Os gatos da raça Singapura se destacam por ter grandes olhos e uma aparência bastante inocente. Apesar de ser um gato geralmente travesso o gato dessa raça se apresenta muitas vezes como um bom companheiro para o seu dono e quer ajuda-lo em tudo o que ele faz.
No ano de 1991 o governo de Cingapura fez o reconhecimento dos gatos como sendo um tesouro nacional vivo, foram feitas até mesmo estátuas para os bichanos que passaram a ser usadas como cartão postal. A seguir vamos falar um pouco mais sobre os gatos da raça Singapura.
Conhecendo a Raça Singapura
A origem da raça, como o nome bem indica, é Cingapura no Sudeste Asiático que é um local em que ocorre transporte marítimo internacional. Nessa região existe uma grande quantidade de felinos que ficam rondando as docas procurando por alimento. Os gatos por muito tempo foram vistos como um incômodo e então foram realizados esforços no sentido de exterminá-los.
A situação dos bichanos mudou quando um criador americano descobriu os animais e os promoveu a raça. O nome Cingapura significa “cidade dos leões” e devido a isso os gatos são apelidados de mini leões. O geofísico norte-americano Hal Meadow trabalhava durante alguns períodos de tempo em Cingapura e então numa dessas visitas ele e sua esposa Tommy Meadow levaram gatos dessa raça para os Estados Unidos, isso no começo dos anos 1970.
A Criação
No ano de 1971 Hal fez o envio de alguns gatos para a esposa nos EUA e ela passou a fazer uma criação. Alguns anos depois, em 1974, houve a transferência de Hal para Cingapura e então ele, a esposa e os seus gatos se mudaram. Dentre os gatos do casal estavam um birmanês azul, uma birmanesa castrada e três gatos que eram os netos dos gatos originais.
No ano de 1975 o casal retornou aos Estados Unidos com cinco gatos marrons sendo que um era uma fêmea com o nome de Pusse, um macho chamado Tigo e mais uma fêmea chamada TES bem como os gatinhos do casal Tigo e Pusse que receberam os nomes de Gladys e George. Nesse retorno o casal começou um programa com o objetivo de fazer melhorias tentando assim estabelecer a raça Singapura. Os animais deviam ser criados com uniformidade tendo assim uma aparência único e, além disso, saúde e disposição.
Gene Recessivo
Em algumas ninhadas apareceram alguns gatinhos marrons que tinham cor sólida o que deixou evidente que existia um gene recessivo de cor sólida na raça Singapura. Como se tratava de uma condição de gene recessivo os dois pais deveriam ter o gene. Assim os criadores estabeleceram um programa de teste de acasalamento para detectar os gatos que tinham gene para a cor sólida evitando assim que dois portadores fossem cruzados entre si.
No ano de 1987 um criador de gatos dessa raça chamado Gerry Mayes foi até Cingapura para procurar por gatos que tivessem essas características e então trouxe alguns exemplares para os EUA. Ele registrou os gatos e embora a raça ainda seja bastante rara conta com seguidores bastante dedicados.
Gatos Singapura – Aparência
Trata-se de um gato bem pequeno, o desenvolvimento é bastante lento atingindo o seu tamanho máximo num período entre 15 e 24 meses de idade. Não tem muita diferença entre os gatos fêmeas e machos dessa raça. Um gato que é bem pequenino, mas cujos olhos são bastante grandes assim como as suas orelhas.
Um indivíduo macho dessa espécie adulto pode pesar entre 2 e 3 kg, as fêmeas por sua vez podem pesar entre 1,5 a 2,5 kg. Um animal cujo corpo é compacto e que possui físico definido e de certa forma musculoso, seu abdômen é bastante firme. Tem patas bastante fortes e com músculos. Os seus pés são curtos, pequenos e ovais. A cauda tem um comprimento curto.
Sua cabeça é arredondada da frente para trás e também de lado a lado. Observando de perfil o gato da raça Singapura tem o crânio arredondado possuindo uma curva abaixo da altura dos olhos. Seu queixo é bastante desenvolvido sendo grosso e curto, as suas orelhas tem um tamanho grande e um tanto pontiagudas com abertura na base.
Os seus olhos são grandes com um tom amendoado, pode ter cor de avelã, verde e amarelo com brilho. Seus pelos são finos e curtos tendo uma textura que lembra o toque da seda. Em relação a cor apenas duas opções são aceitas que são o tom sépia e um padrão chamado tabby.
Conhecendo a Saúde e a Predisposição a Doenças da Raça Singapura
Os gatos da raça Singapura em geral são considerados muito saudáveis e com poucos problemas de saúde. Quando se trata desse tipo de gato existe uma condição que preocupa, a chamada inércia uterina. Trata-se basicamente da incapacidade de expelir o feto para fora do útero pelo fato de que a espécie tem músculos bem fracos.
Uma característica que foi percebida nos primeiros gatos dessa espécie conhecidos e que ao que tudo indica tem passado as fêmeas através dos genes. Para facilitar o parto das fêmeas que sofrem com essa condição é necessário fazer cesariana. Além desse não foi documentado outro problema genético com a espécie.
Diversidade Genética dos Gatos Singapura
Contudo, embora não existam doenças relacionadas a genética os gatos dessa espécie geram preocupação nos criadores no que diz respeito a diversidade genética. Devido especialmente a endogamia que é o resultado de um conjunto de genes pequeno.
Pesquisas revelaram que juntamente com os gatos birmaneses os gatos da raça Singapura são os que possuem a menor diversidade genética. Na busca por combater esse problema foi aventada a possibilidade de que os gatos dessa raça pudessem cruzar com gatos de outras raças. São discussões que ainda se mantém em andamento.
Cuidados
Dentre os cuidados que os donos de gatos dessa raça devem ter está realizar a limpeza semanal dos ouvidos com a ajuda de um produto que seja próprio para isso. Nas lojas de pet shops você encontra produtos especiais para essa tarefa, consiste num gel de limpeza que após agir por 20 minutos permite remover a sujeira. Também é necessário fazer uma escovação semanal e deixar a vacinação em dia bem como a vermifugação.
–
Os gatos são animais de estimação desde os tempos mais remotos e sempre nos causam encanto e fascínio por serem esguios, terem porte nobre.
Algumas raças chamam a nossa atenção por certas características, como a Singapura, uma das raças de menor porte, por isso, ideais para quem mora em apartamento. Um gato adulto dessa raça não passa dos 03 kg e seu tempo médio de vida é de aproximadamente 15 anos.
Além disso, os gatos dessa espécie são ágeis, alegres, também atentos, seus olhos são grandes de cores amarronzadas, amarelo ou verde, já a pelagem apresenta cor caramelo, com pelos curtos, alguns bichanos têm o peito e queixo mais claros, quase branco.
Como o próprio nome já diz, esta raça originou-se em Cingapura, e tem padrões diferenciados, por conta disso é tida como rara.
Na cidade de sua origem esses gatos eram conhecidos como Drain Cat Of Singapore ou gatos que frequentam os esgotos.