Cavalo Mangalarga Marchador

Origem e História do Cavalo Manga Larga Marchador

O cavalo Manga larga se originou na Península Ibérica. Foram trazidos para o Brasil pelos colonizadores os cavalos da raça Andaluz e Alter. Com a vinda da Família Real Portuguesa, chegou os melhores espécimes da Coudelaria Real Alter do Chão, o que desempenhou um papel decisivo para o melhoramento da raça, ou seja, a formação de uma nova raça.

Com o cruzamento dessas raça, desenvolveram uma raça dotada de qualidades imprescindíveis e com finalidades como bom andamentos, nobreza e docilidade caráter, e resistência. Foram feitos também cruzamentos com as raças, Árabe, American Saddle Horse, anglo Árabe e Puro Sangue Inglês.

Desde sua origem, o cavalo Manga larga é considerado como um animal de trabalho e esporte, ou seja, ligado tanta ao gado quando a atividade de caçada de veado. O cavalo Maga larga é considerado o cavalo excelente para prática esportiva de “Enduro”.

Com todo o prestígio do cavalo manga larga, a ABCCRM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Manga larga) colocou em treinamento os 100 animais que participam dos Jogos Mundiais da Natureza, nessa modalidade, com a certeza que o manga larga, representando o Brasil, terá um perfeito desemprenho.

Ele tem, como diz a expressão que nomeia a raça, uma verdadeira ”marcha”. É um passo acelerado que mantêm regularidade, fazendo com que sua marcha muito suave e confortável para o cavaleiro. Essa raça surgiu na metade do século XIX. Há variedades da espécie, que inclui: Marchador Mineiro e Paulista. O Paulista é ainda mais leve, com as pernas maiores e com um desenvolvimento mais recente.

A raça de Cavalos Mangalarga Marchador é uma das mais conceituadas do mundo. A espécie se originou do cruzamento com espécies de lida que em grande parte dos casos tem origem ibérica.

O Nome Mangalarga

O nome Mangalarga vem de uma fazenda no Rio de Janeiro com o mesmo nome “Fazenda Mangalarga”. Os proprietários da fazenda batizaram os seus cavalos – que eram todos comprados em Minas Gerais – com o nome da fazenda. Mais tarde, devido a característica da marcha suave da raça, eles colocaram o segundo nome, tornando-se assim conhecida a raça ”Mangalarga Marchador”.

Características dos Cavalos Mangalarga Marchador

Os cavalos dessa raça têm tamanho médio, são ágeis e fortes e têm estruturas e membros de tamanhos proporcionais. São vigorosos e de aparência saudável.

  • Aparência: Visualmente de aparência calma, e pele fina e suave. Eles têm pelo sedoso. Quando ao temperamento, eles são tipicamente ativos e dóceis. O peito é fundo e os membros são musculosos.
  • Altura: Quanto à altura, os machos geralmente – e o ideal – é que tenham cerca de 1,52 metros; e para as fêmeas cerca de 1,46 metros.
  • Coloração: Podem-se encontrar cavalos de várias cores nessa raça como cinza, baio e castanho suas cores predominantes.

O Mangalarga Machador é inteligente, majestoso em sua marcha.

O que se destacou nessa nova linhagem de cavalos era o seu andar muito macio e o seu porte. O nome Mangalarga é uma referência a roupa dos montadores que possuía uma manga bastante larga. O nome Marchador vem dessa ideia de caminhar macio e com um porte bonito.

O porte é médio, trata-se de um cavalo ágil e com uma estrutura forte. A expressão desse animal chama bastante a atenção por ser sadia e forte. A sua pele é fina e lisa e tem um temperamento dócil e amigável. Além de qualidades excepcionais, esse cavalo se destaca pela sua aparência.

A cultivação do Cavalo Mangalarga Marchador começou durante o ciclo do ouro, por Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, dono da Campo Alegre, em Minas Gerais. Seu nome foi dado devido a sua forma de andar.

