Parvovirose

Parvovirose é uma das doenças mais comuns e mais graves que afetam os cães, com taxa de mortalidade de cerca de 80%, apesar de poderem ser totalmente erradicadas com a vacinação adequada dos animais enquanto são filhotes. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais desta doença canina, que é altamente contagiosa, seus sintomas, tratamento e sobre a prevenção.

Diarreia

O Que é a Parvovirose?

Enterite Canina Parvoviral ou parvovirose é uma doença canina altamente contagiosa, sendo causada pelo vírus DNA pertencente a família “parvoviridae”, sendo classificada como zoonose pois tanto pode infectar os cães como os seres humanos, no entanto nos seres humanos suas manifestações não apresentam gravidade, se manifestando através de uma pequena infecção das vias aéreas e dos olhos, enquanto nos cães ela se manifesta  como uma enfermidade grave e com alto índice de letalidade. É uma doença muito mais comum em filhotes do que em cães em adultos, pois estes últimos possuem uma imunidade natural.

Sintomas

Nos cães os sintomas começam a surgir no período médio de 7 até 10 dias depois do contágio. Primeiramente a infecção se localiza no aparelho digestivo e os animais apresentam vômitos, diarréia com sangue e forte odor. Outros sintomas são febre alta, não aceitam alimento, inchaço e inflamação nos olhos e até tosse. Na sequência a infecção pode progredir para o coração levando o cachorro a morte súbita.

Diagnóstico e Tratamento

Apesar de possuir sintomas bastante específicos, a parvovirose pode ser confundida com outras patologias veterinárias, sendo necessário a realização de exames com a coleta de material que deverá ser examinado em laboratório, para detectar os anti-virus e anticorpos no sangue. Só assim poderá se ter um diagnóstico preciso. O tratamento da parvovirose deve ser administrado por médico veterinário que deverá administrar soluções isotônicas juntamente com antibióticos, além de complementos para evitar a desidratação e dar suporte para que o cão possa reagir a doença e se recuperar. É também realizada a administração de medicamentos para tentar evitar o surgimento de infecções secundárias. Os animais que sobrevivem a parvovirose ficam temporariamente imunizados.

Parvovirose

Prevenção da Doença

A profilaxia da parvovirose é feita através da vacinação dos animais, que devem ser aplicadas especialmente nas fêmeas antes de entrarem no cio, assim permitindo que os filhotes tenham imunidade, pois os anticorpos são transmitidos durante a gestação e pela a amamentação. 15 dias após os filhotes serem desmamados devem receber a primeira dose da vacina, e depois anualmente.

Os animais infectados com a parvovirose, ou que se tenha suspeita devem ser isolados de outros animais e também deve ser evitado o contato humano. O local onde o animal está também fica contaminado e por um período de até 6 meses outros animais podem contrair a doença diretamente do ambiente, pois é muito resistente ao meio ambiente e as intempéries.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi,
    Minha cadela acabou de voltar do pet shop (banho e tosa) mas ela chegou com diarreia e está defecando pingos de sangue *lembrando que antes dela ir ela estava muito bem!!
    O que devo fazer ? ela não tem ânimo para nada NADA MESMO estou duvidando que seja giardise canina ME AJUDEM!!!!!!

    Ingrid 14 de julho de 2012 17:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *