Listados entre os animais em extinção, os Chimpanzés veem seu habitat natural cada vez menor, eles habitam selvas e savanas na África. São os primatas apontados como os parentes mais próximos do homem por possuírem muitas semelhanças conosco além de capacidade lógica. Os chimpanzés vivem em grupos pequenos ou grandes, variando de 5 a 100 integrantes.
É importante esclarecer que a nomenclatura chimpanzé é aplicada aos primatas que fazem parte do gênero Pan e da família Hominidae estando divididos em duas espécies que são chimpanzés-comuns (Pan troglodytes) e bonobos (Pan paniscus). Que tal conhecer mais sobre esses animais tão semelhantes ao ser humano?
Chimpanzés e Seres Humanos
Como mencionado os chimpanzés são considerados os ‘parentes’ mais próximos do ser humano tendo conosco um ancestral comum de cerca de 4 a 7 milhões de anos. Humanos e chimpanzés compartilham entre 98 e 99% de DNA, uma curiosidade é que os chimpanzés estão entre as únicas espécies que tem a capacidade de reconhecer a própria imagem refletida num espelho. Esses primatas tem ainda a capacidade de aprender alguns tipos de linguagens como a de sinais, por exemplo.
Risco de Extinção
Os dois principais fatores que tem impulsionado a espécie dos chimpanzés a extinção são a destruição do seu habitat natural e a intensa caça ilegal dos espécimes para o mercado de carne. Para ter uma ideia do quanto a espécie está ameaçada vale ressaltar que no começo do século 20 havia cerca de dois milhões de chimpanzés nas florestas e bosques da África Central e Ocidental. Atualmente, estima-se que haja somente 150 mil desses espécimes.
Características dos Chimpanzés
O DNA dos chimpanzés é cerca de 99% semelhante ao do ser humano, sua altura fica entre 75 e 95 cm e chegam a pesar entre 30 e 55 kg. Com o passar do tempo a pelagem que é negra vai se tornando acinzentada, tal qual o efeito de cabelos grisalhos no ser humano. De maneira geral esses animais vivem em grupos que podem ter entre 5 e 100 indivíduos.
Os machos mais velhos tendem a exercer a liderança do grupo sobre os mais jovens e sobre as fêmeas. Enquanto elas passam mais tempo sozinhas, os machos se mantêm em grupos. Os chimpanzés têm hábitos diurnos, terrestres e preferência por se manter no topo das árvores ao invés de no solo. Sua locomoção se dá utilizando os membros superiores e inferiores sendo dessa forma quadrupedes. Contudo, em algumas situações podem ser bípedes.
Habitat dos Chimpanzés
De maneira geral os chimpanzés são encontrados em florestas, savanas e até mesmo em áreas de montanha no continente africano. A base alimentar adotada por esses animais nesse habitat é a de frutas, porém, também podem se alimentar de insetos, flores, sementes entre outros. Há casos em que eles podem acabar se alimentando com carne de outros animais inclusive de outras espécies de macacos.
Cultura
Aparentemente os chimpanzés possuem a sua própria cultura e tem a capacidade de transmiti-la para seus descendentes. Para se ter uma ideia eles podem ensinar os mais jovens a realizar feitos como extrair cupins do cupinzeiro, por exemplo com o auxílio de gravetos e pedras para a quebra de frutos que se mostrem demasiadamente endurecidos.
Os chimpanzés são capazes até mesmo de desenvolver ferramentas adaptadas para caçar. Em determinadas situações os chimpanzés machos podem se unir para juntos destituir o líder do grupo ou até mesmo para serem vitoriosos num combate com outro grupo. Há a ideia de formação de pares entre machos e fêmeas, no entanto, os chimpanzés costumam apresentar certa promiscuidade.
Força Física
Os chimpanzés possuem um esqueleto bastante semelhante ao do ser humano apresentando diferença somente na forma do seu quadril. Comparativamente o primata tem de duas a três vezes mais força que um ser humano adulto, em parte isso se deve a sua anatomia cerebral e muscular e em parte se deve ao seu estilo de vida arborícola que demanda muita força muscular.
Algo interessante sobre esses nossos ‘parentes’ do reino animal é que eles tem um tipo de esboço da Área de Broca do ser humano que é a região que se caracteriza por ser a sede da palavra. Os adultos da espécie possuem espáduas largas e um tronco maciço, seu tronco se caracteriza por ser bastante musculoso e um tanto quanto abaulado. Os braços dos chimpanzés são menos musculosos que os braços dos gorilas e chamam atenção por serem mais longos que as pernas.
Comportamento de Chimpanzés e Bonobos
Os chimpanzés de uma forma geral mantêm um estilo de vida nômade e apresentam lideranças dentro do grupo. No caso dos Chimpanzés Comuns as lideranças estão bastante destacadas e podem ser destituídas pela união de outros membros do grupo. Já entre os bonobos essa liderança não está tão aparente e o sistema é matrilinear em que as fêmeas têm mais relevância em especial aquelas que são mães.
Boia tarde! Estou escrevendo um livro de contos regionais no sul do Parana. Gostaria de consultar se é possível utiulizar a foto em preto e dos dois chimpanzés abraçados que aparece no site/ Agradeço qualquer resposta. Um grande abraço!
Olá Dirceu,
A foto foi retirada da internet e não possuímos direitos de divulgação.