem do latim “cornutus”, cujo significado é chifre. Então, “somando” nomes e significados de Anhuma cornuta temos – pássaro preto gritador com chifre.

As Características Do Anhuma

Não é um pássaro muito grande, as suas medidas máximas, e geralmente, são 61 centímetros de altura, 80 centímetros de comprimento e a envergadura é de 170 centímetros. O Anhuma não importa se fêmea ou macho, não costuma pesar mais de 3,2 quilos. Tem o ventre branco em um corpo de cor preta.

Olhando essa ave temos a sensação de que os seus pés são deformados, mas é só uma ilusão de ótica, consequência dos grandes dedos da ave.

Sobre a cabeça, com 12 centímetros, podemos observar que essa ave possui um espículo córneo. Além disso, para se defender possui nos ombros dois grandes esporões.

As Subespécies E A Alimentação

No caso da ave Anhuma não foram reconhecidas subespécies, portanto, ela é considerada monotípica.

Falando de alimentação, a Anhuma gosta de gramíneas que ficam em terrenos alagados e também se alimenta de plantas flutuantes.

Reprodução: Onde E Como Fazem O Ninho

Na hora de buscar um lugar para fazer o ninho para colocar os seus ovos, a Anhuma prefere a vegetação flutuante. Sobre ela faz grandes ninhos, de preferência quando está amparada por arbustos. Outra opção de lugar para fazer ninhos é nas gramíneas que ficam na água rasa. Justamente em dois locais que essas aves buscam alimentação.

A Anhuma coloca de cada vez somente 3 ovos, eles são no tom marrom um pouco oliváceo. E na hora de chocá-los, a ave fêmea reveza a tarefa com o macho. O casal vai revezando no ninho.

Os Hábitos Da Anhuma

A Anhuma gosta de morar por perto de onde exista alimento suficiente para ela e para família. Por isso, encontremos essa ave nos rios cuja as margens sejam cheia de vegetação rasteira ou florestadas. Outra opção para Anhuma são nas beiras de lagoas, com a mesma característica quanto a vegetação e os pantanais.

A Anhuma é uma ave que pode ser encontrada em um grupo familiar ou somente aos pares, os casais. É raríssimo, mas podemos vê-la, formando um grupo bem grande, com outros pássaros que não fazem parte da família.

Durante a seca, as aves migram o seu habitat natural e retornam somente quando a estação das chuvas volta. Falando nisso, é uma ave muito habilidosa para voar e planar.

Onde Podemos Encontrar A Anhuma

Essa ave pode ser vista em várias regiões do Brasil, porém é considerada típica da Amazônia, chegando até o interior de outros estados, que são: Ceará, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Pode ser vista no Peru, no Equador, na Bolívia e na Colômbia.

Características Dos Anseriformes

Lá no início falamos sobre as aves Anhuma pertencerem a família dos anseriformes, que por sinal se trata de um grupo com muitos “participantes”. A maior parte dos animais que pertencem a essa família são aquáticos. São apenas duas famílias que fazem parte, porém, as duas somam muitas espécies.

Como sabemos, animais que fazem parte da mesma família, possuem características semelhantes. No caso dos anseriformes, as mais comum são, as enormes membranas interdigitais que ligam os dedos dianteiros, três, as curtas pernas, mais o bico que tem uma pele fina cobrindo. A ponta é a parte mais dura da garra e tem a forma achatada.

Quando o bico fecha temos as janelas laterais que formam uma espécie de filtro. Já a plumagem é sempre espessa e na maioria das vezes, impermeável, o que protege a ave da água e do frio. Essa impermeabilidade da plumagem é possível graças a uma secreção que tem essas aves que é como se fosse um tipo de cera. A responsável pela produção da mesma é a glândula uropigial.

Com o bico, as aves a aplicam na pena.

Falando sobre o dimorfismo sexual dessas aves, em muitas das que fazem parte do grupo, ele desenvolveu-se consideravelmente. Os machos são mais coloridos e as fêmeas são responsáveis pelos ovos e também pela criação dos filhotes. No caso das aves, elas ficam sob os cuidados da mãe até que os filhotes estejam prontos para voar.

O ninho, que na maioria das vezes é feito no chão, tem penugens na sua forração, que a fêmea tira do peito para colocar dentro e proteger o filhote. Algumas aves não precisam esperar cada um dos ovos, pois eles eclodem ao mesmo tempo.

Os filhotes já nascem com muita penugem e independentes e uma vez que saem do ninho com os pais, não voltam mais.

A Anhuma é uma ave que pertence a ordem dos Anseriformes e à família Anhimidae, sendo que seu nome científico é Anhima Cornuta. É popularmente conhecida por diversos outros nomes como inhaúma, inhuma, unicorne, anhima, licorne, cuintaú, alicorne, ema-preta, ghandu, cametau, itaú e caiuí. A palavra inhuma é derivada de outra palavra que é tupi “nhãum”, cujo significado é “ave preta”. Na região da Amazônia a Anhuma é conhecida pelos nomes de nocorne e alincorne.

Características

O comprimento desta ave pode chegar a cerca de 80 cm, sua altura pode atingir os 61 cm, a anvergadura de suas asas é de 1,70 cm, seu peso pode chegar a 3.150 g. A cor de sua pelagem é predominantemente preta tendo plumas brancas em seu ventre. Os pés de uma anhuma tem uma aparência deformada, pois seus dedos são muito grandes, suas pernas são negras.

Na cabeça esta ave possui o esícilo córneo, que atinge aproximadamente o comprimento de 12 cm, por isso seu nome é associado muitas vezes a palavra unicorne. A aparência do apêndice frontal é de um chifre que foi implantado em seu crânio, lembra muito também uma antena curvada. Sobre seus ombros a Anhuma possui dois grandes esporões, os quais ela usa como defesa.

Comportamento

É bastante comum ver a Anhuma pousada na copa das árvores, e muitas vezes elas são confundidas com os urubus. Estas aves apreciam muito banhar-se, costumam se reunir em grupos em períodos de imigração local.

Alimentação

A alimentação destas aves se baseia em gramíneas, capim, folhas das plantas aquáticas e artrópodes, além disso as Anhumas comem animais mortos que possam ser encontrados enquanto elas pastam.

Reprodução

O casal de Anhumas constrói o ninho para receber os filhotes em meio ao brejo se utilizando de folhas e talos grandes, o ninho fica localizado bem abaixo e um pouco flutuante. São colocados dois ovos de cor parda. Tanto o macho quanto a fêmea se ocupam com a tarefa de incubar e ao saírem do ninho eles cobrem os ovos com muito cuidado.

Curiosidades

Tachã e Anhuma são as duas únicas espécies na qual falta, na região das costelas, o processi uncinati, que contribui de forma concisa para o fortalecimento e a firmeza do seu tórax ou tronco. No encontro de sua asas estas duas aves tem dois esporões que são usados para a defesa do seu ninho. O voo das Anhumas é bastante pesado e faz muito barulho, pois estas aves possuem largas asas. É uma espécie esta ameaçada de extinção.

Distribuição

A Anhuma pode ser vista praticamente em toda a região da Amazônia, chegando ao interior Cearense, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Ocorrem também no Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guianas e Venezuela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • , AKI NO MEU SITIO TEMOS O PRAZER DE TER UM CASAL, NOS ULTIMOS 4 ANOS , QUE FREQUENTA SEMPRE NOSSAS PASTAGENS ,E FELIZMENTE ESSE ANO DE 2015 , FOMOS AGRACIADOS COM UM FILHOTE, LINDO , DEPOIS DE QUASE 60 DIAS, LEVANTOU VOO, E VOOU DE VEZ COM SEUS PAIS, AGORA SAO 3 PASSAROS, ESTAMOS ENCANTADOS.

    jose arimateia 9 de maio de 2015 23:15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *