Pato-Selvagem

No Brasil o pato selvagem também é conhecido pelo nome de pato-do-mato sendo que em Portugal sua denominação é pato – mudo. É um anseriforme, ou seja, uma das 161 espécies de aves aquáticas que existem e cuja origem é das regiões neotropicais sendo por isso bastante comum na maior parte de todo o território brasileiro.

Pato-Selvagem

Pato-Selvagem

O pato selvagem tem um porte bem maior do que o nosso tão conhecido pato doméstico, ele tem o dorso todo preto sendo que na parte de baixo das asas ele possui uma faixa branca, contudo com o grande processo de domesticação da espécie, foi surgindo uma variedade muito grande de outras cores de plumagens.

Tipo de alimentação

Fotos

Fotos

Estes patos-selvagens se alimentam tanto de sementes, como de raízes ou então folhas das mais variadas espécies de plantas aquáticas que eles apanham sistematicamente quando estas estão flutuando ou então na lama no fundo da água ocasião em que eles, num belo espetáculo, nadam com a cabeça e pescoço afundados, só aparecendo o corpo, enquanto estão buscando o alimento para logo depois saírem sempre triunfantes com o alimento preso ao bico.

Nessas ocasiões eles também podem apanhar pequenos invertebrados que também fazem parte de sua alimentação. Sendo largamente distribuído por todo o planeta, ele é o ancestral de espécies domesticas. Segundo referências existentes, no Brasil o pato-selvagem era domesticado pelos índios.

Acasalamento

É comum estes patos entrarem em luta uns com os outros por ocasião do acasalamento e se atacam com unhadas e bicadas até que o mais fraco acaba fugindo e o outro, vencedor, assume o lugar junto à fêmea, afastando outros possíveis rivais.

De modo geral eles vivem em bandos de 10 a 15 aves e são ariscos demais, porém sempre se isolam durante o período de acasalamento quando protege de maneira ciumenta a companheira. Nesta ocasião ele solta um odor muito forte e devido a isso é denominado de pato almiscareiro.

Características

Ave

Ave

Macho e fêmea são praticamente iguais, com plumagem preta, porém com belos reflexos esverdeados é preciso estar atento para saber qual é um ou outro, pois o macho se diferencia da fêmea apenas por ter uma carúncula na cor vermelha muito viva por cima do bico. O pato-selvagem pode ser encontrado numa extensa região que vai desde o México até a Argentina. Em inúmeras fazendas americanas, podemos encontrar o pato-selvagem domesticado.

Quando em estado selvagem, vive em riachos e alagadiços. O pato almiscareiro costuma se empoleirar nos galhos mais altos das arvores para aí dormir e nas forquilhas destes galhos ele faz o ninho. Tão logo nascem os patinhos deixam a mãe, uma vez que não precisando dela para nada. Os patos são herbívoros por excelência, entretanto também podem comer insetos, peixes e crustáceos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu tenho um pato selvagen aqui m casa,eu só descobri que ele era selvagem depois que eu pesquisei sobre patos com topetes moicanos.e depois descobri que a minha pata TAMBÉM era selvagem.meu pato selvagem morde a gente e voa em cima da gente.
    ADORO PATOS. MORO EM TUCURUI NO PARÁ,NORDESTE DO PARÁ

    alexandre mendes 11 de março de 2012 11:39
  • Acho esses patos lindos!!! TENHO TRÊS EM CASA, SÃO MAIS LINDOS AINDA QUANDO FILHOTE!

    Cecília 25 de abril de 2015 20:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *