Previsões do Fundo do Mar
O estudo da vida marinha durante anos pesquisou espécies raras e outras já conhecidas do homem. Entre os animais aquáticos mais conhecidos estão os tubarões, as baleias, os golfinhos e os polvos (moluscos marinhos com ventosas em torno da boca). Falemos desse último: o maior diferencial do Polvo é que ele não possui esqueleto interno como as lulas nem externo como os nautilus. Seu meio de defesa é a capacidade de expelir uma tinta camuflagem e tem autonomia de seus braços.
É um animal que não possui tentáculos, mas conta com oito braços (diferentemente da lula e da sépia que além dos braços possuem tentáculos atuantes na reprodução). Sua alimentação principal são os peixes, crustáceos e invertebrados. Na caça possuem uma visão binocular e olhos com percepção semelhante ao do ser humano com diferenciação de cores. Sua reprodução é assexuada e o acasalamento pode durar horas ou até dias.
Mas porque falar no polvo? Porque ele foi o sucesso na última Copa do Mundo que aconteceu em Junho de 2010 na África do Sul. Conhecido pelo nome de Paul, o polvo vidente acertou todas as previsões que fez durante o campeonato, espantando não apenas os jornalistas como os expectadores de todo o planeta. Paul reside no Aquário Marinho (Sea Life Centre) de Oberhausen na Alemanha e começou inicialmente prevendo os resultados dos jogos da seleção alemã.
Os métodos de Paul
Ele tem dois anos e meio de idade (a vida média de um polvo é de aproximadamente três anos). Como ele previa? Antes dos jogos, Paul era colocado diante de duas caixas cada uma com um mexilhão dentro, uma com a bandeira da alemã e outra com a bandeira da seleção combatente, a caixa escolhida foi em todos os casos a seleção vencedora. O polvo previu a seleção alemã no terceiro lugar e nas semifinais acertando todos os palpites em sete jogos. A previsão da derrota da Alemanha para a seleção da Espanha foi acompanhada por cerca de 20 emissoras de televisão em todo o mundo. Paul ainda acertou o resultado da grande final apontando a Espanha como grande vitoriosa da Copa 2010.
Segundo informações a polemica em torno do animal gerou protestos da organização americana de defesa dos direitos animais (PETA – People for the Ethical Treatment of Animals ou em português Pessoas pelo tratamento ético dos animais – organização não governamental fundada em 1980 que atualmente conta com mais de dois milhões de membros dedicados ao direito animal) que reivindicou a libertação do polvo nas águas do sul da França.
A maior atração da Copa de 2010
O Polvo Vidente acertou os palpites dos jogos da Alemanha contra as seleções da Austrália, Sérvia, Gana, Inglaterra, Argentina, Espanha e Uruguai, assim como a grande final entre Holanda (a laranja mecânica que derrotou a seleção brasileira nas quartas de final) versus Espanha (considerado um dos mais belos times em qualidade esportiva dessa copa).
Paul, o Polvo Profeta
Nascia em 2008 na Inglaterra o polvo Paul. Ele é um molusco da espécie Octopus vulgaris e vive hoje num Aquário Marinho da Alemanha, Sea Life Centre. O polvo tornou-se famoso no mundo todo durante a Copa de 2010 após prever todos os resultados dos jogos da seleção alemã corretamente, assim como o resultado da final. Daí o nome polvo profeta.
Antes dos jogos da Copa, o polvo era colocado diante duas caixas que continham em seu interior mexilhões (alimento da espécie). Estas duas caixas tinham além dos mexilhões um bandeira cada. Em uma ficava a bandeira alemã, na outra a bandeira da seleção adversária. A caixa em que Paul entrasse para comer informava qual seria a seleção vencedora do jogo. Os polvos desta espécie vivem em média 3 anos e Paul tem hoje 2 anos e meio, portanto, será praticamente impossível ele palpitar na próxima Copa, a de 2014, no Brasil.
Derrota da Alemanha
Mesmo não estando na África do Sul e nem mesmo no continente africano, o polvo Paul foi um destaque nesta Copa do Mundo. O polvo vive no aquário Se a Life, na cidade de Oberhausen, localizada na parte oeste da Alemanha. O polvo simplesmente acertou todas vitórias da seleção alemã, tal como sua derrota. Além disso, o molusco também deu o resultado do ultimo jogo da Copa: a final Espanha x Holanda; a qual também foi acertada com sucesso, onde ele disse que a Espanha seria campeã.
Depois do jogo da Alemanha contra a Espanha na semifinal, José Luiz Zapatero, primeiro ministro espanhol, chegou a brincar e dizia que mandaria uma equipe para a Alemanha com o objetivo de proteger o polvo, isso porque era provável o risco que Paul corria após prever a derrota e desclassificação de seu país, Alemanha.
Previsões – Jogos
Paul previu a queda da seleção Alemã na penúltima fase da Copa, assim como previu a conquista do terceiro lugar. A previsão da derrota na semi final pela Espanha foi assistida por aproximadamente 20 estações de televisão internacionais. Além disso, ele ainda palpitou sobre o ultimo jogo da copa, o qual a seleção alemã não disputou, totalizando um número de 7 jogos.
Na fase de grupos, Paul previu que a Alemanha venceria dois jogos e perderia para a Sérvia, o que foi correto e realmente aconteceu. Os jogos da fase de grupo deram os seguintes resultados:
Alemanha 4 x 0 Austrália
Alemanha 0 x 1 Sérvia
Alemanha 1 x 0 Gana
Das oitavas até a semifinal, Paul previu que a Alemanha venceria todos os jogos e perderia na semi para a Espanha, e os resultados foram corretos. São os seguintes:
Alemanha 4 x 1 Inglaterra – Oitavas
Alemanha 4 x 0 Argentina – Quartas
Alemanha 0 x 1 Espanha – Semi
Agora, a Alemanha fora desclassificada e disputaria somente pelo 3º lugar, o qual seria atingido, segundo Paul.
Alemanha 3 x 2 Uruguai
Além das previsões para a seleção alemã, o polvo palpitou na final que Espanha seria campeã e acertou.
Holanda 0 x 1 Espanha
Samuel Castro