O Braco tirolês ou, em alemão, Tyrolean Bracke é uma raça de cachorros de porte médio de pelagem resistente e dupla. Ele descende dos cães sabujos celtas e é o mais puro de todos os que existem desde os anos 1500. Esses cães era usados para a caça e como cães guias.
Esta raça é originária da Áustria. É de difícil comercialização, raro. Para comprar um filhote você pode encontrar em vendas online. Pode ser também encontado pelos nomes de Tirolês hound, Tyroler Bracke ou Tiroler Brak. A raça está incluída na Federação Internacional dos Kennel Clubs e no diretório nº 68 na seção Scenthounds.
Características
Foram criados e domesticados para serem rastreadores em caças nas regiões montanhosas do Tirol. Seu corpo é de tamanho médio, com leve estrutura óssea. Cabeça alongada e inclinada à frente com largas orelhas caídas e achatadas. Os olhos são escuros e grandes, dentes fortes, rabo longo e reto.
A pelagem é dupla e resistente. Ou seja, possui um subpelo lanoso, mais áspero do que suave. O ventre com pelo e coxas com culotes. A cauda é revestida de pelagem densa em escova.
As cores podem variar do preto, castanho, vermelho, tricolor, marcas brancas podem aparecer no peito, no pescoço, nos pés e nas pernas. Mas podem ser de cor lisa.
Costumam viver de doze a quatorze anos. Possuem altura de 42 a 50 cm, sendo os machos maiores que as fêmeas pouco mais de 2 cm.
História
Os cães de caça do tipo braço evoluíram, acredita-se, a partir dos celtis hounds, cães de caça. Eles eram usados pelos nobres para caça. Dentre eles, o imperador Maximiliano I. Foi no ano de 1860 que a raça dos bracke foi criada. Mas foi apenas em 1906 que ela foi reconhecida oficialmente como uma raça pelo United Kennel Club.
Comportamento
É um cão extremamente carinhoso e manso. Bem delicado principalmente com os donos. Pode ter um pouco de cautela com desconhecidos, mas é apenas como proteção dos donos, pois é um cão de guarda.
É um cão de altíssimo desempenho que cumpre suas tarefas com muita dedicação. É um mestre e costuma trabalhar sozinho. Explorar a natureza e lugares nunca antes visto fazem parte da alegria desse cão. Como procurar por novos cheiros ou cheiros conhecidos.
Destacam-se pelo seu nível de atividade física e seu olfato altamente sensível, sendo ótimos aliados para caça. Mas, se habilmente adestrado, ele é um cão familiar altamente manso. É um cão para atividades físicas de alta intensidade, não para caminhadas leves, mesmo que sejam realizadas diariamente. Não é exatamente um cão de estimação, mas sim um assistente de caça profissional.
Apesar de serem muito reservados com pessoas estranhas, não possui nenhum comportamento agressivo e não tentará atacar alguém a menos que seja agredido. Prefere ficar sozinho mas convive bem com outros cães e animais.
Para os cuidados é necessário que tenha espaço suficiente para ele gastar sua energia incansável. Não gostam e não se adaptam a apartamentos e gostam de lugares com espaços grandes ao ar livre.
A alimentação deve ser interativa e mais divertida e pode fazer parte de seu treinamento. Petiscos e croquetes com qualidade. Além de ração completa com todos os nutrientes necessários e balanceamento de macronutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras.