Touradas na Espanha

Quando se fala em tourada, logo relacionamos com a Espanha. A prática, que iniciou no ano 711 DC, foi criada para celebrar a coroação do rei Alfonso VIII. Até hoje é muito popular na Espanha, e reúne milhares de pessoas toda semana. Estima-se que o número total de pessoas que assistem touradas na Espanha chegue a um milhão por ano. A tourada é a festa mais tradicional do país. O povo espanhol considera o esporte uma forma de arte que está intimamente ligada com a história, arte e cultura do seu país.

Touradas na Espanha

Touradas na Espanha

A tourada era, originalmente, um esporte para a aristocracia e, no início, os toureiros praticavam montados em cavalos. O Rei Felipe V proibiu a aristocracia de participar, pois acreditava que seria um mau exemplo para o público. Após a proibição, os plebeus acabaram adotando o esporte, e, como eles não podiam pagar pelos cavalos, desenvolveram a prática de se esquivar dos touros a pé, desarmados. Essa transformação ocorreu por volta do ano de 1724.

Enquanto as touradas continuam acontecendo em locais, como Madrid, Andaluzia e Extremadura, ela foi proibida na Catalunha.

Arenas de Touradas

A praça de touradas espanhola é chamada de Plaza de Toros. Todas as grandes cidades espanholas têm essas praças, mas provavelmente as mais conhecidas são aquelas localizadas em cidades como Madrid, Sevilha e Ronda.

Praça de Touros de Madrid: A Plaza de Toros de Las Ventas foi construída em 1929 e foi usado pela primeira vez em 1931. É a praça de touros mais importante do mundo, com uma capacidade para receber 25.000 pessoas. Ela fica lotada todas as noites durante o mundialmente famoso Festival de San Isidro, que acontece todos os anos no mês de junho.

Praça de Touros de Sevilha: A construção da Praça de Touros Maestranza, em Sevilha, começou em 1758 e é a mais antiga Plaza de Toros da Espanha. As touradas modernas, com o toureiro a pé ao invés de montado em um cavalo, começou nesta praça. É uma das mais charmosas do país e, embora a sua capacidade seja de apenas 12.500 pessoas, atrai os melhores toureiros. Você pode ver touradas em Sevilha a partir de abril (durante a feira de Abril de Sevilha) até outubro.

Praça de Touros de Ronda: A Praça de Touros de Ronda foi construída em 1785 e é uma das mais antigas e belas de Espanha. Anteriormente, serviu como o centro de equitação do Rei Felipe, chamado Real Maestranza de Caballeria. Os touros eram utilizados nos treinamentos e, um dia, um aristocrata caiu do cavalo, então Francisco Romero veio ajudá-lo utilizando um chapéu para distrair o touro.

O chapéu foi substituído por uma capa, e, assim, nasceu a tourada moderna. O neto de Romero, Pedro Romero, desenvolveu todos os passes e movimentos que até hoje são vistos em uma tourada. Ele se aposentou com oitenta anos de idade, depois de matar mais de 5.600 touros sem nunca ter sido ferido. Por este motivo, Ronda é considerada a casa das touradas.

Você pode visitar a praça de touros de Ronda, que abriga um pequeno museu. A temporada de touradas em Ronda vai de abril a outubro.

Ingressos Para Touradas na Espanha

O valor dos ingressos para touradas varia de acordo com a posição na arquibancada das arenas. Os lugares com sombra são mais caros do que aqueles em que o sol bate. Alguns assentos são chamados de sol e sombra, porque no início há sol, mas, conforme chega a tarde, há sombra. Os lugares situados mais próximos da tourada também são mais caros do que aqueles perto da parte traseira.

A compra de bilhetes na arena pode ser um pouco complicada para turistas, pois é difícil descobrir em qual guichê você deve ir. Para evitar problemas, observe o cartaz do evento com antecedência para decidir onde você quer se sentar, e, em seguida, copie o nome da área e mostre para o vendedor na bilheteria.

Curiosidades Sobre as Touradas na Espanha

1 – Há duas praças de touros para touradas em Madri, são elas: Las Ventas e Vista Alegre. A primeira é muito maior do que a segunda, que não é tão grande e nem tão popular. Ambas as praças de touros ainda estão em uso, diferente das outras cidades, que só têm um local para a realização das touradas.

2 – Madrid é o lar da maior praça de touros em todo o país de Espanha, chamada Las Ventas. Esta praça de touros comporta cerca de vinte e cinco mil pessoas, e é um dos lugares mais visitados em Madrid pelos turistas e fã de touradas. Durante as touradas com participação de toureiros famosos, chegam pessoas de toda a Espanha, e, até mesmo, de outros países.

3 – A carreira de um toureiro espanhol sempre começa em Madrid, na praça Las Ventas. É lá que os novatos devem matar seu primeiro touro e mostrar as suas habilidades na arena.

4 – As touradas espanholas são realizadas seguindo um rigoroso conjunto de regras, ,e na maioria das vezes, o touro é morto. Em raras circunstâncias o touro pode ser poupado, no entanto, quem decide é o público. Isso já aconteceu algumas vezes na história das touradas, mas é muito raro.

5 – Um touro, para ser escolhido para participar de uma tourada, precisa ter cinco anos de idade. Os touros são criados exclusivamente na Espanha, e são muito bem cuidados o dia da sua luta. Eles são criados e escolhidos por sua irritabilidade e mau humor, para garantir uma luta justa segundo as regras.

6 – Carmelo, um touro famoso na história das touradas em Madrid, foi um dos poucos touros a ser poupado da morte. Este touro enfrentou um leão e um tigre, e venceu as duas vezes. A multidão presente decidiu, então, poupar o touro Carmelo.

Touradas: Um Costume Controverso

Se para muitos espanhóis as touradas são parte da cultura do país, para outros se trata de uma crueldade que precisa ser extinta. Protetores de animais de todo o mundo lutam para que elas parem de existir e façam parte apenas dos livros de história.

A Tourada é um esporte que é conhecido através de todo mundo, e originário principalmente na Península Ibérica – Portugal e Espanha – onde é considerado por muitos um ato de crueldade com os animais, já que o touro acaba sendo maltratado sem razão nenhuma, a não ser o divertimento dos espectadores.

Além de ser algo cruel com os animais, as touradas também podem causar sérios danos aos toureiros, pois mortes durante as touradas não são comuns, mas não chegam a ser raras, e isso é um dos fatores que mais desencorajam pessoas a praticar tal esporte a cada ano. Os militantes pelos direitos dos animais veem as touradas como algo cruel e desumano para com os animais.

Na Espanha, onde as touradas são as mais famosas do mundo, há lugares nos quais elas já são proibidas, como nas Ilhas Canárias e na Catalunha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *