Podarcis Bocagei

Muitos animais exóticos estão disponíveis na natureza para serem observados e estudados por especialistas, e cada um possui uma série de particularidades que os diferencia dos demais e uma série de características que os aproximam de espécies próximas formando as grandes classes de animais. Um bom exemplo é o Podarcis bocagei, que lembra outros animais exóticos e é bem conhecido por estudiosos de répteis

O podarcis bocagei é uma espécie de réptil não muito conhecida pelos leigos do filo chordata, que é alvo de várias pesquisas e por isso há algumas informações sobre ela. É um animal interessante de ser estudado, pois na verdade não passa de uma lagartixa, que algumas pessoas conhecem bem, mas com características especiais. Existem diversas espécies de lagartixas, mesmo que todas se pareçam umas com as outras.

Família animal da podarcis bocagei

Quando falamos em podarcis bocagei nos referimos a lagartixa-de-bocage, que é uma espécie da família Lacertidae. Trata-se de um lagarto encontrado em Portugal e na Espanha e por isso os brasileiros têm pouco contato e informação sobre ele.

Podarcis bocagei – onde encontrar

Seu habitat natural assim como o de vários outros animais está relacionado a florestas temperadas, vegetação com arbustos, temperada ou mediterrânica. Além disso, também estão presentes na costa arenosa, jardins rurais e em alguns locais urbanos.

A presença destes animais na última área citada ocorre pelo fato das queimadas e ocupação da natureza por parte do homem, que constrói edifícios, ruas, e outras construções para seu próprio benefício, reduzindo assim as chances destes animais se reproduzirem.

Assim, o podarcis bocagei está ameaçado de extinção por perda de seu habitat natural, o que é terrivelmente desagradável para a fauna mundial, que pode perder mais uma espécie de sua biodiversidade apenas pelo capricho do ser humano. Enquanto as leis tardam para reconhecerem a necessidade de uma área de preservação para certos tipos de animais, a solução é abrigar algumas espécies em cativeiro para que se reproduzam.

Os machos e as fêmeas desta espécie dificilmente são distinguidos visualmente, já que os órgãos sexuais são internos. Entretanto, o trabalho para procriar é das fêmeas, e estas possuem a função de perceber o sexo do animal..

A lagartixa pode ser um animal nojento para certas pessoas, mas é de fundamental importância que conheçamos a vida e a estrutura destes e de outros animais raros, para compreender o que a natureza nos traz e até tirar benefícios da composição química presente em seu material orgânico para o desenvolvimento de tratamentos de doenças em seres humanos.

Diante disso, os pesquisadores que desejam estudar o animal devem pedir autorização aos responsáveis pela preservação dos animais do local de retirada da natureza e fazer um documento para o esclarecimento dos fins.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *