Tudo Sobre Higiene e Saúde Dos Animais

  Ter um animalzinho de estimação é sonho de toda criança e muitos adultos. Essa obsessão por ter um amiguinho é facilmente explicada pelo simples fato de que ter um companheiro é uma sensação muito agradável. No entanto, não basta apenas ter o companheiro. Animais de estimação exigem cuidados e atenção mais do que especial. Estes vão muito mais do que dar carinho, atenção e alimentação todos os dias.

Fatores De Atenção

Um dos fatores que deve ser tratado com uma atenção especial diz respeito à higiene dos animais de estimação. Uma boa higiene é extremamente importante, pois, quando bem feita ajuda na prevenção de doenças. Além disso, cuidando da higiene estamos cuidando da nossa saúde também, já que algumas das doenças dos pets são transmissíveis aos seres humanos.

Para manter a higiene sempre em dia do seu amiguinho, uma das coisas mais importantes é mantê-lo limpo. Cada tipo de bicho doméstico tem um cuidado especial na hora de tomar banho.

No caso dos cachorros, por exemplo, o ideal é que o banho seja tomado semanalmente, principalmente nas épocas de maior intensidade do calor. Isso evita os cheiros fortes que estes animais costumam ter e também a proliferação de outras doenças. Nas épocas mais frias, banhos a cada quinze dias são suficientes para manter o seu pet limpinho. We cannot display this gallery).push({});

Na hora da lavagem, também procure utilizar produtos que previnem a criação das pulgas e carrapatos. Esses animais costumam se alojar facilmente em cachorros e gatos, por exemplo, causando transtorno para eles e para você.

Além do banho, a higiene bucal dos animais domésticos também é muito importante. Isso mesmo, eles também precisam escovar os dentes. A escovação dentária ajuda no combate nas doenças gengivais, que costumam provocar muita dor e sofrimento para os pets, podendo até mesmo ocasionar a perda parcial ou total dos dentes. A escovação também ajuda a manter um bom hálito do seu animalzinho, ou seja, nada de mal cheiro ou “bafo de onça” na boca do pet. A frequência que os dentes devem ser escovados é de três vezes por semana.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZRuXbglCeKc[/youtube]

Os Dentinhos

Além disso, não se esqueça de levar o seu amiguinho ao veterinário para fazer uma raspagem do tártaro que fica acumulado nos dentes ao longo do tempo. Essa retirada deve ser feita uma vez ao ano. Outra opção que também ajuda na limpeza dos dentes são os ossinhos, que podem ser encontrados em locais que vendem produtos para animais.

Outra doença ligada à boca é a periodontal, em que há um grande acúmulo de placa bacteriana na boca dos animais. A periodontal é uma doença dos tecidos que revestem, sustentam e rodeiam os dentes.

O seu aparecimento e desenvolvimento pode provocar danos além da boca, ou seja, a doença pode chegar a outros órgãos do corpo, como coração, rins, fígado e também articulações, agravando o estado de saúde e, consequentemente, diminuindo os dias de vida do seu animal de estimação. 

As Orelhas

A limpeza das orelhas também um fator importante para a saúde do seu amiguinho. Animais que possuem orelhas grandes estão mais propensos a desenvolver problemas nos ouvidos do que os que possuem orelhas pequenas. Na hora do banho, tome cuidado para que a água não entre nos ouvidos, pois ela pode acabar se acumulando, o que pode levar ao desenvolvimento de uma infecção. Para manter as orelhas do seu animalzinho sempre limpas, o ideal é a higienização seja feita uma vez por semana. 

Cuidados Especiais

O cuidado com os pelos dos animais domésticos também deve ser levado em conta. A tosa higiênica deve ser feita de acordo com a raça do seu animal. Mas, se você notar que os pelos do seu amiguinho estão começando a incomodá-lo é porque está na hora de tosar.

Pelos em excesso dificultam a respiração da pele, o que favorece o aparecimento de fungos, micoses e dermatites, principalmente nas partes íntimas do bicho, áreas em que eles costumam limpar sozinhos. Estas doenças quando se agravam podem levar a queda total dos pelos dos animais. Além disso, a tosa ajuda no combate as pulgas e aos carrapatos.

Para quem tem cachorro em casa, também é importante manter as unhas do seu cão sempre cortadas. Estas precisam ser bem aparadas para que não causem inflamações e não encravem. Mas, atenção se você não se sente seguro para cortar as unhas do seu cachorrinho, deixe que o veterinário faça o serviço.

As unhas das patas constituem uma região muito delicada do animal, por isso, qualquer corte errado pode provocar machucados e infecções. A frequência em que as unhas devem ser cortadas varia de acordo com a raça de cada animal. 

Assim como os humanos limpam os seus olhos diariamente, os animais também precisam ter o deles higienizados todos os dias. Para fazer a limpeza, você vai precisar de um pedaço de papel higiênico humedecido em água, aproxime o papel da área dos olhos e esprema-o fazendo com que o líquido escorra na região do olhar do seu animalzinho. Depois, é só puxar a sujeira com outro pedaço de papel higiênico e pronto, os olhos do seu bichinho estarão limpinhos.

Durante o dia procure sempre manter limpos os locais por onde circulam os seus animais de estimação. Se você tiver gatos, lembra-se de limpar a caixa de areia todos os dias. O mesmo vale para as casinhas dos cachorros.

No período da noite evite deixar os potes de comida com ração ou qualquer outro tipo de alimento. Comidas atraem facilmente animais como os ratos que são grandes transmissores de doenças.

Quando estiver brincando com o seu amiguinho não deixe-o aproximar de sua boca. O contato com os lábios pode fazer com que algum vírus que o pet tenha seja transmitido para você.

Para manter a saúde do seu animal de estimação é muito importante manter as vacinas dele em dia. Assim como nós, os animais domésticos precisam tomar determinadas vacinas que os protegem de diversas doenças.

Tomando todos esses cuidados com certeza você terá um animal de estimação feliz e saudável, livre das doenças comuns em animais que vivem em casa. Além disso, você também estará protegido. 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Higiene

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *