Doenças em Pequenos Cães

Não temos uma relação de doenças que sejam especificas para aquele cachorrinho de estimação que tantos cuidados especiais merecem por parte de seu dono, entretanto existe uma gama de doenças características destes animais que podem se tornar tão mais desafiadoras quanto menor for o animalzinho, ou seja, talvez pelo porte pequeno estes animais pareça se apresentar mais frágeis a certos tipos de doenças do que normalmente acontece com um cão de grande porte. Além disto, existem algumas doenças que parecem incidirem com mais freqüência em cães menores.

Cachorro

Problemas de Dentes

O desenvolvimento de problemas dentários acontece com muito mais facilidade em animais pequenos do que nos grandes e essas doenças em pequenos cães podem até mesmo levar a perda do dente se não for sempre muito cuidado e tomadas medidas que possam evitar que se chegue a situações extremas. A explicação para estes casos é de que os cães pequenos estão mais sujeitos a esse tipo de problema por gostarem muito de morder objetos e, além disso, sua preferência por comida enlatada seria mais uma razão desta incidência. Mas a pura verdade é que o que mais preocupa donos de pequenos cães e veterinários não é realmente o fato do cão vir a perder um dente, mas sim as complicações que podem vir deste fato como infecções que podem acabar comprometendo seriamente o sistema imunológico do pequeno cão e consequentemente levá-lo a ter outros problemas bastante graves.

Doenças em Pequenos Cães

O Que Fazer

Se você quer realmente evitar que seu pequeno cão tenha esse tipo de problemas deve fazer uma boa escovação nos dentes pelo menos duas vezes na semana, se não quiser fazer você mesmo e se a conta bancária permitir leve em casas especializadas onde ele possa ter o tratamento adequado. Procure também dar a seu cão a alimentação certa de acordo com seu tamanho e raça, com orientação de um veterinário. Isso pode ajudar a evitar possíveis cáries.

Labrador

Doenças e Lesões

Os cães sejam grandes ou pequenos podem sofrer lesões ou podem simplesmente machucar os osso em brincadeiras que costumam fazer e para evitar ao máximo que isso aconteça o ideal seria que o piso onde brincam fosse macio ou então que se colocasse  tapete. Quando eles brincam não observam obstáculos e por isso não se defendem, eles somente sentem depois que já se machucaram. Como os cães pequenos têm tendência à vida longa é comum que desenvolvam certas doenças que terminam com a saúde deles como é o caso de parasitas, vírus e doenças bacterianas. Parece que em cães pequenos, certas doenças se agravam com maior rapidez por isso é bom que você fique alerta para correr em busca de um bom profissional da área saúde, para caães, assim que pressentir qualquer sintoma diferente especialmente quando o cãozinho vai ficando mais velho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • estou sofrendo ja fazem dois dias, adotei um cao chiuhauha de 5 anos e ele veio com um tumor na patinha direita, fez cirurgia foi tudo bem e dois dias depois ele do nada caiu molinho no caho, babou um pouco e morreu.. estou com muitas duvidas, me sinto culpada, acho que poderia ter salvado a vida dele, sei la nao sei ainda a causa da morte.. tinha medo da cirurgia e fiquei feliz quando vi que deu tudo certo depois ele caiu molinho e nao voltou mais para casa.. o que pode ter ocorrido?????? me ajudem tirar esta dor enorme do meu peito. adoro caes e faria tudo para ter ele comigo de novo

    Lia 3 de maio de 2010 16:23
  • estou sofrendo muito pela morte da minha cachorra com 17 anos ela faleceu ontem teve parada cardíaca tentamos reanima-la com massagem + adrenalina ela voltou porem ja estava muito debilitada entao para nao ver o sofrimento da cachorra optamos em deixa-la ir… conforme veteriánia ela teria varias paradas enquanto fosse reanima-la mais a chance de voltar serima muito pouca o problema maior é que a causa da morte nao foi a parada e sim ela ja estava a 02 anos com carie no dentes e mau hálito na epoca levei na veterinária + o valor cobrado muito alto para o tratamento e ja esta tambem com a idade avançada.
    concluindo eu acho que ela estava com infecção generalizada devido o problema com os dentes acarretando seu óbito.
    Estou me sentindo culpada pela morte da minha cachorrina!!! a veterinária que nos atendeu não soube explicar o que aconteceu pois não deu tempo de realizar nenum exame para detectar a causa da morte ficou anexado que ela teve duas paradas e veio a óbtio
    Sintomas que ela teve antes de morrer foi: secreção saindo pela boca, pressão baixa, hipoglecemia, secreção com sangue anal com cheiro característico de peixe e muito tremula com dificuldades para respirar todos estes sintomas apareceram derrepente duas horas antes dela partir estava bem o dia todo comeu, bebeu agua e etc…. por favor dee uma resposta urgente pois estou chorando dia e noite me sentindo culpada más Deus sabe de todas as coisa.

    zuleica santos 20 de maio de 2011 7:52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *