Mosquito Borrachudo

Os mosquitos conhecidos como borrachudos representam um grande incômodo – em especial para os alérgicos. Um inseto pequeno que passa despercebido pelos mais desatentos uma vez que se parece uma mosquinha. Quando esse inseto pica não dói, contudo, logo na sequência aparece um ponto vermelho e começa uma grande irritação com dor, inchaço e muita coceira.

A reação a picada varia de pessoa para pessoa, tudo depende do quão alérgico é o indivíduo. É importante ter atenção em relação aos borrachudos, pois eles podem acarretar numa doença conhecida como oncocercose que além de grave pode causar cegueira.

Conhecendo o Borrachudo

O inseto que conhecemos como borrachudo é diferente dos outros mosquitos em diversas características. Podemos começar fazendo uma comparação com os pernilongos que preferem viver no interior das casas além de serem relativamente maiores e mais finos. Os pernilongos sugam o sangue por meio de um tipo de tromba.

Os borrachudos por sua vez preferem viver em ambientes abertos como próximos a riachos e tem um tamanho diminuto. A picada desses insetos é tão terrível porque eles precisam primeira dilacerar a pele para somente então poder sugar o sangue. A pele dilacerada é o pontinho vermelho.

A Origem do Borrachudo

Apesar do apelido “mosquinha da soja”, esse inseto, não foi criado em laboratório para combate de pragas, ele já existia no Brasil. Para se ter uma ideia em nosso país existem mais de 50 espécies de simulídios (esse é o nome científico desse mosquito). A mão do homem está na proliferação desmedida desse inseto e não na sua criação.

A forma de usar o meio ambiente como um recurso inesgotável sem fazer nenhum tipo de conservação ou reposição fez com que esse inseto se proliferasse. A solução para reduzir a quantidade de borrachudos também pode estar nas mãos do ser humano, para isso é necessário ter mais atenção e cuidado com a maneira como utiliza o meio ambiente.

Proliferação em Nível Máximo

A grande difusão desse tipo de inseto se deu quando ele percebeu que existia uma fonte de alimento farta e que não existiam predadores naturais. Essas características acarretam no surgimento de diferentes tipos de pragas. Os especialistas perceberam que a população desses insetos somente se tornou tão grande devido ao desequilíbrio ecológico que foi causado pela drenagem de efluentes dos cursos de água o que fez com que vários peixes – que eram os predadores naturais – morressem e assim se acabasse o equilíbrio.

Controle e Prevenção da Praga

Os borrachudos são considerados uma praga e existem algumas medidas que podem ser tomadas com o objetivo de evitar que eles continuem se proliferando em larga escala. Dentre as medidas mais básicas está situar o estábulo e a pocilga distante dos rios de maneira que não haja a contaminação dos mesmos com dejetos uma vez que as larvas têm como base alimentar o material orgânico.

Outras formas de prevenção do problema com os borrachudos são evitar o desmatamento e também fazer o replantio de plantas em trechos que tenham sido destruídos. Quando se faz isso é possível garantir a preservação dos inimigos naturais desse inseto de forma a impedir que eles se desloquem.

Reprodução dos Borrachudos

É incrível como a população de borrachudos cresce rapidamente, em parte isso se deve a facilidade de reprodução desses insetos. Para se ter uma ideia as fêmeas podem botar até 2500 ovos. O ciclo de ovo até o inseto se tornar adulto leva aproximadamente um mês. A colocação dos ovos é feita em sangas e rios uma vez que precisam de água corrente de preferência suja.

Como desejam colocar os seus ovos entre o limite que existe da água e do ar costumam botar os seus ovos em plantas aquáticas, lixo como garrafas, plástico entre outros ou ainda em pedras. Os ovos levam dois dias para se desenvolver. Uma dica importante é dar atenção a grama alta para evitar que esses insetos consigam se reproduzir com facilidade.

Como Agir se For Picado

Se acontecer de você ser picado por um borrachudo deve ficar atento para jamais espremer a picada, pois assim evita uma infecção no local. Cuide para limpar bem a área usando uma solução de álcool a 5%, assim você reduz o desconforto. Se a picada causar febre e outras complicações é importante procurar um médico.

Truque Caseiro

Embora saibamos que não devemos coçar as picadas desses insetos é bastante difícil resistir uma vez que elas incomodam bastante. A dica para evitar a coceira é molhar uma colher em água quente e colocar sobre a picada. A colher molhada ajuda a quebrar a proteína do veneno do inseto que causa a coceira, isso pode aliviar a sensação de incomodo. Não precisa ser água muito quente para que você não se queime. Lembramos que nos casos mais graves o indicado é procurar um médico.

Repelente

Se você está no time das pessoas alérgicas deve passar repelente quando for para uma região em que haja proliferação de borrachudos. O melhor é que existem opções de repelentes naturais.

Receita de Repelente Natural para Adultos

Ingredientes

  • 1 Litro de álcool etílico hidratado ou de cereais
  • 1 colher de cravo-da-índia
  • 100 ml de creme hidratante sem cheiro

Como Fazer

Use uma garrafa sem tampa para deixar os cravos imersos no álcool durante uma semana, se for possível mais tempo é ainda melhor. Depois disso adicione o creme hidratante e misture tudo bem. Aplique na pele, lembre-se de agitar bem. Quando passar esse repelente sobre a pele evite exposição ao sol.

Receita de Repelente Natural para Crianças e Bebês

Ingredientes

  • 20 ml de complexo B em gotas
  • 1 embalagem 150 ml de hidratante dermatológico

Como Fazer

A mistura dos ingredientes deve ser feita num recipiente de vidro. Em seguida devolva para o frasco do hidratante. A aplicação deve ser feita de duas a três vezes por dia nas áreas da pele do bebê que ficarão expostas. A eficácia está no complexo B que possui um aroma que atua como um repelente dos borrachudos.

O mosquito borrachudo é, na verdade, uma denominação dada a diversas espécies de mosquitos que se alimentam de sangue. Este tipo de mosquito pode habitar em cidades, campo e praia, e pode transmitir doenças, além de poder ser bastante alergênico.

Doenças graves podem ser transmitidas por esse inseto – apesar de nem todo o mosquito borrachudo ser portador de uma doença, qualquer um deles pode ser, e isso já é causa o suficiente para se tomar cuidado com esse inseto. Mais conhecido por atacar em áreas de gramas e mato, o ideal é que se evite áreas onde haja muitos desses insetos ou, quando for inevitável, que todos usem proteções, como roupas de mangas mais compridas e calças, ou então, nos casos durante o verão, um repelente eficiente.

Qualquer anomalia devido à picada de um mosquito borrachudo deve ser trazida à atenção de um médico competente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *