Já faz algum tempo que as calopsitas tem se tornado uma das principais opções de animais de estimação, contudo, elas não tem o costume de ter convívio direto com as pessoas uma vez que ficam somente confinadas em gaiolas. Com isso essas aves podem se mostrar um tanto quanto ariscas e bravas.
Para que elas se tornem mais dóceis e possam ter um convívio mais intenso com o seu dono é necessário ter paciência e realizar um bom treinamento para que se tornem mais sociáveis e mansas. Saiba que sem treinamento as aves podem acabar dando muitas bicadas em seus donos.
Filhote Jovem
Uma atitude interessante para te ajudar a ter uma calopsita dócil é comprar a ave filhote e bem jovem, pois assim é mais fácil dela fazer a associação do dono com o bando dela. De início a ave deve perder o medo que possui do seu dono para que então possa se tornar mansa. Os criadores com mais experiência recomendam que se adquira a calopsita na fase em que ela ainda está comendo papinha para aves.
As calopsitas adultas até podem ser domesticadas, contudo, isso demandará um intenso trabalho e um bom tempo dedicado a essa tarefa. Saiba ainda que essas aves tem uma personalidade bastante forte sendo que cada indivíduo tem o seu tempo e a sua maneira de agir. Com o tempo e paciência é possível conquistar a ave, ofereça sementes de girassol para que elas se acostumem a viver fora da gaiola.
Comportamento
É bastante incomum que uma calopsita que tem índole mansa se torne arisca com o passar do tempo. Se isso está acontecendo com a sua ave é bem possível que você esteja estressando a mesma sem perceber. O estresse da ave pode vir tanto do seu tom de voz – que pode ser muito alto – quanto da forma como você chega perto da gaiola. Mesmo sem querer você pode estar assustando o seu bichinho.
Jamais chegue perto da gaiola com as suas mãos espalmadas ou com muita gesticulação. Evite ainda falar alto demais próximo ao pet. Lembre-se ainda que mesmo as aves mansas precisam de um tempo pra descansar. Sendo assim elas precisam ter um cantinho reservado para que possam tirar uma soneca e dormirem bem. Quando não é respeitado esse período de descanso as calopsitas acabam ficando estressadas. O estresse afeta diretamente a saúde da sua ave.
Dicas Práticas Para Adestrar Uma Calopsita
A seguir vamos dar algumas dicas práticas para que você consiga adestrar a sua calopsita evitando que a ave fique estressada e se torne arisca. Já alertamos que você deverá ter muito cuidado e paciência, pois as calopsitas podem ser muito geniosas.
Seja Paciente
Adestrar uma ave não é uma tarefa exatamente simples uma vez que a média de tempo de concentração de uma ave é de 10 a 15 minutos. Sendo assim faça treinos curtos, mas com frequência. Se perceber que a ave não está muito afim do treinamento é importante não insistir, não mude seu tom de voz, pois uma voz brava soa como uma ameaça para a ave que pode reagir te bicando.
Aproximação Devagar
A aproximação deve ser feita lentamente, então no começo você deverá deixar o poleiro mais baixo. A comida deverá ser dada somente pelo lado de fora e toda e qualquer aproximação deve acontecer lentamente inclusive para acariciar a ave. Esse cuidado de se aproximar lentamente deverá acontecer em especial para as aves mais agressivas.
Chame a Ave
Para chamar a ave até você faça movimentos com calma e lentamente, lembre-se de manter o tom amigável. A sua mão deverá ser aproximada da parte de encontro entre o peito e as pernas da ave. Depois de algum tempo ela vai subir automaticamente.
Cafuné
Para despertar a confiança na sua calopsita você pode acariciar o corpo dela e a cabeça com um cafuné. Observe que o cafuné deve ser feito lentamente e que você precisa ter tempo para se dedicar a cuidar da sua ave.
Converse com a Ave
Conversar com a sua calopsita é bem importante durante esse período de adestramento então dedique ao menos 5 minutos para esse papo. A dica é falar com ela enquanto você está fazendo a limpeza da gaiola ou então colocando água fresca ou comida.
Fique por Perto
A sua ave não pode ficar sozinha por um longo período de tempo em especial se não tem outra ave para lhe fazer companhia. A solidão pode fazer com que a sua calopsita se torne apática então não esqueça que você é a família que ela possui.
Brinque com a Sua Calopsita
Brincar com a sua calopsita é bem importante para o adestramento e para que ela se torne mais mansa. Uma dica interessante é revezar o brinquedo que será usado na brincadeira, você pode usar caixas de papelão, galhos entre outros. Seja criativo e deixe a sua calopsita feliz.
Jogo da Imitação
Para estabelecer um link entre você e a sua ave é interessante imitar os sons e os movimentos que ela faz. Sendo assim a dica é repetir os assobios e nos momentos em que ela abrir as asas abra os seus braços lhe fazendo companhia.
Vida Fora da Gaiola
A calopsita precisa ter alguns momentos fora da gaiola para poder voar e bater as asas. Esses momentos serviram para que ela exercite a musculatura do peitoral além de ajudar a torna-la mais tranquila e com mais confiança em si mesma. Quando uma calopsita passa muito tempo presa pode começar a se automutilar.
Recompensas
Nos momentos em que for brincar ou adestrar a sua ave lembre-se de recompensá-la por seu bom comportamento com semente de girassol. Da mesma maneira que durante o adestramento de cães podemos usar biscoitos como recompensa a semente de girassol pode ser usada para as calopsitas que adoram esse mimo. Os comportamentos positivos devem ser sempre recompensados para que a ave saiba que está agindo certo e então por instinto possa repetir tais comportamentos.
O mundo animal sempre nos reserva grandes emoções e simpatias, uma delas o convívio com as aves, que geralmente são nervosas, indóceis, mas nem sempre funciona dessa forma, já que algumas podem ser domesticadas, como a Calopsita.
O processo de adestramento dessa ave é um tanto complicado, primeiramente é necessário deixá-lo em um local arejado e tranquilo, para que ela fique feliz.
Então, você deve começar a tentar se comunicar com ela, passando de um lado a outra na gaiola e conversando com a Calopsita num tom amável, de forma que ela se sinta bem em sua presença.
No início, coloque seu dedo bem próximo ao espaço, para que ela tente subir no seu dedo, se conseguir isso, aguarde um pouco, sem se movimentar para não assustá-la. Depois, tente fazer com que ela suba até seu ombro, tudo será um grande avanço.
É importante lembrar que uma das asas da Calopsita devem ser cortadas antes de começar o adestramento, caso isso não ocorra, ela pode se sentir acuada e voar.