Os camundongos são pequenos animais mamíferos muito comuns em nosso meio, especialmente nos grandes centros urbanos, uma vez que tem uma grande capacidade de adaptação. Os camundongos são muitas vezes confundidos com os ratos, no entanto são espécies diferentes e os camundongos têm medo dos ratos, pois estes últimos muitas vezes devoram os primeiros. Além disso, o camundongo é muito popular entre nós por ser o animal mais utilizado como cobaia nos experimentos em laboratório, sendo popularizada também pela querida figura do Mickey Mouse.
Caracteristicas dos Camundongos
Os camundongos normalmente são brancos, podendo também serem encontrados nas cores cinza e bege. Tem habitos essencialmente noturnos, e se adaptam a pequenos lugares de tamanho próprio as suas necessidades. São considerados animais cosmopolitanos pois se adaptam a diferentes condições ambientais. O olfato dos camundongos é muito desenvolvido, ao contrário da visão, uma vez que os camundongos não distinguem cores. Tanto podem viver isolados como em granes colonias, tornando-se apto a reprodução com 2 meses de idade, a gestação dura de 19 até 21 dias.
Camundongos na Experimentação Científica
O camundongo é o animal mais popular nas experiencias cientificas em laboratório. Essa prevalencia do camundongo sobre os outros animais, se dá pelo fato do organismo do camundongo ter um modelo que se aproxima muito do organismo humano, observadas as devidas proporções, além de ser facilmente domesticado e de fácil manutenção. Além disso tem uma gestação bastante curta, fator que contribui ainda mais para as mudanças genéticas que interessam aos estudos. Foi no século XIX que o camundongo passou a ser utilizado como cobaia nos laboratórios para os estudos científicos, especialmente quando surgiu a genética, um novo ramo da ciência, tornando-se rapidamente o animal mais utilizado nas experiencias cientificas.
Importância das Pesquisas com Camundongos
As experiências com camundongos nas pesquisas cientificas são fundamentais no desenvolvimento da tecnologia e da ciência, contribuindo ao longo do tempo para a descoberta de diversas medidas profiláticas e também para o tratamento de patologias que acometem o ser humano. Os camundongos são utilizados intensamente e seu organismo e metabolismo é profundamente conhecido cientificamente.
Contribuições Científicas
O estudo utilizando os camundongos como cobaias trouxeram várias contribuições para a medicina, através destes estudos foi descoberta a insulina, foram produzidos soros além de vacinas contra muitas doenças. Foram as pesquisas com os animais que permitiram também a descoberta do uso terapêutico dos antibióticos assim como o tratamento para diversas patologias, evitando epidemias e epizootias. A técnica de transplantes de órgãos, a utilização de anestésicos e antidepressivos foram testados primeiramente nos camundongos, para somente depois poderem ser usados com segurança nos humanos.