Maus-Tratos de Animais para a Diversão Humana

A pratica de maus-tratos contra os animais sempre esteve muito presente na história da evolução humana, e apesar de ser muito combatida por grupos de defesa animal, ainda acontece muito nos dias atuais. Situações que demonstram o descaso e os maus-tratos com animais domésticos e com os animais domesticados muitas vezes fazem parte do cotidiano, com cachorros presos em coleiras curtas, animais que apanham, animais presos que recebem pouca água ou comida, lojas de animais que tem os animais empilhados em gaiolas, cavalos raquíticos que puxam carroças pelas ruas da cidade, sem falar nos animais de circo e os que são submetidos a outras formas de maus-tratos. Vamos falar aqui um pouco dos maus-tratos dos animais praticados como forma de diversão humana.

Animais de Circos

Alguns circos ainda usam animais para os seus espetáculos, são animais selvagens que são domesticados como leões, tigres, elefantes e macacos, que na maioria das vezes são as maiores atrações realizando seus números nos picadeiros. O público aplaude, mas na refletem que aqueles animais precisam apanhar muito para aprender a fazer coisas que são completamente contra a sua natureza. Para serem amestrados esses animais sofrem torturas, ficam presos, são surrados, pois aprendem basicamente estabelecendo uma relação de dor e medo. O tratamento dos animais no circo, com as constantes viagens, treinamentos, apresentações e a falta de cuidados adequados sujeitam os animais a viverem em permanente estado de estresse psicológico e emocional.

Acorrentados

A Farra do Boi e dos Rodeios

Santa Catarina promove anualmente durante a Semana Santa a Farra do Boi. O evento tradicional no estado ocorre simultaneamente em várias cidades e consiste em largar um boi a correr pelas ruas enquanto as pessoas ora batem violentamente no bicho ora disparam do boi que aterrorizado se remete contra as pessoas. Os rodeios que acontecem em quase todo o Brasil também os bois são torturados. Para que eles fiquem violentos e promovam um bom espetáculo eles recebem vários estímulos nas mangueiras com instrumentos pontiagudos, elétricos e outros. As provas de laço também são apontadas pelos maus-tratos dos animais, que em algumas modalidades são laçados peço pescoço e pelas patas traseiras ao mesmo tempo, restando caído no chão.

Rodeio

Rinha de Galos e Briga de Cães

A rinha de galo e a briga de cães são dois “esportes” proibidos no Brasil pela legislação ambiental, no entanto ainda acontecem com frequência. Nelas os animais são treinados para brigarem, no caso dos galos até a morte de um deles, e no caso dos cães até que o seu dono desista. Os torcedores desses dois esportes violentos apostam dinheiro.

O abuso e o mau-trato contra um animal configura crime ambiental, definido pela lei nº 9.605, de 12/02/1968, e qualquer pessoa que souber ou assistir algum caso de maus-tratos de animais deve imediatamente comunicar a polícia.

Maltratar os animais para a diversão humana…..quem é o animal?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *