Vaca Nelore

Você sabia que existe mais de um tipo de bovinos? Pois bem, na verdade, existe uma grande variedade da espécie, e dentre as variações, podemos destacar: Brahman, Gir, Guzerá, Tabapuã, Zebu, Angus, Caracu, Hereford, Jersey, Charolais, Devon, Frísia e Limousin. Todas possuem seu macho (o boi) e a fêmea (a vaca).

Porém, dentre estas raças citadas, é necessário entender que nem todas as vacas são específicas para a produção de leite e muitas vezes são criadas e geradas para o corte, ou seja, são alimentadas de forma específica, para que absorvam os nutrientes necessários para a produção de uma boa carne para a venda, como no caso da espécie Nelore.

Vaca Nelore

Vaca Nelore

E há também uma mistura de raças que pode ser feita entre gados, que tem como objetivo a criação de uma nova raça, com capacidade de produzir leite de forma adequada e ao mesmo tempo tenha a serventia para um bom corte. O mais comum de ocorrer com relação à mistura das raças é a Nelore, que é específica para corte, e a vaca Holandesa, criada de forma específica para a criação de leite. Sendo assim, surge uma terceira raça, a qual possui ambas as “habilidades”.

Porém, ter uma boa criação de gado não é tão simples e barato quanto se pensa, principalmente quando falamos de raça, como o caso da vaca Nelore, que apesar de ter sua serventia específica para o corte, também tem o objetivo de reprodução. Sendo assim, é necessário que ela também tenha uma alimentação de qualidade, viva em ambiente confortável e seguro de doenças, para que então possa gerar novos gados saudáveis.

Vaca Nelore

Vaca Nelore

O preço de uma vaca Nelore que não possui qualquer premiação ou relação com linhagem famosa pode ser a partir de R$700,00. É possível encontrar a mesma espécie à venda, porém, com outras qualificações, o que faz com que custe um valor bastante superior, como um caso de vaca da espécie Nelore que custa 4 milhões de reais e está localizada em Goiânia.

De acordo com o que é divulgado, a vaca tem apenas 4 anos hoje, e possui este preço elevado pelo fato de ter ganho diversos prêmios por fertilidade e padrão da raça. Ao que informam, os embriões da vaca podem custar até 200 mil reais cada um, ou seja, para manter esta em específico, são necessários diversos cuidados, pois ela não pode correr o risco de adoecer, afinal, o dono dela perderia nada mais, nada menos do que 4 milhões de reais.

Vaca Nelore

Vaca Nelore

Também há vacas Nelore como esta que servem apenas para exposição e produção, e quanto mais se mantém o padrão da raça, mais valiosa a vaca se torna para os comerciantes, sem contar que dentre as demais raças de bovinos, a Nelore é considerada como a mais resistente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>