Outras Características

A firmeza dessa raça pode facilmente ser notada assim como a incrível facilidade de adaptação a qualquer tipo de adversidade climática (seja temperado, tropical ou frio) ou no terreno.  Sua resistência é demonstrada pela sua capacidade de viajar longas distâncias sem se cansar. O Mangalarga Machador não necessita de uma alimentação muito específica, sobrevivendo bem em um regime no estábulo e também em campos abertos. Ele também é resistente a doenças e parasitas.

A Marcha neste Animal

A marcha dessa raça é rápida e ao mesmo tempo, suave e com um marcha natural. Com as patas se movendo alternadamente lateralmente e diagonalmente. Devido a isso, há momentos de apoio triplo, onde apenas três patas tocam o chão. O movimento chamado ”marcha batida” acontece quando as patas se movem lateralmente e separadamente. A marcha desse animal é perfeita para pessoas amantes de uma cavalgada bem confortável. A raça não trota – como os outros animais – mas, ao contrário, se movem em meio galope.

É  um dos melhores cavalos para cavalgar, pois ele garante agilidade, velocidade e uma ótima resistência, além da segurança do seu andamento. É um animal muito dócil e que consegue percorrer grandes distâncias sem cansar. Em um cavalo desta raça, destaca-se sua cabeça, que é longa, os olhos um tanto escuros e sua inteligência.

Não existe um cavalo que não seja dessa espécie que tenha uma marcha como a do Mangalarga Marchador, é o mais confortável do mundo. Quem o monta, normalmente quase não sente o impacto dos seus passos, pois normalmente o animal mantém três patas apoiadas no chão, enquanto outras espécies se apoiam em somente duas. Este cavalo pode ser montado por pessoas de todas as faixas etárias e que tenham ou não conhecimento em montarias.

Peso e Altura do Cavalo Mangalarga Marchador

Este animal normalmente pesa de 350 a 400 quilos, isso no caso do macho. Em fêmeas normalmente o peso é um pouco menor, assim como a altura, tendo o macho em média 151 cm e as fêmeas em torno de 144 cm. Sua pelagem normalmente tem a coloração predominante em castanha e tordilha, mas também pode-se encontrar na cor branca, negra, rosilha ou lobuna, embora seja um tanto mais difícil.

Seu pescoço é leve e de comprimento médio, possui uma crina bem rala, embora sedosa. A cauda é bastante implantada, o sabugo é curto e firme e com a ponta um pouco inclinada para cima quando o animal se locomove.

São sempre bastante fortes e as articulações são salientes, firmes e apuradas. Seus braços são bastante musculosos e curtos, já o antebraço é longo. Seu passo é no estilo andamento marchado, bastante simétrico e de baixa velocidade, já o galope é saltado, com velocidade mediana e muito assimétrica.

Alimentação

A sua alimentação normalmente é feita de concentrados e forragens, mas é importante fazer um bom balanceamento entre eles, pois isso evitará que seu animal sofra com cólicas. Isso sem contar que a hidratação é muito importante.

Criação

Hoje, os criadores desta raça contam com uma associação de com mais de doze mil proprietários e criadores da raça. A ABCCMM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador) foi criada para que todos os criadores iniciantes pudessem expor seus animais e usufruíssem dos serviços da associação na parte social.

Quanto custa um Cavalo Mangalarga Marchador?

Por todas essas qualidades e por todo o prestígio que gera entorno dessa raça, o cavalo Mangalarga tem movimentado um bom dinheiro no mercado de eqüinos. Para possuir um cavalo desta espécie é necessário desembolsar um bom dinheiro. O preço médio é de R$12.000 a R$30.000 reais, mas pode chegar até alguns milhões conforme a linhagem e o treinamento a que o cavalo foi submetido. O custo maior de um proprietário da raça é o das despesas mensais com os cuidados com o animal, assim como com medicamentos e cuidados que são essenciais para manter um cavalo forte e bonito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Essas imagens desses cavalos sao muitos bonito e muito de raça….. o dono deve ter orgulho……….manga larga marchador

    Nomeneto souzaa 30 de abril de 2013 12:54
  • Sonho em ter um cavalo deste.

    JACKSON 1 de novembro de 2013 8:38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *