Colibri Balança-Rabo-Canela

Com esse nome grande e composto é designado um dos menores colibris conhecidos, medindo cerca de 12 cm da ponta do bico até a ponta de sua cauda. Seu nome científico é Glaucis dohrnii, uma espécie de ave endêmica das matas Atlânticas.

Colibri

Características das Aves

A classificação e as características das aves, suas peculiaridades, condições de vida, organização dos grupos assim como sua distribuição pela superfície do planeta são estudadas pela ornitologia, uma ciência do ramo da biologia. Os ornitólogos se dedicam ao estudo e a pesquisa das aves, catalogando as novas espécies encontradas e classificando-as em gêneros e em famílias. Atualmente existem cerca de 9 mil espécies de aves catalogadas no mundo, distribuídas em 155 famílias e 27 ordens principais. Esses números não são fixos, pois ainda existem espécies a serem descobertas e outras infelizmente estão em vias de extinção. A variedade e a beleza da maioria das aves são indescritível, o que faz com que muitos leigos se interessem pela ornitologia e auxiliem os cientistas, interessados nas suas diversidades que podem ir desde um avestruz com cerca de 2 metros a um beija-flor com 5 centímetros.

Beija-flor

Características do Balança-Rabo-Canela

O balança-rabo-canela é um pequeno beija-flor, pesando em média cerca de 9 gramas ele só existe nas regiões de Mata Atlântica no Brasil. o colorido de seu corpo não chama muito atenção, ele é cor de canela na parte debaixo do corpo, com a garganta mais escura e a parte de cima tem um tom esverdeado. As penas da sua cauda são cor de bronze com pontas brancas e os olhos são contornados por uma fina linha branca. O balança-rabo-canela só se aproxima do parceiro no período de acasalamento, depois são independentes e brigam para defender seu território. A fêmea é quem constrói o ninho e coloca seus ovos no período de setembro até fevereiro, chocando-os por cerca de 15 dias e depois cuida e alimenta os filhotes por um período médio de 1 a 2 meses, até que eles se tornem independentes.

Ninho

Alimentação e Função do Balança-Rabo-Canela

A função do balança-rabo-canela na natureza está diretamente relacionada com sua alimentação, pois assim como a maioria dos beija-flores, ele se alimenta de pequenos insetos e aranhas, além do néctar das flores. O néctar é um líquido doce que eles sugam com sua língua comprida e em forma de dois canudinhos, e ao pousar nas flores em busca do néctar levam junto do corpo o pólen das flores e a medida que vão pousando de flor em flor vão transportando este pólen que é essencial para a produção das sementes. Assim o beija-flor banca-rabo-canela vão realizando uma importante tarefa auxiliando a natureza no seu complexo e perfeito. Infelizmente o balança-rabo-canela está ameaçado de extinção, pois vive exclusivamente nas matas atlânticas e estas estão sendo devastadas pela ação do homem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *