Um Pouco Sobre os Anfíbios em Geral:
Anfíbios são animais como sapos, rãs, pererecas, salamandras e as cobras-cegas, que são animais de sangue-frio (exotérmicos) e que passam por uma metamorfose de uma fase aquática e jovem para uma fase adulta (e terrestre). Alguns deles, mesmo depois da metamorfose mantêm algumas características da fase jovem. Os anfíbios têm, em sua maioria, quatro patas, mas alguns deles não em pata alguma. A maioria dos anfíbios bota seus ovos na água, mas eles são superficialmente parecidos com os répteis. A população de anfíbios do globo tem aos poucos diminuída de quantidade, sendo que algumas espécies já estão completamente extintas.
Alguns Anfíbios Esquisitos e Exóticos:
1. Flectonotus Fissilis:
Esse é o nome científico de uma perereca também conhecida como ‘’carrega-ovos’’. Ela tem aproximadamente 2,5cm (sem contar o tamanho das pernas!). O que faz dessa perereca um tipo único, é que a fêmea carrega os ovos nas costas, em uma bolsa com formato bem parecido com o fruto de uma noz. Após maduros, os ovos são colocados na água para os girinos nascerem.
2. Salamandra Gigante Chinesa:
Vive em locais montanhosos e úmidos da China. Se você não acredita que ela pode ser realmente gigante, compare: A salamandra normal tem cerca de 10 a 20 cm de comprimento, certo? Já a salamandra gigante, pode medir 180 cm e pesar 25 kg!
3. Olm ou Proteus:
É um anfíbio que lembra a salamandra pelo formato. Tem um rosto simpático, mas o mais curioso desse bicho é que ele pode passar muito tempo sem precisar se alimentar: Muito tempo, cerca de 10 anos!
4. Sapo Arco-íris:
O sapo arco-íris é encontrado na Índia, e o aparecimento desse curioso animal foi tão surpreendente que muitos indianos chegaram a achar que o sapo é santo, e está até sendo considerado sagrado. O próprio nome já diz o porquê do animal ser chamado assim. Ele muda de cor constantemente.
5. Sapo Boi:
Essa espécie tem um aspecto meio rugoso, e chega até 25 centímetros de comprimento. O nome ‘’sapo-boi’’ vem de uma espécie de chifre que ele tem na cabeça. Esse sapo tem glândulas que liberam uma substância que pode ser perigosa em contato com pele e mucosas.
6. Perereca de Vidro:
Uma perereca bem curiosa, que pode ser encontrada nas regiões da floresta Amazônica, essa perereca tem esse nome devido a transparência de sua pele, que permite que todos os órgãos internos de seu corpo possam ser vistos.
7. Rã Dourada Venenosa:
Essa rã pode ser pequena e até atraente com sua cor amarelada. Mas esse pequeno bichinho é considerado nada mais nada menos que o mais venenoso do mundo! Só o nome científico dela já assusta: Phyllobates terribilis. É terrível mesmo.
Por Carol C.