As Crianças e os Animais

As crianças são o futuro do planeta, por isso é muito importante que, desde pequenas, elas aprendam a importância de preservar a natureza e, consequentemente, os animais. Dessa forma, elas irão se tornar adultos conscientes de que dependem dos recursos naturais para sobreviver. Além disso, um cidadão que é criado aprendendo a respeitar o meio ambiente aplica isso a outras áreas de sua vida.

A seguir vamos falar um pouco mais sobre a importância dos animais na educação infantil e como pais e escola podem incluí-los a formação de uma criança.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=GGsZ2vvAS3U[/youtube]

Animais ou Brinquedos

A Universidade de Virginia e a Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, publicaram um estudo no qual concluíram que as crianças preferem brincar com animais ao invés de brinquedos quando têm essa chance. O estudo percebeu que mesmo crianças bem pequenas com menos de um ano de idade preferem o animal ao brinquedo.

Algumas chegaram a preterir os brinquedos por aranhas ou cobras dentro de aquários. Além do desejo de brincar com os animais, as crianças demonstraram uma intensa curiosidade a respeito dos animais, algo que não demonstraram em relação aos brinquedos.

Apesar da comparação, é fundamental ensinar para os pequenos que os animais não são brinquedos. Por mais que seja divertido brincar com um cachorro ou gato, por exemplo, a criança deve ser orientada que se trata de um ser vivo, que sente dor, e, por isso deve ser manuseado com cuidado.

Animais – Instrumento de Aprendizagem

A pesquisa realizada nesse estudo teve como objetivo desenvolver a ideia de que os animais podem servir como instrumentos para o aprendizado. Se observarmos o universo infantil perceberemos que é comum o uso de personagens animais em livros e programas de TV para as crianças.

A Peppa Pig, por exemplo, que é um personagem de bastante sucesso entre as crianças, é uma porca. Para citar outros exemplos temos também a Galinha Pintadinha, o peixe Nemo, os personagens marinhos de Bob Esponja, etc.

Entretanto, não basta que elas apenas assistam aos desenhos para aprender a respeitar os animais. É preciso que pais e escola orientem essas crianças, explicando que o desenho animado nada mais é do que uma representação de animais reais. Mostrar imagens do desenho, comparando com uma fotografia do animal real é uma ótima maneira de ensinar isso. 

O Que a Pesquisa Demonstra?

Uma das descobertas mais interessantes dessa pesquisa é que as crianças não têm medo nato dos animais, como aranhas e cobras, por exemplo. Dessa forma, os cientistas descobriram que os medos são desenvolvidos ou aprendidos ao longo do crescimento das crianças.

O que se percebeu também é que o interesse das crianças era grande por todos os animais que lhes foram apresentados, porém, os pais tinham mais cautela ao falar sobre os espécimes mais perigosos, como cobras e aranhas, por exemplo. Isso pode ser uma explicação para o uso constante de animais perigosos como vilões em filmes e livros infantis.

Ainda é possível observar que o entretenimento voltado para as crianças busca enquadrar cada animal num tipo de personagem, mas com o tempo isso tem mudado e nem sempre os tubarões são cruéis e os ratos mesquinhos e nojentos. Pense na forma como você conversa sobre animais com os seus filhos, é importante satisfazer a curiosidade dos pequenos, porém, sempre com supervisão. 

Como Trabalhar os Animais na Sala de Aula

Os professores da educação infantil podem encontrar nos animais grandes aliados para ajudar a fazer com que as crianças se interessem pelos estudos. A seguir vamos falar um pouco sobre como apresentar os animais em sala de aula pode ser interessante para atrair a atenção das crianças.

Uma forma bem interessante de apresentar os animais para as crianças é levando alguns espécimes pequenos e inofensivos para a sala de aula. Um coelho pode ser um animal levado para a sala na páscoa, por exemplo. O foco deve estar em fazer com que as crianças identifiquem que existem animais diferentes e quais são as diferenças que existem entre eles.

Excursões: Se houver a possibilidade, uma excursão para um zoológico ou aquário será, com certeza, uma experiência bastante enriquecedora. Vivenciar o que é ensinado em sala de aula é algo que marca os alunos de maneira bastante positiva. 

Livros: Além de apresentar os espécimes animais pessoalmente, é interessante contar com os livros infantis como auxílio. Porém, cuidado para não bater somente na mesma tecla com livros que sempre mostram os animais mais perigosos como maus e os mais fofos como bons.

Filmes: Os filmes e documentários também são uma ótima maneira de ensinar mais a respeito de determinada espécie de animal para as crianças. É possível criar uma série de atividades sobre o que foi assistido para fixar o conhecimento.

Semelhanças e Diferenças: Nitidamente, os animais apresentam semelhanças e diferenças entre si e isso pode ser o ponto a ser trabalhado em sala de aula. Os alunos podem aprender muito mais quando fazem comparações entre um e outro espécime. Através desse conhecimento, de que existem diferenças entre os animais, pode se tornar mais fácil para os professores explicar outros elementos do dia a dia e suas diferenças. 

Amizade: Um vínculo que geralmente se forma entre as crianças e os seus animais de estimação é a amizade. A relação sincera de amor que se forma entre as crianças e os animais é muito importante para o desenvolvimento emocional dos pequenos. Dessa forma, quando as crianças têm um animal de estimação com que brincar podem descobrir mais cedo a cumplicidade de uma amizade.

A escola também pode ensinar aos pequenos sobre a relação que se deve ter com um animal de estimação, e reforçar a ideia de que eles não são brinquedos. Projetos que conscientizam sobre o abandono de animais irá fazer com que eles passem a ver com outros olhos um cachorro ou gato.

No caso dos pais, ter um animal em casa poderá oferecer a possibilidade de ensinar para as crianças lições de responsabilidade, dando a elas tarefas como: alimentar o animal, levá-lo para passear, limpar o local em que ele fica. Tudo isso irá ajudar a formar um adulto muito mais consciente e responsável, e que respeita os animais. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *