Perdigueiro Português

O belo cachorro conhecido como Perdigueiro Português pode ser chamado somente de Perdigueiro ou então de Pointer. Considerada a melhor espécie para encontrar a caça seja por sua velocidade ou pela delicadeza do seu olfato. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre raça de cão.

Qual a Origem do Perdigueiro Português?

Embora a raça seja considerada como continental tem origem inglesa, contudo, existe divergência em relação a sua origem uma vez que para alguns a raça seria na verdade francesa, espanhola ou até italiana. A história que se conta é de que os antepassados desses cães teriam vindo da Espanha para a Grã-Bretanha em idos de 1705 e foi lá que se aperfeiçoaram.

De acordo com os principais relatos a respeito dessa raça o seu desenvolvimento se deu em meados do século XVII através da combinação de raças como Setters, Foxhounds, Bloodhounds e Galgos.  Esse cruzamento resultou num cão ponteiro, ou seja, um cão usado para caça que se movimento de imediato quando vê a caça e então aponta para a sua direção.

Comportamento do Perdigueiro Português

Uma raça de cão que possui uma excelente memória e que tem facilidade de aprender sendo nobre, carinhoso e obediente. A raça é bastante fiel ao dono e tem excelente relação com as crianças. Como cão de caça possui bastante energia e deve ser mantido em movimento para que possa dissipar parte dela.

Visual do Perdigueiro Português

Um cão que se caracteriza por ter grande harmonia em suas formas sendo um espécime esbelto e com grande elegância. Observando esse cão podemos identificar força e ao mesmo boa flexibilidade. O corpo desse cão é constituído por músculos em seus membros posteriores e anteriores.

A estrutura óssea do Perdigueiro Português é pesada e suas orelhas estão posicionadas no alto caindo próximas a cabeça. O comprimento da sua cauda é médio tem diâmetro mais grosso na sua base ficando mais fino até chegar à ponta. O pelo desse cão é mais fino, curto e apresenta muito brilho.

Cuidando do Perdigueiro Português

No que diz respeito a cuidados essa raça de cão exige o mínimo, o dono deve atentar somente ao fato de que se trata de uma raça de porte atlético e caçador por natureza de maneira que não se pode deixa-lo preso em casa.

Tente fazer caminhadas longas com o seu amigo de quatro patas de maneira que ele consiga aproveitar o seu porte e a sua energia. Como precisa de grandes espaços abertos e contato com a natureza não é um bom cão para ser criado na cidade. Outro cuidado importante é escovar o seu pelo com frequência para evitar o surgimento de problemas de pele.

A Saúde

Apesar de ser um cão bastante forte pode sofrer com diversos problemas congênitos sendo que o principal deles é a displasia da anca. Alguns indivíduos da espécie acabam sofrendo de uma doença rara chamada de osteopatia neurotrópica. Para ter certeza de que está tudo bem com o seu cão é importante ter o hábito de leva-lo ao veterinário com frequência.

Características do Perdigueiro Português

A raça de Perdigueiro Português tem características bem particulares, porém, esse nome faz referência a um cão que empreende trabalho no campo de uma maneira um pouco diferente do que imaginamos. Em comparação com o que foi descrito na Grécia clássica a raça de ponteiro atende bem as suas peculiaridades.

Existe uma crença popular de que todas as raças de cães que apontam tem origem espanhola, no entanto, isso ainda é bastante controverso especialmente no que concerne a raça Perdigueiro Português que tem sua origem creditada a Grã-Bretanha sendo descendente do Perdigueiro de Burgos. Como já mencionamos acima existe uma certa discordância entre os fãs dessa raça.

O estudo mais aceito em relação a origem dessa raça é o realizado por William Arkwright em que é feita a descrição dos Perdigueiros e dos antecessores. O trabalho em seu livro começou ao final do século XIX e conta com a investigação de dados de três décadas. Mesmo com o foco do seu trabalho sendo afirmar que o Perdigueiro tem origem na Grã-Bretanha admite a existência da raça de Perdigueiro de Burgos com influência espanhola, mas tendo pouco desenvolvimento em relação ao Português.

Características do Perdigueiro Português

A característica mais marcante dessa raça é com certeza a sua energia e a maneira como ele se dedica a atingir o seu objetivo. Um cão bastante inteligente que possui capacidade de resolver os problemas que se apresentam no dia a dia. Devido ao seu desenvolvimento e esperteza o Perdigueiro não necessita das pessoas, porém, as aceita bem.

Embora seja um cão que consegue se virar bem sozinho precisa de alguma orientação e disciplina. Uma raça que precisa de bastantes cuidados ao longo dos anos para que possa chegar ao ápice da sua velocidade, inteligência e resistência. Possui diversas qualidades bastante admiráveis, mas que podem ser perigosas se não forem canalizadas corretamente.

Aparência

Com uma aparência bastante impressionante é normal que muitos donos o escolham devido a ela para ser o animal de estimação da família, contudo, é necessário conhecer as suas necessidades e peculiaridades. O dono deve ficar atento em relação as habilidades de atleta do cão que é muito inteligente.

Quem não tem disponibilidade de pelo menos uma hora por dia para garantir a realização de exercícios não deve assumir compromisso com um Perdigueiro. Como essa raça é bastante ativa necessita de passeios e realizar caminhadas para conseguir empreender a sua energia com foco.

Pense Bem

Mesmo que tem tempo e disposição para se exercitar com o Perdigueiro deve pensar bastante antes de leva-lo para casa. Quem está pensando em ter um cão doméstico deve procurar um Perdigueiro de criador e tenha sido educado para isso. Já dissemos que esse cão tem características de personalidade bem marcantes e que podem se tornar empecilhos ao longo do seu desenvolvimento em família.

Quando se decide assumir um compromisso com um cão é importante ter certeza de que se tem tempo e disponibilidade para oferecer o que ele precisa e fazê-lo feliz. Se o cão é feliz em família todos na casa o serão.

Entre as tantas raças de cachorros existentes no mundo encontramos o Perdigueiro Português que é um cachorro de grande porte e bastante resistente. São bem sociáveis e espertos.

Os machos podem medir até 56cm de altura, enquanto que as fêmeas até 52 cm. Ambos podem ser utilizados na caça e são cães inteligentes e obedientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *