O pato-corredor pertence a família Anatidae e a ordem dos Anseriformes. Sua distribuição ocorre, aqui em nosso país, na região da Amazônia e também na parte central do Brasil, pode ser encontrado também desde a Venezuela até a Bolívia, além de Argentina e Paraguai.
Características
Este pato tem seu o aspecto e estrutura muito semelhantes ao aspecto e estrutura de um ganso, não apenas por seu comprimento que é de 53 cm em média, mas por seu porte ereto. Em sua estampa nota-se o ventre e o dorso em tons de castanho, seu peito e sua cabeça são amarelados, suas asas são negras apresentando áreas brancas, os seus pés e também o seu bico são vermelhos.
Podemos dizer que o pato-corredor é um animal multicolorido, característica esta que lhe atrubui uma grande beleza. As fêmeas desta espécie são sempre menores que os machos.
O Nome
O nome atribuído a esta espécie, pato-corredor, se deu pela sua maneira singular de correr, em geral este pato voa pouco e costuma pousar em galhos e troncos.
É conhecido também por nomes como ganso, marrecão, marrecão do banhado, roncador, além disso recebeu o nome de wa-na-ná, sendo esta denominação utilizada por índios kamaiurá que vivem em regiões do Mato Grosso.
Situação Atual e Habitat
O pato-corredor é uma espécie que corre risco de ser extinta, tendo como principais motivos a destruição de seu habitat natural onde foram consruídos complexos hidroelétricos, além da caça que também consiste em uma forte ameaça. Esta ave vem desaparecendo dos rios navegáveis, local onde elas podiam ser vistas sem dificuldades. Elas tem optado por permanecer em área smais remotas, protegidas.
Seu habitat natural são as praias abertas, os rios pedregosos de regiões mais quentes, regiões ribeirinhas de rios e espaços abertos nas savanas salgadas. A maior população concentrada desta espécie se encontra ao norte da Bolívia e também em uma Ilha cujo nome é Ilha do Bananal. Em Tocantins há o Parque Estadual do Cantão e este é hoje considerado como uma entre as princiais áreas de proteção desta espécie ocorrida em nosso país.
Alimentação
Não se sabe exatamente qual é a dieta alimentar destas aves, porém é provável que se alimentem de gramíneas tenras, plantas diversas e invertebrados como vermes, insetos e moluscos.
Reprodução
Não se conhece muito a cerca do cerimonial do acasalamento destas aves, mas é sabido que o macho anda em torno da fêmea no momento do cortejo, enquanto estica as suas asas, exibindo-as.
Seu porte fica muito ereto neste ritual, tanto que pode até mesmo cair de costas em meio a toda esta exibição, pois chega a perder seu equilíbrio. O pato-corredor é certamente monogâmico e demonstra muito zelo com suas eleitas durante o período de acasalamento.