Existem várias casas de reabilitação para animais, tantos animais de estimação, como os marinhos, silvestres, selvagens, etc. Aqui vamos falar um pouco da reabilitação dos animais marinhos.
O oceanólogo Lauro Barcellos, em 1974 começou um trabalho no instituto nacional de reabilitação dos animais marinhos debilitados e enfermos, onde eles resgatavam os animais ao longo da praia arenosa do Rio Grande do Sul. Sua equipe era formada por grandes professores e médicos, que entraram no projeto com o mesmo intuito, de salvar a vida destes animais indefesos.
É dito que eles ficavam chocados quando encontravam os animais quase mortos já, sendo que a grande parte estava naquela situação por culpa do homem. Eram encontrados enrolados em fios de nylon, baleados, cobertos de óleo, fisgado por anzóis, emaranhados em redes e em plásticos, e outros. Os animais que sofriam com isso era os leões e lobos marinhos, focas, albatrozes, pinguins, gaivotas, orcas, tartarugas, golfinhos e muitos outros.
Em 1995 eles receberam mais apoios assim expandindo o negocio, construíram instalações adequadas, para o trabalho de reabilitação ser feito da melhor maneira. Hoje o trabalho é realizado em ótimas condições, com tanques para reabilitação dos animais, medicamentos, áreas para despetrolização da fauna, sistema hidráulico, materiais para imobilização e resgate, água quente.