Bicho Furão: Características e Cuidados

O Bicho Furão é um animal mamífero da família dos Mustelídeos. Existem muitas espécies do animal, sendo a mais conhecida o Furão doméstico, que é usado como animal de estimação em diversos países do mundo. Ao contrário do que muita gente pensa, esse animal não é um roedor.

Não se sabe ao certo quando esse animal foi domesticado, alguns relatos de pesquisas arqueológicos encontram vestígios de furões por volta do ano 1500 a C. O furão é muito usado como caçador no Reino Unido e na Austrália, onde os coelhos são considerados praga, eles são caçados e os homens utilizam os furões para mostrar onde eles se encontram.

O furão tem uma personalidade incrível, ele é simpático, agitado e curioso, talvez essa seja a sua maior característica e a que mais chama atenção. Ele é um excelente animal de companhia, muito brincalhão e amistoso, as crianças adoram, ele sobe em árvores com facilidade e também sabe nadar muito bem. Se for bem cuidado o Furão pode viver em media de dez anos.

Características Do Bicho Furão

O bicho Furão possui um corpo longo e muito flexível, pernas curtas e patas com cinco dedos, orelhas pequenas, calda longa e peluda com a pelagem bem densa. O focinho tem formato de cunha com dentes muito afiados que lhe proporcionam a capacidade de ser um predador de animais, como os pequenos roedores. Ele pode ser encontrado normalmente nas margens das florestas, nas vegetações com arbustos cerrados ou capoeira e também na beira de rios ou banhados. O furão costuma aparecer desde o sudeste do México até o Peru central e no Sudeste do Brasil.

O seu peso médio na idade adulta é de 400 gramas a dois quilos, e o seu comprimento, incluindo a cauda, fica entre trinta e cinco e sessenta centímetros. O furão chega a maturidade sexual entre oito e doze meses, seu nascimento acontece na primavera, e a época de acasalamento é de março a setembro. A sua gestação é de quarenta ou quarenta e quatro dias e quando nascem, as crias pesam entre cinco e quinze gramas são cegas, surdas e sem nada de pelo, eles deixam de mamar entre sete e nove semanas.

Utilidades Dos Furões

Os furões, atualmente, são muito utilizados nos trabalhos com os homens em muitas situações como:

  • Em minas de carvão e minérios para passar por orifícios pequenos;
  • Em aeroportos para detectar substâncias ilícitas;
  • Para encurralar coelhos para que sejam vacinados;
  • Para passar cabos dentro de grandes aeronaves;

O furão é um animal de hábitos noturnos, ele costuma dormir bastante durante o dia e estar acordado a noite para brincar, mas é preciso tomar cuidado com objetos valiosos, uma vez que ele tem o hábito de roubar e esconder. Ele se adapta a qualquer ambiente, mas quem quer ter um furão como animal de estimação, deve pensar bem antes e conhecer os hábitos desse mamífero. Ele não é indicado para crianças muito pequenas, por gostarem de apertar eles podem reagir de maneira agressiva e machucar a criança.

Cuidados Ao Dotar Um Furão

Para adotar um furão é necessário comprar em uma petshop com um certificado que garanta a sua legalidade e informe o numero de dispositivo, pois o animal é importado e quando ele vem traz um microchip de identificação e é cadastrado. Nos três primeiros meses de vida, ele necessita tomar as vacinas contra raiva e cinomose, próprias para a espécie, uma vez que elas podem levá-lo a morte.

O dono deve conhecer seus hábitos diários, como as fezes e a urina para que quando aparecer algum sintoma diferente ele saiba detectar e lavar ao veterinário. Como eles são muito suscetíveis, qualquer alteração pode representar problemas.

Além de ter uma alimentação adequada, o Furão só necessita de uma gaiola com água e comida, uma rede para dormir e brinquedos para ele se divertir. A higiene é muito importante, por isso a gaiola deve ser mantida limpa, o pelo sempre bem escovado e compre uma vasilha sanitária. Não é aconselhável deixar o Furão solto na casa, pois ele pode desaparecer com muita facilidade, mas se você usar uma coleira é possível levá-lo para passear quando quiser e a onde desejar.

A maioria das pessoas costuma ter um cachorro ou gato como animal de estimação, poucos gostam de inovar. As pessoas que gostam de novidades e são apaixonadas por animais pequenos podem optar por pegar um Furão como animal doméstico e de estimação, em geral eles são muito dóceis e adoram brincadeiras. Vários filmes já tiveram cenas com esses animais e fizeram muito sucesso entre a garotada que é apaixonada por esse bichinho exótico.

Assim como todo animal de pelo, o Furão também pode causar problemas em pessoas alérgicas, por isso não é aconselhável que pessoas alérgicas o peguem no colo, nem tenham em casa. Dotados de energia e curiosidade, eles vigiam o tempo todo o ambiente onde vivem, eles se apegam ao dono como os cães e gatos e brincam ativamente com seus donos. Como eles são pequenos podem passar por qualquer buraco e podem se machucar, levando um choque elétrico ou nas pás do ventilador bancando o curioso.

Para ter um furão em casa é preciso ter muito cuidado com objetos pequenos e tudo que pode causar perigo a eles. Caso contrário, você vai ter um grande aliado, um companheiro que adora brincar e não se sente quase nunca cansado. Mas ele é como outros animais de estimação, que gostam de receber amor e carinho e retribuem com a maior facilidade.

Por isso, muitas pessoas o querem como companhia e o aumento pela procura faz com que muitas pessoas o vendam de maneira ilícita sem que haja qualquer tipo de fiscalização. É importante comprar em um local de confiança para garantir a preservação da espécie. Agora que você conheceu um pouco sobre a vida do Bicho Furão, já pode se decidir por adotar ou comprar um para ter em casa ou no apartamento como animal de estimação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *