Feira de Doação de Animais

Você já ouviu falar sobre as feiras de doação de animais? São eventos realizados por ONGs e voluntários para encontrar um lar para cães e gatos que foram abandonados ou já nasceram na rua.

Se você está pensando em ir a uma feira ou mesmo organizar algo deste tipo na sua cidade, confira as nossas dicas.

A Responsabilidade de Adotar um Animal

Para adotar um animal, não basta chegar a uma feira, escolher um e levá-lo para casa. Um animal não é um brinquedo ou um enfeite, ele irá alterar a sua vida e das pessoas que moram com você, por isso é importante pensar muito bem antes de se decidir.

Converse com a sua família: Você e sua família têm uma rotina? Você tem estrutura para manter um animal? O ambiente para o qual iremos levar um cão ou gato é muito importante. Quem é que vai levá-lo para passear, alimentá-lo, levá-lo ao veterinário? Estão todos de acordo com a chegada de um animal em casa? Se não, acredite, o seu novo pet irá perceber que não é bem vindo e isso não será nada bom para ele.

Você está pronto para assumir a responsabilidade? Abra a sua mente e pense com calma e tranquilidade: Por que você quer adotar um animal? Seja honesto! Seu próprio comportamento será um reflexo direto no comportamento do cão. Você deve estar pronto para oferecer ao bichinho de estimação uma vida estruturada, com regras e limites.

Quem será o principal responsável pelo animal? Por mais que uma casa tenha diversas pessoas, é importante que uma delas seja a principal responsável pelo animal. Se nada for definido, pode acontecer de um pensar que o outro está cuidando, e, no final, o bichinho ficar sem cuidado algum. Por isso, é importante definir alguém ou fazer uma divisão de tarefas, mas, para isso, é importante que todos assumam o compromisso para que o animal não seja prejudicado.

Tenho condições financeiras de manter um animal? Por mais que você não pretenda criar um animal com luxo, ele precisará de alguns cuidados básicos que custam dinheiro. Ração, vacinas, possíveis consultas no veterinário, etc. É importante levar tudo isso em conta para não ter surpresas depois.

Como o animal irá fazer parte da sua vida? Como é a sua rotina de trabalho? Você ou alguém da sua família fica em casa durante boa parte do dia? Isso é importante porque adotar um cão ou gato para mantê-lo sozinho em casa durante a maior parte do dia pode ser complicado. Quem irá alimentá-lo? Dar atenção? Passear com ele? Claro que é um animal e não uma criança, mas ele precisa, sim, de certos cuidados.

Há animais na vizinhança? Claro que você não precisa da aprovação de todos os seus vizinhos para ter um animal em casa. Entretanto, casos de pessoas que tiveram problemas com vizinhos por causa de animais são bastante comuns, principalmente no caso de quem mora em apartamentos e condomínios. Portanto, se você quer evitar problemas deve pensar nisso também.

Escolha um cão com um nível de energia igual ou menor do que o seu: No caso específico de quem vai adotar um cão, é importante levar em consideração o nível de energia dele. Considere a sua idade e o seu estilo de vida. Se você é uma pessoa mais tranquila e caseira, provavelmente não se dará tão bem com um cão ativo, que precisa brincar e passear com mais frequência.

Certifique-se de avaliar o cão quando fora da gaiola. Em feiras de adoção de animais você poderá conseguir até uma autorização para dar uma volta com ele e ver como se comporta. Um cão em uma gaiola não vai lhe mostrar a realidade de sua energia. Não se sinta mal em verificar este tipo de detalhe, todo esse cuidado é importante para o seu bem e do animal também.

Não se esqueça dos animais idosos: Cães idosos precisam de lares tanto quanto os filhotes. Eles podem não ser adequados para uma casa com crianças muito pequenas, pois provavelmente não conseguirão acompanhar a energia delas. Mas eles são companheiros maravilhosos para casas de pessoas que não são tão ativas. Eles podem precisar de menos exercícios e mais cuidados de saúde, mas o amor que eles dão em troca é a recompensa.

Não tomar uma decisão emocional ao escolher um animal: Quando você decidir que é a hora certa de ter um animal, deixe suas emoções de lado. Ver todos aqueles bichinhos em uma feira de doação é realmente triste. Mas se você deixar que suas controlem seu cérebro, você pode acabar adotando um animal que não é certo para você, sua família ou seu ambiente. Você pode ajudar os animais que não puder adotar de outras formas, como colaborando com as feiras, ajudando ONGs, etc.

Todos estes tópicos são importantes tanto para quem pretende adotar, quanto para os organizadores de uma feira de adoção, que podem usá-los como base para um questionário antes de entregar um animal. Afinal, não é porque existem muitos bichinhos sem lar que se deve entregá-los para qualquer pessoa. É necessário ter a certeza de que o adotante está realmente disposto e irá cuidar dele da maneira que ele merece.

Dicas Para Visitar uma Feira de Doação de Animais

Se você leu cada um dos tópicos e está realmente disposto a adotar, confira algumas dicas para fazer a escolha certa.

1 – Não leve crianças na feira. Por mais que seja interessante que seus filhos participem do processo de adoção, eles poderão te influenciar e fazer com que você se deixe levar pela beleza de um animal e acabe se esquecendo de analisar se ele é realmente a melhor opção para a sua família.

2 – Vá até a feira sem pressa. Lembre-se de que você estará escolhendo um novo membro para a sua família. Por isso, chegar com pressa e pegar o primeiro animal que aparecer na sua frente não é a atitude ideal.

Depois de fazer a sua escolha, dê muito amor para o seu bichinho de estimação. E não se esqueça de apoiar eventos como este, seja participando ativamente ou mesmo divulgando para os conhecidos, fazendo doações, o importante é contribuir de alguma forma.

Ter um amigo cão ou gato em casa para nos receber sempre que voltamos do trabalho é muito legal e se você pode ter o seu bichinho sem gastar nada para isso. A Feira de Doação de Animais é sempre uma boa alternativa para isso informe-se quando vai ocorrer uma em sua cidade e assim é possível encontrar o seu amiguinho animal sem gastar nada.

Em geral essas feiras acontecem para que animais que não teriam um lar possam finalmente encontrar donos que tem muito amor para dar. Uma boa feira é aquela que tem uma estrutura boa para os animais e na qual os potenciais donos podem ver os bichinhos e ser vistos por eles para que aconteça a empatia natural.

A Feira de Doação de Animais é um evento organizado em quase todas as cidades do Brasil com o objetivo de trazer a felicidade de muitos animais e também muitos novos donos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Quero adotar uma gatinha raçada de persa .gosto imenso dos animais

    barbara maria da palma martins mestre 4 de maio de 2016 7:16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *