Os primeiros registros existentes sobre os gatos domésticos datam de 4.000 a.C, exatamente, 4 mil anos antes de Cristo, o que significa que eles se relacionam conosco há mais de 6 mil anos. No Egito foram encontradas muitas múmias de gatos, assim como pinturas e afrescos em paredes de funerárias de dinastias egípcias. A índia, a China e o Japão também tem registros dos gatos como animais domésticos mais ou menos na mesma época, no entanto os estudiosos afirmam que para os Egípcios os gatos era especialmente apreciados, o que se observa pelos registros ainda existentes.
Gato, um Animal Livre
O gato doméstico mantém muito forte sua independência, e mesmo coabitando com o homem e aceitando algumas das regras de convivência, não perde suas características de animal livre e independente, e por isso muitos não consideram o gato um animal propriamente domesticado. Os gatos saem de casa a hora que lhes convém, se deitam onde querem, comem só o que gostam, gozam da hospitalidade e do conforto da nossa casa e dos carinhos que lhe agradam, mas os recusam quando se sentem irritados. Se caçam ratos é somente pelo esporte, jamais para tornarem-se úteis. Independente, egoísta, voluntarioso e preguiçoso, esse é o perfil do gato doméstico, que mesmo assim é adorável. Seu temperamento é muito diferente do cachorro de estimação, ele defende o território também, mas somente contra a invasão de outros gatos, marcam o território fazendo xixi nos limites e inclusive na cama de seu dono. Mas o gato é gracioso como nenhum outro animal, simpático, limpo, elegante e muito silencioso.
Cuidados com os Gatos
Mesmo que sejam independentes e desobedientes por natureza, os gatos domésticos também precisam de cuidados como os outros animais de estimação, e também vão gostar muito de serem acariciados. Os gatos são animais muito fáceis de serem tratados, suas necessidades são comida e água fresca. Atualmente existem no mercado rações balanceadas apropriadas para gatos que atendem as necessidades nutritivas do seu animalzinho e não são caras. A maioria dos gatos aprecia o leite, mas ele não é imprescindível na sua alimentação. As gatas dão cria muito seguidamente e como é difícil manter elas sob controle a melhor forma de evitar isso é castrando seu gato ou sua gata, além disso os gatos também devem ser vacinados contra uma doença conhecida popularmente como gripe dos gatos, que é na maioria dos casos fatal. Os gatos tomam banho sozinhos varias vezes por dia, por isso você só precisará dar banho neles se for necessário, então deve ser feito com água morna e xampu.
Os gatos são animais de estimação encantadores, seja pela sua independência ou pela sua beleza. O fato é que mesmo auto-suficientes e independentes eles também ronronam quando chegam perto de quem cuida deles, mostrando que também reconhecem quem lhes dá carinho. É o segundo animal de estimação em preferência depois do cachorro.