Criação De Canários

Na hora de se iniciar uma criação de canários é preciso ter em mente que muitas são as preocupações que se terá depois do início da criação. Os pássaros escolhidos para serem as matrizes de sua criação de canários têm de ser da mais alta qualidade, para que os pássaros que serão criados a partir deles também tenham alto nível e possam alcançar um alto preço no mercado.

Os viveiros onde os pássaros irão morar têm de ser construídos a partir das especificações de cada raça, sempre com muito espaço para os pássaros, e sempre muito limpos, para que os pássaros estejam sempre saudáveis e não sofram com a falta de espaço ou fiquem doentes por alguma sujeira deixada por mais tempo.

A permissão para a criação de pássaros deve ser obtida através do IBAMA e esse é, sem dúvidas, o primeiro passo que deve ser tomado, para que a sua criação seja legal.

Quem tem a intenção de criar canários deve saber que não é tarefa fácil, é preciso observar e seguir algumas técnicas. Antes de mais nada, o espaço deve ser compatível com a quantidade de pássaros que serão criados, trocá-los de lugar em um segundo momento é uma tarefa muito complicada. E quando falamos de quantidade, estamos nos referindo ao número de canários que ainda está por vir, uma vez que no momento da cria, eles poderão dobrar ou triplicar.

Um outro detalhe importante que deve ser levado em consideração, em relação a quantidade de canários que serão criados, é o tempo disponível para dar atenção as aves. Especialistas sugerem como número ideal para iniciar, 10 casais, o que evita problemas e faz com que o criador entenda melhor como lidar com os pássaros.

Espaço Onde Devem Ficar Os Canários

Já foi dito que o espaço deve comportar a quantidade da criação, até porque um número superior aquele que o criadouro pode suportar pode levar até a queda da fertilidade. Pense que cada casal de canário deve ter a disposição um metro cúbico. As gaiolas devem ser colocadas em um lugar bem iluminado e com uma ótima ventilação. Sem isso, elas podem acabar desenvolvendo problemas respiratórios.

O piso das gaiolas deve ser liso e sem buracos ou rachaduras, e nem pensar em usar madeira. Com mais fácil for de limpá-lo como deve ser, melhor é, para evitar o criadouro de insetos. Os canários não podem ser incomodados por pernilongos, então, faça em modo que todas as passagens de ar estejam protegidas contra insetos.

Como Devem Ser As Gaiolas

A gaiola ideal é aquela que tem uma divisória, que será usada para separar os filhotes da mãe. Ela deverá ser colocada afastada do chão, para que a limpeza seja fácil. É importante também, que seja usado um suporte apropriado para pendurá-la no teto, de preferência afastada da parede.

Compra Dos Primeiros Canários

Para que a criação de canários seja bem sucedida é preciso comprar boas aves. Algumas regras devem ser observadas:

  • Usar o manual de julgamento da OBJO, ele ajudará a analisar todas as características do canário.
  • Olhar bem o estado das patas e dos bicos da ave, eles não podem ter manchas escuras.
  • É melhor comprar canários filhotes do que adultos.

Como Alimentar Os Canários

  • Sementes limpas e sem fungos ou bolor.
  • Farinhada: os canários devem comer 3 vezes por semana quando estão na época de muda e de cria.
  • A areia deve ser limpa e nela deve ser acrescentado farinha de ostra ou casca de ovo triturada. A mistura deve ser de metade e metade.
  • Os canários podem comer verduras frescas, maçã e jiló.
  • A água deve ser trocada todos os dias e os potinhos mantidos cheios.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Os animais tem muito para nos ensinar. Vivem em comunidade sabem respeitar a
    e ainda preenche nossas vidas

    juliana 20 de outubro de 2012 16:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *