Ser rápido é uma grande qualidade para os animais que vivem na natureza selvagem, afinal nunca se sabe quando um predador disposto a abocanhá-los pode surgir. Mas, você saberia dizer quais são os animais mais velozes do planeta? Se não, continue lendo e descubra uma lista com as 20 espécies mais rapidinhas, olhe com atenção, pois num piscar de olhos podem escapar!
Top 20 Animais Mais Rápidos do Mundo
Vamos conferir essa lista de animais mais rápidos do mundo?
20 – Albacora-Cachorra (47,6 km/h)
Um atum encontrado em águas tropicais e subtropicais em todos os oceanos, exceto no mar da China Meridional, Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho. Pode chegar a mais de 200 kg, porém, isso não interfere na sua velocidade, atinge até 47,6 km/h. É chamado popularmente nos Estados Unidos de Yellowfin que significa atum-amarelo.
19 – Zebra (64 km/h)
Sendo uma das opções favoritas de almoço dos leões é fácil entender porque as zebras desenvolveram grande velocidade. Os animais listrados podem chegar a até 64 km/h para fugir de seus perseguidores ou para irem busca de seu alimento. Outro mecanismo de defesa que possuem é o seu poderoso coice.
18 – Coiote (69 km/h)
Se você se lembrou do Coyote que estava sempre perseguindo o Bip Bip sem sucesso no desenho deve deixar de associar essa imagem a esse animal. O mamífero de nome científico Canis latrans pertence à mesma família dos cães, a Canidae. A espécie pode ser encontrada distribuída na América do Norte e na América Central. Bastante parecido com o lobo tem constituição corpórea ligeiramente menor. Pode chegar a uma velocidade de 69 km/h.
17 – Cão-Selvagem-Africano (72 km/h)
Um canídeo que vive na África e cujo nome científico é Lycaon pictus, pode ser encontrado em regiões de savana e áreas de vegetação esparsa. Tem como hábito viver em alcateias (podem ter entre 7 e 15 indivíduos, já foram feitos registros de grupos com 40 indivíduos) com um casal alfa na liderança. Caçam em equipe e cada cão desses pode chegar a até 72 km/h.
16 – Atum-Rabilho (73,6 km/h)
Pertencente a família Scombridae é um dos peixes mais velozes do planeta podendo chegar a 73,6 km/h. Como é bastante apreciado esse peixe sofre com a ameaça de extinção devido a pesca predatória. Pode ser encontrado no Mar Mediterrâneo e no Oceano Atlântico (com populações diferentes nas margens leste e oeste), tornou-se extinto no Mar Negro.
15 – Gazela-de-Grant (75,2 km/h)
A principal característica da espécie Gazella granti é ser uma gazela de grande porte cujos chifres possuem o formato de lira. Essa espécie pode ser encontrada em regiões de savana e pradarias do continente africano. Precisa ser rápida para fugir dos seus principais predadores que são o leopardo e a chita. Chega até a 75,2 km/h.
14 – Quarto de Milha (76 km/h)
Raça de cavalo originária dos Estados Unidos que resultou do cruzamento entre os cavalos levados pelos ingleses e espanhóis para esse continente com os cavalos dos povos indígenas que já moravam lá. O nome se deve exatamente a sua capacidade de percorrer longas distâncias em pouco tempo. O registro genealógico do Quarto de Milha teve início no ano de 1941 no estado do Texas. Pode chegar a até 76 km/h.
13 – Cavala-Wahoo (76,5 km/h)
O nome científico desse peixe veloz é Acanthocybium solandri, pode chegar a até 76,5 km/h. Encontrado em todos os oceanos em especial em regiões tropicais e subtropicais. O formato do seu corpo que lembra um torpedo faz desse peixe bastante aerodinâmico. Pode atingir até 250 cm de comprimento e 80 kg de peso. Sua velocidade máxima é de 76,5 km/h.
12 – Raposa-Vermelha (76,8 km/h)
Com uma pelagem vermelha acastanhada essa raposa é um mamífero de nome científico Vulpes vulpes. Possui porte médio e se caracteriza por ser um animal onívoro, diariamente essa raposa consome uma média de 500 gramas de alimento. Caça em geral animais de pequeno porte como lebres e coelhos. Não está em risco de extinção e pode chegar a uma velocidade de 76,8 km/h.
11 – Lebre (76,8 km/h)
Bastante comum em zonas agrícolas quase inabitadas, a lebre (Lepus europaeus) pode chegar a 76,8 km/h. Sua base alimentar inclui folhas de amendoim, alface, brotos de gramas, milho e raízes de mandioca. Uma curiosidade é que ao contrário do se pensa popularmente as lebres não tem o hábito de dormir em tocas, preferem descansar sob os arbustos.
10 – Gazela-de-Thomson (80 km/h)
De nome científico Gazella thomsonii é uma das gazelas africanas encontradas em maior abundância. Podem viver em grupos com mais de 60 indivíduos e precisam chegar a velocidades de até 80 km/h para que possam escapar de predadores tão rápidos quanto. Machos e fêmeas têm chifres, contudo, nelas são relativamente menores. A sua base alimentar é de gramíneas.
9 – Gnu (80 km/h)
Um animal forte que pertence ao gênero Connochaetes, está subdividido em duas espécies: gnu-de-cauda-branca (Connochaetes gnou) e gnu-de-cauda-preta (Connochaetes taurinus). Faz parte da família dos bovídeos (Bovidae) e mesmo podendo pesar mais de 250 km atinge a velocidade de até 80 km por hora. A média de vida é de 20 anos, mas podem chegar até a 40 anos.
8 – Marlim (80 km/h)
Nome popular dos peixes que pertencem a família Istiophoridae e que são encontrados abundantemente dos Estados Unidos até o estado brasileiro do Espírito Santo. Já houve registros dessa espécie no estado do Rio de Janeiro. Um peixe bastante veloz que pode chegar a até 80 km/h.
7 – Leão (80 km/h)
De nome científico Panthera leo é o maior dentre os felinos da família Felidae. Uma espécie que pode ser encontrada na África e na Ásia (a população local está em risco de extinção). De maneira geral a espécie está classificada como em risco de extinção. Possui pelos de coloração castanha e tem como expectativa de vida chegar aos 30 anos. Um animal bastante simbólico que pode chegar a até 80 km/h.
6 – Espadarte (96 km/h)
A primeira coisa que precisamos esclarecer é que o Xiphias gladius não tem nenhuma ligação com o peixe-espada. Pode chegar ao comprimento de 4,5 metros e pesar cerca de 540 kg. Uma curiosidade é que esse peixe é o único componente da família Xiphiidae e do gênero Xiphias. Pode chegar a uma velocidade de até 96 km/h.
5 – Antilocapra (97,6 km/h)
Para quem conhece esse animal como antílope americano é preciso alertar que é um erro, o antilocapra (Antilocapra americana) faz parte da superfamília de girafoides formada também pelo ocapi e pela girafa (ambos da África). Pode ser encontrado na América do Norte. Pode chegar a uma velocidade de até 97,6 km/h.
4 – Istiophorus ou Peixe-Vela (108,8 km/h)
Espécie que faz parte da família Istiophoridae e que pode ser encontrada nas regiões tropicais e subtropicais do Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e Oceano Índico. O nome popular dessa espécie é peixe-vela. Pode chegar a uma velocidade de 108,8 km/h, o animal aquático mais rápido do planeta.
3 – Guepardo (112 km/h)
Conhecido também como chita, o guepardo tem como nome científico Acinonyx jubatus sendo o único sobrevivente do gênero Acinonyx. Seu habitat natural é a savana podendo ser encontrado na África e na Ásia. Um predador nato é reconhecido por sua rapidez avassaladora de 112 km/h.
2 – Andorinhão (169,6 km/h)
Embora pelo nome pareça que os andorinhões sejam semelhantes as andorinhas é necessário destacar que há uma grande distância entre eles. Essa ave pode chegar a uma velocidade de até 169,6 km/h. Podem ser encontradas em todos os continentes com exceção da América e Antártida. São comuns em regiões com insetos em abundância. Podem ter comprimento entre 9 e 25 cm.
1 – Falcão Peregrino (387,2 km/h)
Trata-se de uma ave de rapina de hábitos diurnos que pode ser encontrada em todos os continentes com exceção da Antártida. Porém, é necessário destacar que na América do Sul tem caracter apenas migratório. Seu nome científico é Falco peregrinus, esse é o animal mais rápido do planeta podendo chegar a uma velocidade de 387,2 km/h.
Gostou desse top 20?