O Pinguim Imperador é a maior ave entre as outras de sua espécie, podendo chegar a medir até 1,22 metros de altura. Possuem algumas partes coloridas de seu corpo, como no pescoço a cor amarela e um cinza azulado nas costas. Apenas os machos dos pinguins imperadores passam o inverno na Antártida, enquanto as fêmeas estão no mar. Os ovos são chocados pelos machos, que nunca o abandonam.
O pinguim imperador é o mais alto e mais pesado de todas as espécies de pinguins ainda existentes. É uma espécie natural da Antártica. Tanto macho quanto fêmea são, muito parecidos em tamanho e plumagem – eles podem chegar a um metro e vinte e dois centímetros, e pesar entre 22 e 45 quilos.
A sua parte dorsal e a sua cabeça são pretas, e tem linhas bastante definidas de diferença, com contraste com a parte branca de sua barriga, o peito amarelado e as orelhas que têm partes amarelo vivo. Como todos os pinguins, o pinguim imperador não podem voar, já que tem o corpo longo demais, e asas que são duras e achatadas em forma de nadadeira, uma adaptação de seu habitat marinho.
A sua dieta consiste basicamente de peixes, mas também pode incluir crustáceos, e cefalópodes. Quando caçam, podem ficar submersos por até 18 minutos, chegando a profundidades de 535 metros.