O Cebus apella é um mamífero onívoro, residente nas florestas tropicais da América do Sul, principalmente aqui no Brasil. Pertence à família dos Cebus, que existem num total de doze espécies conhecidas. Como a grande maioria dos primatas, tem um modo muito ativo e uma inteligência sobressaída de muitas espécies de primatas.
Você sabe se é possível ter um macaco prego de estimação? Tire suas dúvidas aqui.
Estilo
Muito rápidos, os seres desta espécie andam no topo de árvores nas florestas, de onde descem apenas quando vão se alimentar em alguma plantação ou vegetação ou beber água nos rios. Dentre seus hábitos costuma viver em bandos com trinta a quarenta animais, na maioria fêmeas e apenas um macho dominante, que se comunica e controla a todos com gritos, assobios e outros tipos de sons além de poderem fazer reconhecimento pelo olfato.
Hábitos
É um bicho de hábitos diurnos, seu cardápio consta de uma variada alimentação, dentre as quais podemos citar sua preferência por sementes e frutas, além de também comer ovos, aranhas e uma grande quantidade de insetos. Como dito acima, o que sobressai neste animal é a inteligência, pois o bichinho sabe quebrar frutas de casca mais dura, como nozes, utilizando-se de pedras e galhos de árvores para coçar suas costas.
Reprodutividade
As fêmeas é que são responsáveis pelo controle da reprodução, que pode ocorrer a qualquer momento do ano, e dura em torno de seis meses. A fêmea chama o macho através de ruídos e gestos e pode gerar um filhote por vez, que quando nasce, tem aproximadamente 260 gramas. Elas desamamentam os filhotes em 8 meses, mas continuam com eles até o findar do primeiro ano de vida, momentos este em que o filhote fica independente. Os macho atingem o ápice sexual aos oito anos, sendo que as fêmeas levam apenas quatro, metade do tempo para estar apta à reprodução.
Perigo!
Mais uma vez devido à destruição das selvas e o desmatamento constante de seu habitat natural, a caça e ao tráfico internacional, o macaco prego está ameaçado de extinção. Devido ao seu tamanho e à inteligência, eles geralmente são capturados sob encomenda ou por que são mercadorias de venda fácil, pois além de ser pequeno, tem muito facilidade para ser ensinado. Geralmente o animal se adapta bem ao cativeiro mas como não foi concebido para aquele tipo de ambiente, geralmente causa problema ao dono devido ao seu grande nível de atividade e necessidade de por em prática seus pensamentos. Por causa da cor do pêlo da cabeça (negro) os macacos prego são conhecidos em algumas localidades como Capuchin, em referência a cor do capuz do monges capuchinhos. O seu ciclo de vida geralmente dura em torno de quarenta a cinqüenta anos, dependendo do ambiente em que o animal se encontra.
me ajudara muitos no meu trabalho de historia
eu vou fzr o meu trabalho de ciencias uhu tenho 9 anos
essa ficha tecnica vai me ajudar no meu trabalho de portugues eu tenho 9 anos
e o rafael da rua verde