Como Garantir a Saúde de seu Animal de Estimação

Os animais precisam de completo cuidado de seus donos – veja como cuidar bem do seu bichinho!

Animais domésticos são completamente dependentes da gente. Somos nós que colocamos sua comida, trocamos sua água, lhes damos banho, e garantimos sua segurança e bem estar. Por isso, é necessário conhecer os procedimentos corretos para cuidar de um animal, para garantir a saúde do animal e também das pessoas que moram na casa, já que os pets podem ser vetores de várias doenças.
Observar o comportamento e sinais físicos no seu bichinho é importante, mas não é tudo. Afinal, se o animal estiver com alguma doença como cancêr, quando o dono verificar algo estranho no físico do animal já pode ser tarde.
Outro detalhe é que animais dificilmente demonstram quando estão sentindo dor ou desconforto, e isso por extinto. Além disso, como mesmo com dor os animaizinhos continuam nos atendendo e demonstrando alegria, é difícil diagnosticar o estado de saúde deles apenas observando.
Para evitar erros que podem custar a saúde e até a vida dos bichos, siga as dicas abaixo:

– Leve seu animal de estimação ao veterinário de tempos em tempos

Os especialistas aconselham fazer checkup no animal no mínimo uma vez ao no, para acompanhar o estado de saude, alimentação, e fazer exames de rotina que permitem ao veterinário descobrir doenças precocemente, a fim de tratar de maneira mais eficiente.
Além disso, é necessário levar o animal no veterinário assim que ele é adotado ou um pouco depois que ele nasce, para que o veterinário possa te orientar sobre o melhor modo de tratar o animal – dicas como frequência correta de banhos, como tratar da pelagem do animal, entre outras características que variam de acordo com a raça do animal.

Veterinario

– Mantenha as vasilhas limpas

Isto é importante para impedir a proliferação de bactérias e microorganismos que podem provocar doenças ao animal.

– Verifique a higiene do local em que o pet dorme

Quem gosta de dormir em meio à sujeira? Ninguém, e nem seu animal. Verifique se o local em que ele dorme está limpo e arejado o suficiente. Lave as roupinhas de cama, como panos e lençóis em que o animal dorme, para evitar proliferação de pulgas e carrapatos, que podem estar se escondendo nos panos.

Limpeza

– Vacine seu animal

Os animais também possuem carteirinha de vacinação, e é importante segui-la à risca. Isso porque a vacina irá protegê-lo de doenças, e ainda protegerá seu lar, pois um animal doente é um perigo para todos na casa.

Vacinação

– Use apenas produtos permitidos pelo veterinário

Querer embelezar o animal é comum. No entanto, nao exagere! Alguns produtos podem não fazer bem para seu animal, mesmo que faça bem para o animal do vizinho. Portanto, antes de testar qualquer produto no seu animal de estimação, converse com seu veterinário.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *