Fotos de Araras

Elas são lindas aves de penugem extremamente coloridas, típicas das regiões tropicais e chamam a atenção pelo comportamento e pela beleza. São as araras, que são amadas e conhecidas como aves típicas do Brasil. Elas são dóceis e fortes e, se habituadas desde jovem, podem viver tranquilamente em ambientes domésticos. Se você pensa que não viu uma arara ainda, então lembre do filme Rio, animação de diretor nacional, na qual os personagens principais eram duas lindas araras.

Entretanto, embora pareça um animal doméstico, o habitat natural delas é a floresta. As araras são aves acrobáticas, trepadoras, que gostam de subir na copa das árvores e caçar os alimentos no caule delas.

Fotos de Araras

Fotos de Araras

O bico torto e bem forte, típico da família Psittacidae, facilita a caça dos alimentos favoritos das araras, as larvas. Além disso, elas possuem características bem sociáveis, o que as fazem estar normalmente em grandes bandos.

Uma característica bastante relevante da vida das araras é que elas são fiéis, monogâmicas toda a vida. Assim como os pinguins, as araras escolhem seus parceiros ainda na juventude e vivem com ele toda a vida, isso significa cerca de 70 anos, média de vida da família. Mesmo com a morte do parceiro, ela ficará viúva(o) e não se unirá novamente.

Existem várias espécies de araras, divididas em diversos gêneros. São eles: Ara, Anodorhynchus, Cyanopsitta, Primolius, Orthopsittaca e Diopsittaca. Algumas espécies de cada um desses gêneros podem ser encontradas no Brasil, como a arara-canindé, arara-vermelha-grande, arara-vermelha e maracanã-guaçu.

Fotos de Araras

Fotos de Araras

Para leigos, ao observar as fotos das araras, a principal diferença entre elas está nas cores. O gênero Ara, por exemplo, é caracterizado pela diversidade de cores, normalmente com cerca de três cores principais e diversos tons. Quatro espécies desse gênero são encontradas no Brasil, e um deles, especificamente, representa a imagem característica do imaginário brasileiro quando se trata dessa ave, a Ara ararauna – a arara-canindé.

A canindé  ganhou fama principalmente pelas cores: verde, amarelo, azul e branca. Não por coincidência é considerada um símbolo do país, graças às cores da bandeira em sua penugem.

Fotos de Araras

Fotos de Araras

As fotos com araras mais típicas são as que envolvem o gênero Ara pela diversidade de cores e o gênero Anodorhynchus. Apesar do nome difícil, este último não é nada mais do que as famosas araras-azuis. As três espécies do gênero são encontradas no Brasil e são muito procuradas graças ao tom intenso das suas penas.

Infelizmente, as araras azuis (arara-azul-pequena, arara-azul e a arara-azul-de-lear) estão em perigo ou em situação crítica quanto à extinção. As araras são extremamente assediadas, principalmente quando se trata de tráfico internacional de animais, que procuram as espécies mais raras.

A consciência ainda é a melhor arma para a preservação. Caso contrário, só restarão os registros em fotos desses lindos animais!

2 comentários

  1. as coisas boas q são as melhores, e vcs tem as melhores, parabéns!!!

  2. Olá meu nome é Marcos Santos, sou de São José dos Campos.
    Gostei muito das imagens contidas neste site, gostaria muito de conhecer o autor delas. por favor, se possível entre em contato pelo meu e-mail. Obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>