A Ave Arapapá
Essa ave é pertencente as famílias das aves pelecaniforme, nas qual é a família que abrange os guarás, os pelicanos, as garças, entre outros animais que tem como característica física o porte médio ou grande e também habitam as regiões que podem se encontrar uma enorme área de agua. O arapapá também tem outros nomes popularmente conhecidos como o socó de bico largo que é chamado mais nas regiões do Piauí, como arataiá, como colhereiro, na região do Pará é chamado de tamatiá e também como tamatião, e savacu. O nome da espécie no latim tem como significado “ave que colhe”.
Características Da Ave Arapapá
Tem como a principal característica que difere das demais aves e animais o seu bico de tamanho grande e forte, que muitos comparam com um barco virado de ponta cabeça. A arapapá mede cerca de quarenta e cinco centímetros a cinquenta e três centímetros, considerada de porte médio, com o peso entre quinhentos e três gramas à setecentos e setenta gramas. Podemos observar na ave que ela tem uma penugem em forma de coroa na coloração preta e na sua testa e rosto podemos observar penas nas cores brancas, que é a primeira característica do animal que costuma impressionar quem a observa. Na sua cabeça podemos observar as penas enormes da coroa que são a principal característica da ave, são longas e nas cores pretas brilhante.
As asas da ave são medias e as penas soa na coloração cinza e nas costas também apresentam esse tipo de coloração. A região do peito da ave apresenta cor branca assim como na face e com as algumas manchas nas cores marrom que aparenta ser aveludado.
As extremidades laterais do corpo do arapapá é na coloração preta, e assim também é o bico da ave, mas com a mandíbula na cor alaranjada, e na parte superior do maxilar pode se encontrar uma mancha amarelada que sobre de encontro com a testa do animal. Os olhos são enormes e bem penetrantes, sendo na cor preta. Ele apresenta um saco gular no qual depende da região que o animal habita para definir as cores como na Venezuela, os arapapás apresentam esse saco gular na coloração amarelada, no Panamá é na coloração cinza, mas fosca e com um aspecto amarelado e no Brasil podemos encontrar os arapapás com o saco gular rosado, mas o saco gular dessas aves só são visíveis quando o animal expande eles. As penas que compõe a perna da ave são na coloração verde.
Os arapapás têm a mania de repousarem no período noturno e quando fazem isso, colocam o bico sobre o peito. É possível distinguir a sexualidade do animal apenas pelo tamanho das suas cristas, sendo as penas maiores nos arapapás de sexo masculino e no sexo feminino são um pouco menores. É possível perceber que os arapapás não estão na fase adulta porque quando jovens a penugem que compõe as asas são na coloração marrom e o tamanho dos animais são pequenos mediante aos demais de asa negra, como a crista e também tem cerca de seis trocas de penas para que enfim cheguem a sua penugem correta.
As Subespécies Dos Arapapás
Podemos encontrar cerca de cinco sub espécies dos arapapás que habitam muitas regiões, ~são elas: cochlearuis cochlearuis cochlearuis que tem como sua região de vivencia o Panamá, as Guianas e também o brasil e parte da Argentina. A espécie cochlearuis cochlearuis panamensis que são comumente encontrados na Costa Rica e também no Panamá. Cochlearuis cochlearuis ridgwayi pode ser encontrado em Honduras, no El Salvador e também na parte sul do pais do México. Cochlearuis cochlearuis phillipsi também é encontrado no México e no pais Belize. E, por fim a espécie cochlearuis cochlearuis zeledoni que abrange somente a cidade do México.
Alimentação e Reprodução Dos Arapapás
Os arapapás se alimentam basicamente dos crustáceos, dos vermes, dos peixes e também dos insetos, tornando-se um animal que caça basicamente na água. Quando anoitece, ele se sente mais seguro para descer nos córregos ou lugares onde tenha a presença de pedras ou cascalhos para vasculhar em busca de alimentos como os sapos. Essa preferência por animais aquáticos é devido a sua facilidade de ingestão por vez que estão molhados e escorregadios, e quando o a presa é de tamanho grande ele tende a leva-la a uma área com mais água para que possa molhá-la e ingeri-la com mais facilidade.
Tem como característica curiosa o habito de parecer estar irritado ou na época de reprodução quando apresentar o comportamento de colocar a cabeça para baixo, fazendo assim a coroa de penas se abrir e aparentar um leque aberto, sendo assim um ritual de acasalamento, e os casais se tocam pelos bicos. Utilizam gravetos para fazer os seus ninhos, que muitas vezes são frágeis, e também podem usar ninhos de guaras e das garças. Botam entre um a três ovos, se reproduzindo de um conjunto considerável de filhotes, os ovos apresentam muitas vezes cores amarronzadas e também branco com aspecto azul.
Os arapapás fêmeas são as defensoras dos ninhos, sendo extremamente brava quando se sente ameaçada ou que seu ninho está sendo ameaçado. Não aceita a presença de nenhum animal muito menos dos seres humanos, fazendo movimentos grosseiros até que se distanciem de seu ninho. Os ovos são chocados entre vinte e três a vinte e oito dias, um período consideravelmente rápido de incubação. Quando nascidos o casal alimentam seus filhos diretamente no bico até que eles cresçam e comecem a caçar sozinhos.
Hábitos e Distribuição Geográfica Dos Arapapás
Podemos encontrar nos habitats como os brejos de aguá doce, nos lagos e lagoas, nos manguezais e arvores com bastante folhagem e também nas florestas onde tem rios por perto. Eles têm o habito de caçar de noite onde se sentem mais confortáveis para sair para a caça, o que torna a visão desse pássaro mais aguçada e também mais difícil ser visto no período do dia. São aves que vivem tranquilamente em bando de poucos arapapás, mas preferem a vida de casal e muitas vezes a vida solitária. Eles não vivem próximo aos seres humanos e tentam manter a distância de outras aves e animais, descansam durante o período do dia em arvores enormes e cheias de folhas para ficar mais fácil a camuflagem e são extremamente quietos.
É possível encontrar os arapapás em todo o território brasileiro como no Amazonas, no estado do Rio Grande do Norte, no estado de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, no estado de minas gerais, no espirito santo, no estado do Paraná, no estado do Para, no estado da Bahia, no estado do Maranhão, no estado do Rio Grande do Norte e também no estado do Goiás. E os países vizinhos do brasil como no Panamá, no México onde é possível encontrar várias espécies no pais todo, na Argentina e também na Bolívia.