Como Foi Desenvolvido o Produto
Pesquisadores do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), produziram um repelente natural composto somente por óleos vegetais, que atuam contra várias espécies de insetos e, é comercializado em formatos diferentes como botões e até pulseiras para animais domésticos. esse mercado está crescendo bastante no Brasil, pois nos últimos anos, numa amostra de cento e trinta e seis substâncias, cada quatro repelentes que tinham registro na ANVISA(Agência de Vigilância Sanitária) eram produtos naturais, com trinta e sete óleos em sua fórmula.
Vantagens dos Repelentes Naturais
Segundo os cientistas que fizeram o projeto, os repelentes de formatos diversos, agem liberando lentamente o produto, sem causar reações alérgicas, pois elas são uma das principais causas de problemas no uso de repelentes químicos. Outra vantagem, é que a composição dos óleos vegetais é bastante eficiente, agindo para repelir não só os mosquitos, como vários outros tipos de insetos, pois a mistura deles auxiliam na potencialização do efeito do produto desenvolvido.
Esse novo repelente vai ser comercializado por empresas do ramo têxtil e também de comésticos. O silicone foi o material escolhido para a fabricação, pois não é perigoso ao organismo humano, e nem tóxico, além de não alterar a eficiência da substância Devido a uma enorme variedade na sua utilização, é possível que sejam produzidos repelentes até nos adereços de animais domésticos, como coleiras para cães, já que o produto que foi desenvolvido elimina também além de carrapatos, pulgas.
Comércio dos Repelentes
Os repelentes naturais que são mais encontrados no comércio, são os produzidos à base de uma planta aromática que é chamada de citronela. Os pesquisadores esperam que após o fim das testagens feitas, o novo repelente seja mais seguro, com uma ação mais prolongada, além de ser mais econômico. Por isso esse mercado, vem crescendo a cada dia, e várias empresas já estão produzindo a substância, em formato de pulseiras de borracha que contem na sua composição, óleo de citronela.
Esse adereço que repele pernilongos e mosquitos, já foi licenciado pela ANVISA. O acessório repelente apresenta uma ação prolongada de repelência de cerca de um metro e meio, permanecendo ativa até cinco dias após a abertura do produto. O investimento nessa forma, é considerado um sucesso, já que já foram vendidas quase quatro milhões, havendo uma grande aceitação por parte dos consumidores, uma vez que o produto não precisa ser aplicado do mesmo que os outros, sendo portanto uma novidade. Os fabricantes estão otimistas principalmente para a estação do verão, quando o número de mosquitos duplica.
Praticidade do Produto
Uma fabricante Italiana que está investindo nesse setor de repelência natural, e tem uma representante comercial no Brasil, desenvolveu um adesivo repelente à base de citronela, que além da praticidade, é de fácil aplicação, e é capaz de durar seis ou oito horas. Esse produto já está sendo comercializado há três anos, com um aumento de cinqüenta por cento nas vendas, só no ano de 2009.
Embora seja regulado pela ANVISA, a fabricação da substância tem de seguir cuidados essenciais, como verificar possíveis reações alérgicas, bem como a segurança e o tempo de repelência. Quando se desenvolve esse tipo de produto, é necessário haver a preocupação com a possibilidade dele obstruir os poros da pele da pessoa. A utilização dos óleos vegetais pode se tornar cada vez mais freqüente, com uma composição misturada aos produtos químicos também, aumentando sua eficiência. A vantagem principal dos produtos naturais é a possibilidade de seu uso em indivíduos que são sensíveis à química dos repelentes comuns.
Salete Dias