Quando você ouve uma frase em que constam as palavras ‘insetos’, ‘morcegos’ e ‘ataque’ com certeza pensa que os morcegos estão atacando os insetos, não é mesmo? Isso se deve em especial a diferença de tamanho entre as espécies, mas saiba que o contrário pode e acontece em alguns momentos na natureza. Devemos nos lembrar que insetos podem viver em grupos bastante grandes.
Contudo, além disso, também podem ser perigosos por características muito específicas como ferrões e venenos. Continue lendo e descubra algumas situações ocorridas na natureza em que realmente tamanho não é documento!
Animais Pequenos Que Representam Grande Perigo
Abaixo você vai conhecer alguns animais que mesmo sendo pequenos podem representar um grande perigo para presas muito maiores.
Insetos Atacando Um Morcego
No vídeo abaixo você pode conferir o momento em que insetos se unem para atacar um morcego.
Vespa Caçadora (Pepsis formosa pationii)
Uma caçadora de tarântulas que alcança no máximo 5 centímetros, por isso é chamada de Tarantula Hawk (algo como Vespa Tarântula Falcão). Esse inseto quando em confronto posiciona seu abdômen embaixo da vítima para poder então ferroá-la. O oponente fica paralisado devido a ação do veneno e é devorado. Para quem ainda não está assustado vale dizer que essas vespas têm o hábito de depositar seus ovos dentro das aranhas e enterrá-las vivas.
Após pouco mais de um mês os ovos eclodem e os filhotes já chegam ao mundo com um banquete de aranha. E não pense que você está livre de problemas só porque não é uma tarântula. Se por acaso se deparar com essa vespa alguma vez torça para não ser picado, pois a sua ferroada é considerada a segunda mais doloroso do reino animal com um todo.
Formiga Tocandira (Paraponera clavata)
Uma formiga que tem inúmeros nomes populares que fazem referência ao fato de que suas picadas podem ser altamente nocivas para o ser humano. Para se ter uma ideia essa formiga é a líder da lista de picadas mais dolorosas do mundo, é ela que supera a vespa caçadora. Curiosamente tem entre 18 e 30 milímetros de comprimento apenas, pode ser preta ou avermelhada.
Ser picado por uma formiga dessas é um péssimo negócio, a dor pode durar um dia inteiro e o neurotóxico injetado age no sistema nervoso e causa paralisia. O indivíduo fica com uma sensação forte de latejamento, queimação e náuseas. Uma curiosidade é que a tribo indígena localizada no Amazonas, Sateré Mawé, tem um ritual envolvendo essas formigas. Os jovens que estão atingindo a maioridade devem vestir luvas cheias dessas formigas e ser picados sem expressar a dor ou gritar.
Escorpião Amarelo da Palestina (Leiurus quinquestriatus)
Um dos escorpiões com veneno mais danoso do mundo podendo causar febre, convulsões, paralisia e até óbito dependendo das condições de saúde da vítima, crianças e idosos são mais vulneráveis. Esse animal é conhecido popularmente como “Deathstalker” (perseguidor de morte) e pode ser encontrado em áreas de deserto.
Trata-se de uma ameaça pequenina tendo entre 5 e 10 centímetros, está distribuído em regiões da Ásia e da África. Por ser injetado em baixas dosagens o veneno não é letal para o ser humano, mas pode causar problemas edema pulmonar e pancreatite nos casos em que o indivíduo é alérgico.
Polvo-de-Anéis-Azuis (Gênero Hapalochlaena)
Habitante do Pacífico, perto da costa da Austrália, é um animal que apresenta um colorido intenso e de grande perigo. Esse é um dos animais mais venenosos do mundo e que tem como característica diferencial poder se camuflar. No momento em que ele decide atacar sua coloração muda de amarela para marrom e os seus anéis azuis ficam ‘acesos’.
É um animal bastante pequenino não medindo mais do que 10 centímetros, mas que com somente uma carga do seu veneno pode matar até 30 humanos adultos em minutos. Seu veneno atua no sistema respiratório levando as vítimas a óbito.
Aranha Armadeira (Phoneutria nigriventer)
Um animal pequeno, mas muito perigoso quando se sente ameaçado, não é atoa ser chamada de Phoneutria que significa ‘assassina’. Pode ser facilmente encontrada no Brasil e está envolvida na maior parte dos acidentes envolvendo aracnídeos. Seu tamanho é de 16 centímetros já contando a extensão das suas pernas.
Em aparência se assemelha a uma tarântula comum, mas diferente dela não é inofensiva e tem grande agilidade. Tem um veneno bastante potente, quando se sente ameaçada ela assume a postura de ataque que consiste em levantar as suas patas da frente e então se armar para dar o salto e picar o adversário.
São comumente encontradas em cachos de bananas e escondidas em armários ou sapatos. O veneno ataca o sistema nervoso da vítima que sente uma dor lancinante e pode ter sintomas como taquicardia, vômito, diarreia, visão turva entre outros.
Caracol do Cone (Conidae)
Você teria imaginado que um caracol pode ser um dos animais mais perigosos do mundo? Encontrados na Austrália, eles podem se alimentar de peixes incluindo os maiores. Trata-se de um animal sorrateiro que se desloca pelo solo marinho ou se esconde em terrenos arenosos apenas aguardando a aproximação da vítima. Então eles soltam um harpão bastante afiado de uma tromba injetando o veneno na vítima deixando-a paralisada.
É então que caracol abre sua boca e devora a presa inteira. Um encontro com um animal desses pode ser fatal para o ser humano, as presas não resistiram em cerca de 70% dos casos. A toxina do veneno desse animal tem mais de 100 ingredientes diferentes e cada um tem uma função atordoante por si só.
Gostou dessas curiosidades?