Dicas Para Criar Papagaios

Uma ótima maneira de ter um melhor amigo em casa e bem alegre é criar um papagaio. Ave colorida bem típica do Brasil, os papagaios são permitidos por lei e por isso são bacanas de serem criados em casas ou apartamentos. As aves, no entanto, são sensíveis aos cuidados e convívio com o homem e exigem cuidados constantes. Para quem está levando em conta a possibilidade de criar um papagaio em casa, veja algumas dicas a seguir de como o fazer.

Dicas Para Criar Papagaios

Dicas Para Criar Papagaios

Limpeza Em Primeiro Lugar

Assim como no local que for criar qualquer outro pet, seja cachorro, gato ou uma ave, a limpeza é um ponto de extrema importância. Por isso mantenha a gaiola do animal com comida e água limpa constantemente. Retire as tigelas de alimentos e água todos os dias para limpar e substituir por alimentos frescos e água.

Limpe a parte de baixo da gaiola. Se ele viver solto, limpe o local onde a ave costuma ficar todos os dias para manter o mais limpo possível. Limpeza é um ponto importante no cuidado com um papagaio, principalmente se ele for criado em ambiente solto, tanto para a saúde da ave como para a saúde das pessoas que vivem em casa. As fezes de papagaio são repletas de verminoses que podem causar doenças aos humanos.

Limpar a gaiola do papagaio deve ser parte da sua rotina diária. Se utilizar uma gaiola, o papel colocado ao fundo do gradil precisa ser trocado a cada dois dias ou menos. Se o papagaio é muito sujo e espalha tudo, o período deve ser amplamente reduzido de limpeza para diário ou até duas vezes ao dia. Remova toda a sujeira e use jornal na parte de baixo se ajudar a manter a sujeira do animal no mesmo lugar.

Limpe todos os itens que vão ficar na gaiola. Quanto mais limpo será melhor para a saúde da ave. Certifique-se de ao limpar a gaiola do animal usar desinfetante seguro para o pássaro, que podem ser encontrados em pet shops. O uso de Trigene ou qualquer outro desinfetante forte pode causar sérios problemas de saúde ao papagaio.

Imagem de Amostra do You Tube

Estimule a Mente Do Animal

Treine seu papagaio para manter sua mente ativa, pois estas aves são altamente inteligentes. São animais sociais e passam a maior parte do seu tempo quando estão soltos na natureza em bandos conversando com seus companheiros e em busca de alimento.

Estimule a Mente Do Animal

Estimule a Mente Do Animal

É uma coisa muito dolorosa para o seu papagaio ficar isolado em uma gaiola, com a comida fornecida a ele em uma tigela e não ter mais que caçar ou voar. Considere treinar seu papagaio é uma boa pedida para manter o ambiente sociável e existem infinitas maneiras de fazer isso.

Muitos papagaios respondem bem a qualquer tipo de informação e você pode estimular isso. Considere a criação de uma experiência natural para o seu papagaio que se assemelhe a uma vida mais liberta, fazendo-o procurar sua comida por exemplo. Isso pode ser tão fácil quanto você envolver algumas guloseimas em uma folha de papel natural e fazer com que ele mastigue e então tire a embalagem. Ele vai ter que pensar para isso e assim vai estimular sua mente. Experimente fazer brincadeiras de esconder com seu papagaio em casa de forma que ele procure por você e ele vai sentir mais entretido, ao menos a cada dois dias.

Imagem de Amostra do You Tube

Ensine Seu Papagaio a Falar 

A maioria dos papagaios acabará no dia a dia por imitá-lo na sua voz ou pequenas frases. Mas se você quiser fazer um verdadeiro esforço para ensiná-lo a falar, terá que gastar o tempo mas é totalmente possível e sem qualquer custo extra.

Limite suas sessões de ensino para 10 ou 15 minutos diários ou uma hora se intensa, ou simplesmente fazer a ave repetir as mesmas frases várias vezes durante cada aula. Você diz, ele diz e assim ele vai terminar por aprender a falar, pois está na genética desta espécime de ave.

Seu papagaio vai começar a imitar as coisas que ele ouve com mais frequência na sua rua, é da sua própria natureza dele e basta punir as palavras. Se você gritar com seus filhos, palavrões pode ser que seu papagaio decore e comece a repetir as mesmas palavras, por isso tenha bastante cuidado em palavras que usa com frequência.

Não ensine nada complexo. Mantenha as frases curta. Uma ou duas palavras normalmente funcionam melhor. Depois de seu pássaro tem dominado algumas palavras ou frases, tente um pouco mais como textos completos ou quem sabe uma música.

Faça um esforço real para ensinar ao animal comunicações úteis. Muitas pessoas acreditam papagaios simplesmente imitar o que é dito a eles. Outros acreditam que quando uma associação real existe, os papagaios entendem o que eles estão dizendo. Ensinar o seu papagaio a se comunicar irá ajudar você a entender o que ele quer mais tarde.

Varie a Dieta Da Ave

Ninguém gosta de comer a mesma coisa todos os dias e seria saudável mudar um pouco. Os papagaios necessitam de uma dieta variada, com uma ampla gama de valor nutricional em sua dieta. Nenhum papagaio deve ser mantido em uma dieta de apenas sementes. Dê a ele frutas que ele possa abrir ou alimentos frescos e ração, mas sempre variando o cardápio. Os papagaios comem folhas verdes, grãos, legume e frutas.

Cuide Da Saúde Do Seu Papagaio

Papagaios precisam de uma variedade de superfícies para manter os pés e garras saudáveis, pois suas garras ainda pode crescer demais às vezes. O melhor é deixar um local para que o animal possa afiar ou leve ao veterinário para o corte. Observe ainda as penas do bicho se há outros bichos que causam doenças, suas vezes se há protozoários e procure um veterinário eventualmente para avaliar a saúde do animal.

Alguns papagaios são completamente saudáveis por um longo tempo, mas a maior parte do tempo quando seu papagaio encontra um problema de saúde pode ser fatal por ter sido ignorada. Verifique se o seu veterinário possui conhecimento em aves e peça um checkups anual ao menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>