Chita (Acinonyx jubatus), também conhecido como Guepardo, é atualmente o felino mais rápido do mundo, podendo chegar facilmente à velocidade de 110 km/h em uma só corrida. Geralmente possui o corpo bem definido, sem excesso de gordura decorrente de sua grande atividade física. Habita com bastante frequência a região do Sul da Ásia, Norte da África. Podem ser diferenciadas entre sua espécie, pelo formato dos anéis presentes em sua cauda, cada espécime possui um ‘design’ único. Tem um corpo aerodinâmico e altamente flexível.
Semelhante ao Leopardo, a Chita, pode ser chamada popularmente também de cheetah, cheetah-africana, onça-africana, leopardo-caçador ou ainda lobo-tigre. É a única espécie sobrevivente de felino que pertence ao gênero Acinonyx. Por ser extremamente rápida prefere atacar as suas presas sem muita estratégia, apenas as persegue conseguindo quase sempre superá-las e devorá-las. Apesar de não gostar de caçar em grupo, a Chita, pode realizar essa atividade em dupla.
Nome Que Diz Muito
O nome científico da Chita, Acinonyx jubatus, nos diz muito a respeito das características dessa espécie. Acinonyx vem do grego e significa algo como ‘garras imóveis’ que faz referência ao fato de que esse é o único felino que não consegue retrair completamente as suas garras. Mesmo quando as retrai ao máximo ainda permanecem visíveis, uma característica importante para o perfil corredor de alta velocidade do Guepardo, as garras lhe dão maior aderência ao solo.
Já a palavra jubatus vem do latim e significa ‘com juba’ como uma referência a pequena crina dos filhotes de Chita. O som da palavra Chita é bem parecido com a palavra inglesa ‘Cheetah’, trata-se na verdade de uma derivação de uma palavra hindi que deriva do sânscrito ‘chitraka’ que tem como significado ‘salpicada de manchas’.
Habitat da Chita
A preferência de habitat desses felinos é por planícies gramadas, porém, podem ainda ser vistos em locais com vegetações do tipo arbustiva e até mesmo em locais com características de semideserto. Uma curiosidade é que já foram feitos registros de espécimes de Chita em altitude de até 4.000 metros no Monte Quênia.
A espécie, atualmente, está distribuída geograficamente em algumas porções do Irã e da África, no entanto, em tempos passados era vista desde a costa do Mediterrâneo até os mares Cáspio e Aral. Os locais que concentram a maior quantidade de indivíduos dessa espécie estão concentrados nos pontos sul e leste do continente africano, em especial pelas condições geográficas e de clima.
Beleza Rara
A espécie Chita apresenta baixa variabilidade genética destacando-se por uma aparência marcante e de beleza particular. Os especialistas acreditam que essa espécie passou por um evento populacional chamado de ‘efeito de gargalo’ que consiste numa fase em que os indivíduos são obrigados a se reproduzir consanguineamente para garantir a sobrevivência da espécie. Trata-se de uma espécie bastante rara que tem enfrentado sérias dificuldades devido a intensa caça humana para a confecção de casacos e outros artigos de luxo com sua pele.
Animal Adaptado a Velocidade
Podemos dizer que a adaptação à velocidade é a principal característica física da Chita. Seu corpo delgado pode parecer um tanto frágil à primeira vista – considerando a imponência de outras espécies de felinos – no entanto, conta com caixa torácica de grande capacidade e uma estrutura de coluna altamente flexível. As suas pernas são bastante alongadas permitindo-lhe atingir velocidades muito elevadas.
A cabeça do Guepardo é relativamente pequena e seus olhos posicionados na parte superior, o focinho é curto com narinas largas. As orelhas desse animal são pequeninas e se caracterizam por ter uma mancha na parte de trás. O rosto da Chita é marcante devido as duas linhas negras que partem de seus olhos como dois caminhos de lágrimas. A função dessas ‘lágrimas’ seria de proteger os olhos do animal do sol uma vez que caçam durante o dia.
O coração desse felino é considerado como sendo relativamente pequenino com a capacidade de bombear pouco sangue. Um espécime adulto pode medir entre 112 e 150 centímetros com variação de peso entre 28 e 65 kg. A cauda da Chita pode medir entre 66 e 84 centímetros servindo como ponto de equilíbrio durante a sua corrida. Esses animais possuem uma quantidade elevada de fibras musculares temporais sendo que seus caninos são curtos permitindo uma abertura pequena da sua mandíbula para um ataque fatal.
Comportamento Sociável
O Guepardo é considerado o segundo grande felino com comportamento mais sociável, fica atrás somente do leão. Para se ter uma ideia irmãos Guepardo machos podem viver juntos por seis meses após deixarem a mãe ou até pela vida toda. As fêmeas, no entanto, não são tão sociáveis permanecendo solitárias exceto durante o período em que tem os filhotes. Não há a formação de bandos de caça, como os leões fazem, porém, em algumas situações as Chitas podem se juntar em grupos pequenos para caçar.
Sons da Natureza
Diferente de outros felinos, o Guepardo, não consegue rugir tendo que utilizar outros sons para se comunicar com os outros indivíduos da espécie. Num momento em que uma mãe Chita queira encontrar seus filhotes ou vice-versa são emitidos pios em alta frequência. Quando se dá uma reunião entre machos e fêmeas de Chita é normal que sejam emitidos sons que se assemelham a uma gagueira, esse comportamento é comum também quando se está tentando chegar a um acordo de boa convivência entre os machos.
A primeira defesa do Guepardo com certeza é correr, contudo, também pode emitir um rosnado quando se sente em perigo. Se esse animal se sente satisfeito pode ronronar, algo comum entre mães e filhotes. Uma curiosidade é que essa é a única espécie de felinos que tem a capacidade de ronronar. Há ainda o grupo de vocalizações hostis que inclui gemidos, rosnados e assobios seguidos por batidas das patas no chão.