Galinha D’angola

A origem desta ave, que é da ordem dos galiformes, é africana e foi trazida para o Brasil pelos portugueses na época da colonização. Essa ave é também chamada de guiné, capote, galinha-do-mato ou ainda pintada. Os portugueses a trouxeram da África Ocidental. São vários os nomes pelos quais a galinha-d’angola é conhecida em nosso país e esse nome vai depender da região onde é encontrada podendo assumir o nome de tô fraco, angolista, cocá ou ainda de maneira errônea é chamada em algumas regiões de galinhola.

Caipira

Características da Galinha D’angola

Ao considerarmos as características físicas destas aves podemos distinguir três tipos sendo que a mais comum delas é a galinha pedrês que é cinza cheia de bolinhas brancas, depois desta tem aquela toda branca e a pampa que resulta do cruzamento da pedrês com a branca. Com apenas três meses o macho já tem características bem acentuadas e apresenta uma crista bastante bicuda para frente, como se fosse um chifre sendo que nas fêmeas esta crista é bem mais arredondada. Algumas aves apresentam ornamentos com penas longas no peito. Os machos depois de adultos tem esporas e os bicos das galinhas-d’angola são fortes e curtos, especiais para ciscar. Elas são rústicas e por isso de fácil criação sendo que tem um detalhe complicador, é que quando deixadas soltas, escondem os ninhos e costumam botar ovos em camadas e ninhadas conjuntas e ainda os tapam com palha ou capim e quando chocam acabam aquecendo somente os ovos que ficam nas camadas de cima, os outros se perdem.

Ovos

Reprodução

Em geral de abril até agosto é o período em que estas aves se reúnem em grupos maiores sendo nesta ocasião que trocam as penas e no final deste período vão escolhendo os pares e cada duas fêmeas ficam com um macho e é aí então que acontece o acasalamento com a postura indo de setembro a março. Em media cada galinha põe de setenta a oitenta ovos e quando criadas em cativeiro o ideal é juntar os ovos e após colocá-los em chocadeira uma vez que as galinhas-d’angola não se salientam por serem boas mães. Raramente estas aves chocam e quando o fazem não cuidam direito dos pintinhos, são muito irrequietas e acabam levando os bichinhos para lugares úmidos e desta maneira podem até comprometer a sobrevivência destes.

Galinha D'angola

Como Se Comportam

São aves que fazem tudo em bando e só vivem assim, andando em bandos, se locomovendo sempre em bando e para se reproduzir também precisam do bando, pois é deste que vem o estimulo para que se acasalem. São organizados como bando onde cada grupo tem um líder que inclusive faz vigilância enquanto os demais comem e somente depois de ter certeza de estar tudo na mais perfeita ordem é que se dispõe a comer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *