No verão, as pessoas costumam ter alguns cuidados pessoais específicos, como tomar mais água e proteger a pele do sol. Mas será que você se lembra de ter cuidados específicos com o seu cachorro na estação mais quente do ano?
Para te ajudar a proteger o seu melhor amigo, preparamos algumas dicas. Confira!
1º Cuidado: Carrapatos
Durante o verão é natural que as pessoas saiam mais de casa, e, consequentemente, acabem levando mais o animal de estimação para passear. Com isso, aumentam as chances de o seu cachorro acabar sendo picado por carrapatos.
Para prevenir o problema, é recomendado que você faça uma verificação na pelagem do seu cão pelo menos uma vez por dia, principalmente após chegar da rua. Também não podemos nos esquecer da prevenção. Portanto, converse com o veterinário da sua confiança e peça para que ele indique um bom produto para prevenir pulgas e carrapatos.
2º Cuidado: Desidratação e Insolação
A desidratação e a insolação são ameaças tanto para os humanos quanto para os cães. Os animais devem ter sempre água limpa e fresca disponível, pois a falta pode acabar levando-o a morte, independente se é inverno ou verão.
No verão a ingestão de água se torna ainda mais necessária. Por isso, sempre que for levá-lo para caminhar ou passear, leve tigelas de água para que ele não fique com sede. Cães de focinho curto, como pugs, shih tzu e buldogues, com a pelagem escura, que estão acima do peso e de pelo longo, precisam de ainda mais atenção, pois têm riscos maiores de se desidratarem.
Fique atento aos seguintes sinais no seu cão:
- Ficar parado e sem reação por muito tempo
- Redução de urina
- Gengivas secas
- Recusar comer
- Olhos fundos
Redução da elasticidade da pele (Aperte suavemente a pele do seu animal de estimação, se demorar a voltar ao normal, ele pode estar desidratado.)
Em cidades muito quentes, é importante tomar algumas medidas para refrescar o animal, como: ventiladores, compressas de gelo, cubos de gelo, e, até mesmo, piscinas. Mas, claro, sempre com supervisão.
Se mesmo com todos os cuidados você notar que o seu cachorro está desidratado, leve imediatamente ao veterinário. Se ficar esperando, as chances de o quadro de desidratação piorar são muito grandes. Portanto, quanto antes ele for avaliado por um profissional, melhor.
3º Cuidado: Piscina e Água
Como já dissemos no início, no verão as pessoas costumam sair mais de casa e levar o animal de estimação junto. As piscinas são sempre um destino recorrente nesta estação, já que, além de um programa divertido, é também muito refrescante.
Se for levar o seu cão para uma piscina, tome alguns cuidados. Em primeiro lugar, saiba que nem todas as raças gostam de nadar. Então, informe-se antes e nunca force-o a nada, isso é importante para que a sua diversão não seja um sofrimento para o seu amigo de quatro patas.
Caso o seu cão seja do tipo que adora uma farra na água, lembre-se de sempre enxaguá-lo após um mergulho. O cloro, o sal e as bactérias encontradas em piscinas, lagos ou na praia podem ser prejudiciais.
É importante que haja uma área com sombra próxima a água para que ele possa descansar e beber água. Não deixe que o seu cachorro beba água salgada ou água da piscina, pois elas podem causar diversos problemas de saúde.
4º Cuidado: Carros
É natural que as pessoas levem seus cães para passeios de carro, não há problema nenhum nisso. Entretanto, nunca deixe o seu cão sozinho no carro com os vidros fechados. Além de ser desagradável para ele, pois poderá se sentir sozinho em um ambiente pequeno, em dias quentes são grandes as chances de que ele não resista e acabe morrendo.
Portanto, se você tem o péssimo hábito de deixar o seu cachorro sozinho dentro do carro enquanto vai a algum lugar, abandone-o imediatamente. Dessa forma você evita se esquecer que está no verão e não corre o risco de perder o seu bichinho.
5º Cuidado: Passeios
No verão é comum ouvirmos as pessoas dizerem que está tão quente, que é possível fritar um ovo na rua. O chão de cimento fica muito quente quando o sol está forte, o asfalto fica ainda mais. Agora, imagine o seu cachorro pisando no chão com a temperatura nas alturas. Certamente não será nada agradável para ele e poderá, até mesmo, machucar suas patas.
Antes de levar o seu cão para passear, saia para o lado de fora da sua casa, em uma área onde esteja batendo sol, retire o seu calçado e pise no chão. Se estiver confortável para você, então também estará para o seu cachorro. Na hora de definir o horário dos passeios, você já saberá quando será mais confortável para ele.
Algumas pessoas costumam colocar calçados em seus bichinhos de estimação para evitar que queimem as patinhas. Entretanto, por mais que sirvam para proteger e manter limpas as patas, este tipo de acessório pode ser bastante desconfortável para o animal. A opção mais indicada e marcar os passeios para os momentos em que o sol estiver mais brando.
6º Cuidado: Cachorros de Pelo Longo
Os cães de pelo longo precisam de ainda mais cuidados no verão. Escove-os todos os dias para evitar que os fios fiquem emaranhados, tornando a pelagem ainda mais quente. Se você mora em uma região de muito calor, considere tosar o seu cachorro no verão.
Por mais que os cães fiquem muito bonitos com os pelos longos, é importante que você priorize o bem estar dele. Para deixá-lo com uma temperatura confortável no verão não é necessário tosar demais, basta reduzir um pouco do volume.
7º Cuidado: Roupas
As roupas de cães são uma gracinha e os deixam ainda mais bonitos. Entretanto, evite vesti-los no calor. Eles já têm muito pelo e colocar mais uma camada não irá ajudar em nada, muito pelo contrário.
Deixe as roupinhas para estações como o outono e o inverno. Nestas épocas elas deixam de ser apenas um enfeito e podem ajudar e aquecê-los.
O verão é a estação que requer mais cuidados, tanto para nós, seres humanos, quanto para os animais. Nessa época, muitas pessoas resolvem levar seus cães para saírem de férias e se esquecem de tomar certos cuidados com sua saúde, em consequência disso, muitos deles acabam adoecendo.
Há diversas maneiras de se prevenir males caninos, entre elas está a vacinação, que deve ser feita de acordo com a orientação do veterinário de confiança, já que seu animal terá contato com outros diferentes.
Outra dica é: se levar seu cão à praia, sempre leve uma sacolinha para recolher sua sujeira, e leve alimentação adequada para ele, não o deixe comer os restos deixados por outros banhistas, fique sempre atento.
Quando voltar com seu cão para casa, dê um belo banho e o seque bem, assim nenhum fungo proliferará em sua pelagem. Lembre-se sempre de oferecer água fresca e limpa a seu cão, ele precisa de hidratação intensa no verão.