Sabe-se que a raiva é uma doença infecciosa aguda, que afeta tanto os animais quanto o homem. Essa doença é causada por um vírus que se propaga e se multiplica, através dos nervos periféricos, até chegar no sistema nervoso central, onde passa para as salivas, as glândulas salivares, onde também se multiplicam.
A evolução da doença é fatal, e isso representa um sério e grave problema da saúde pública. Vale lembrar que o custo necessário para a erradicação e controle da doença é bastante elevado. A doença faz com que muitos animais e muitas pessoas corram o risco de contaminação.
O tratamento mais adequado é a profilaxia, que consiste em uma série de aplicação de doses da vacina antirrábica, na região do deltoide, por via intramuscular, durante a incubação da moléstia. Qualquer tipo de tratamento deve ser feito com a orientação de um médico, tanto este quanto o com o soro anti-rábico.
A vacina antirrábica atualmente utilizada em nosso país é a do tipo Fuenzalida & Palácios. Ela é produzida através do tecido nervoso dos camundongos lactentes já infectados com o vírus rábico.