Curiosidades Sobre o Olfato Canino

Os cães, que são tidos como os melhores amigos do homem, podem o ser por diversos motivos, dentre eles a relação de amor e amizade, e ainda a imensa capacidade que têm em seu olfato, sendo capazes de até descobrir doenças e perigos em seus donos.

O talento do olfato canino frequentemente é usado em favor dos homens, e essa ajuda se dá tanto na esfera policial, quanto na doméstica, já que os cães são capazes de encontrar até pragas domésticas, em decorrência de seu excelente olfato.

O Olfato Canino

O olfato é considerado como o mais importante sentido presente no cachorro, que nesse quesito se mostra muito mais elevado que nos demais animais. Essa marcante característica se dá através das variadas ramificações presentes nos nervos olfativos que estão localizados na cavidade nasal, que tomam 160 cm² da área, e no ser humano essa extensão não alcança 05 cm².

Outra comparação ainda pode ser apontada, por exemplo, no ser humano, as células responsáveis pelo olfato chegam a aproximadamente cinco milhões, e nos cachorros esse números se multiplica para atingir os 220 milhões. O nariz do cachorro possui uma enormidade de fendas permanentes, que podem variar de cão para cão, e são consideradas como as impressões digitais caninas. 

Através dele é possível que se faça a identificação individual dos animais. Os cachorros em geral têm trinta vezes mais sensores do olfato que o homem. Em razão dessa apurada capacidade é possível a um animal adestrado procurar e encontrar minas terrestres, drogas e ainda pessoas presas entre escombros causados por acidentes.

Além das situações comuns que estão acostumados a ver os animais, ainda há outras capacidades dos cães que podem deixar qualquer pessoa de queixo caído, como aquelas que seguem: 

Capacidades Olfativas Dos Cães Que Auxiliam Bastante o Ser Humano

  • Como muitas pessoas ainda não sabem, as abelhas estão passando por um processo de extinção, ou seja, estão morrendo, porém, os cachorros podem auxiliar na diminuição dessa mortandade. Desde a década de 70, criadores de abelhas estão fazendo o treinamento de cães para que possam farejar as colmeias que estejam, para que possam ser tratadas antes mesmo que possam infectar aquelas que ainda se mantém saudáveis.Os cachorros podem encontrar uma colmeia saudável ou não doente, apenas sentindo o cheiro que vem das bactérias que ocasionam a doença chamada de “Cria Podre” ou “Loque Americana”. Cerca de cem colmeias podem ser verificadas em apenas 45 minutos por um cão, enquanto que um homem demoraria aproximadamente dos dois para cumprir essa tarefa.
  • Outra potente característica do olfato canino é a de, quanto treinados, serem capazes de detectar o policarbonato, material do qual é fabricado o DVD e o CD, com isso conseguem farejar o contrabando de DVDs, combatendo de maneira eficaz a pirataria.Logo na primeira tentativa de usar um cão com essa finalidade, já fora apreendidos DVDs piratas que chegaram a valer US$ 3 milhões de dólares. O episódio dos cachorros foi tanto impactante que os plagiadores de DVDs chegaram a oferecer uma premiação em dinheiro para quem matasse os cães farejadores.
  • A polícia Norte-americana utiliza com constância os cachorros para encontrar os corpos de pessoas que passaram por afogamento. Mas o que intriga é saber como os cães consegue sentir o odor um corpo humano ainda debaixo d’água?O odor liberado pelos através da corrente aquática, acaba saindo através do ar. Com isso, os cachorros que estão na margem ou em cima de barcos, seguem este cheiro até o local onde se mostra mais forte.
  • Na Guerra do Vietnã, os soldados dos Estados Unidos usaram cães farejadores para buscar as tropas inimigas. Até parece que essa não é uma habilidade considerável, já que todos sabemos que os cães podem sentir os cheiros dos humanos com facilidade. Mas os cachorros ainda foram ensinados para encontrar armadilhas, armas e túneis, e com isso, salvaram a vida de vários soldados americanos.A principal dificuldade estava presente no fato de que a comunicação dos cães é feita através do latido, e, em uma guerra isso se tornaria uma sentença de morte. Por isso, os animais foram treinados a fazer a sinalização de maneira alternativa tudo o que viam. Muitos dos animais aprenderam a sinalizar através do arrepio dos pelos da nuca, alguns procuravam cruzar as orelhas, e ao menos um desses animais podia ficar em pé apoiado somente nas patas traseiras.
  • Os cães ainda têm a capacidade de prever um ataque epilético. Além disso, ainda podem ser ensinados para dar sinal de alerta a seus donos que sofrem de diabetes quando a quantidade de açúcar no sangue baixa a níveis que podem ser perigosos.Muitos dos cães são capazes de buscar um kit de insulina, quando o dono sofre de um pico de diabetes. Se pudessem até preparariam e dariam a injeção.
  • Os cães ainda foram treinados para farejar os excrementos das baleias, já que os mesmos devem ser removidos com rapidez, pois ficam aproximadamente 30 minutos boiando e, logo depois afundam. Assim, os animais encontram os excrementos fazendo com que os cientistas, possam colhê-los e examinar através deles a saúde das baleias.
  • Com o grande aumento das viagens aéreas, também tem aumentado a quantidade de percevejos que pode ser encontrado nas residências, pois as mesmas ficam por longo tempo vazias. Porém, através do treinamento de cães é possível fazer com que os mesmos encontrem as pragas em qualquer lugar, mesmo que ainda seja apenas um ovo.
  • Atualmente, grande parte das vacas ficam prenhes através da inseminação artificial. Ocorre que o sêmen usando no procedimento não costuma ser um material barato, de maneira que a é prejuízo certo fazer a inseminação do animal quando o mesmo não está no período de cio.Para que o prejuízo seja evitado ao máximo, muitos proprietários fazem uso de cães treinados para saber quando uma vaca está ou não no cio, sendo capazes de descobrir o período certo anteriormente até o próprio touro.
  • O olfato aprimorado dos cachorros faz com que eles possam sentir o cheiro, inclusive das células de câncer, que devem ter um odor característico. Em pessoas portadoras de câncer de mama ou de pulmão, o cheiro do câncer surge até no hálito do paciente e, por isso, pode ser encontrado através de cães treinados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *