Papillon

Vamos falar de mais uma raça de cachorros que é uma fofura! O Papillon que é um cãozinho que gosta muito de colo e pertence a família Spaniel. No Brasil, podemos encontrar várias dessas fofurinhas, mas essa raça tem sua origem na França.

Estamos usando o diminutivo para falar do Papillon não por acaso, mas porque se trata de uma raça que não cresce muito. Os machos, em média, não superam 4 quilos e meio e a altura fica entre 0,2 e 0,27 metros. Já as fêmeas, podem ficar um pouco mais pesadas, meio quilo a mais, chegando a 5 quilos, mas o tamanho é sempre entre 0,2 e 0,27 metros.

No ranking de posições em relação a inteligência, de 0 a 10, o Papillon ganha 8.

Sobre A Origem Da Raça E História

Você deve estar achando esse nome Papillon familiar, mas não entre raças de animais, mas no mundo da moda. É que o nome da raça está em francês, origem da mesma, e quer dizer “borboleta”. Esse nome foi dado para a raça por conta das suas características. Se você olhar bem perceberá que orelhas e rosto do Papillon lembram uma borboleta.

A escolha da família que fazem parte esses cães é também por conta dos seus ancestrais, o Spaniel, que era um cão muito popular no século XVI, em toda a Europa. Era uma raça muito comum entre os nobres. Na Itália e na Espanha, por exemplo, fazer a reprodução dos ancestrais do Papillon era uma forma de passatempo e por fim, acabou se tornando um negócio, foram construídos vários centros de reprodução da raça e o cão passou a ser comercializado.

Portanto, os Papillons sempre foram muito queridos pelos nobres, principalmente, por aqueles que faziam parte da corte de Luís XIV. Mas, o cão inicialmente era chamado de Spaniel, pois costumava colocar a cauda sobre as costas, exatamente como fazem os esquilos.

Como Eram E Como Ficaram Os Papillons

O papillon que já foi o Spaniel não mudou só de nome. Antigamente, a raça apresentava cães com orelhas caídas, mas não se sabe porque, com o tempo, os novos filhotes começaram a apresentar as orelhas em pé.

Apesar do cão Papillon de orelha em pé ser mais popular, ambos são aceitos, e ainda existem, alguns deles, com as orelhas caídas.

Aliás, nos Estados Unidos, o Papillon com as orelhas caídas é chamado por outro nome, de Phalene. A palavra francesa traduzida significa mariposa. Na Europa, ele já ganha outro nome, além de Spaniel, Epagneul.

O Papillon começou a se espalhar pelo mundo depois de 1900, através de uma mostra de cães promovida pela França. Então, logo chegou na Inglaterra e em seguida, na América.

O objetivo dessas mostras era comercializar os cães e eles preferiam aqueles que tinham uma forte tonalidade de vermelho. Por isso, era muito comum que a criação dos animais fosse feita de forma seletiva. Nesta época, eles preferiam o Papillon com cores marcantes e que tinham algumas manchas de branco.

Com tanta “exploração” da imagem e do comércio do Papillon, ele acabou se tornando o cão “brinquedo” da época. Era muito popular, até porque é um cão obediente e muito amável. O fato de estar sempre nas exposições, o ajudou a se tornar ainda mais conhecido e desejado.

O Temperamento Do Papillon

Agora que você já conheceu um pouco da história e do sucesso que o Papillon faz não é de hoje, vamos falar do temperamento da raça. A primeira coisa que precisamos ter em mente é que a “verdadeira raça” é Spaniel Anão Continental, que acabou se “transformando” em duas variações, que são os cães com as orelhas caídas e os com as orelhas eretas.

No Brasil, é mais comum ver os cães que possuem as orelhas eretas. Mesmo assim, Papillon não é uma raça de cães muito conhecida pelos brasileiros.

Entre as raças de cães de pequeno porte que existem no Brasil, sem dúvidas, o Papillon é um dos cães mais ágeis e obedientes entre todos. Além disso, é um cão brincalhão, amável e gentil. Até mesmo um estranho é bem tratado pelo cão e para crianças, é uma ótima opção. Porém, pode ser que você encontre cães da raça que não são tão sociáveis, o que os criadores não sabem explicar o motivo, uma vez que essa é uma forte característica.

Quem quiser um cão da raça Papillon deve ser que eles são muito companheiros e isso significa que além de gostar de brincar e eles têm energia de sobra para isso, eles gostam de ficar o máximo de tempo grudados nos donos. O que significa que são cães que precisam de atenção.

São bons para crianças pois gostam de interagir com elas, mas é necessário ficar de olho para evitar que uma brincadeira entre eles, não acabe machucando o bichinho.

Também são ótimos cães como companhia para praticar esportes, pois energia não falta a essa raça.

Aprenda A Cuidar De Um Cão Da Raça Papillon

Com tanta energia, ela precisa ser gasta, então, para se ter um cão da raça Papillon é necessário dedicar uma parte do dia para fazer uma caminhada com ele. Além disso, é bom fazer o estímulo mental.

Nem pense em ter um Papillon para ficar ao ar livre, não é uma raça adequada para isso.

A pelagem do Papillon precisa por duas vezes na semana ser escovada.

Não é o tipo de cão que dará ao dono grandes preocupações, nada em particular. O que é comum que aconteça são luxações nas patas e pode desenvolver atrofia progressiva na retina. Por isso, é recomendado fazer testes nos olhos e joelho.

A expectativa de vida de um Papillon é entre 12 a 15 anos.

Como Adquirir Um Cão Da Raça Papillon

Essa raça de cachorro pode ser encontrada para venda, dificilmente será encontrado para adoção. O preço do filhote varia de acordo com a sua família.

Os cães que possuem características semelhantes ao do Papillon são: Pequinês, Cão de Crista Chinês, Cavalier King Charles Spaniel, Lulu da Pomerânia e Chihuahua.

Originário da Franá e Bélgica, o Cachorro Papillon é de pequeno porte e já apareceram muito em pinturas antigas. Já foram utilizados como cão de companhia de grandes nomes como  Maria Antonieta e Madame Pompadour.

O Papillon é dono de um temperamento dócil e são bastante tranquilos. Por serem pequenos são carregados como cães de companhia. Eles podem estranhar carinho de pessoas estranhas  e devem ser protegidos de animais maiores ou crianças muito pequenas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *