O Leão das Montanhas
Dentro da classe e família dos grandes felídeos que habitam as florestas e montanhas está o leão das montanhas, um típico animal das Américas, principalmente da América Central. Também recebe nomes bem conhecidos como suçuarana, puma, jaguaruna, leão-baio, onça parda, entre outras denominações.
A pelagem do animal varia entre tons de castanho claro aos mais escuros, até um cinza-azulado. Com o focinho, peito e patas nas cores esbranquiçadas. Seu tamanho é incrivelmente comparado a beleza e grandiosidade do animal, que chega a medir até 1.95 cm de altura, com pesos entre 53 a 78 quilos, os maiores e mais pesados com certeza tratando-se de machos.
Considerado um dos maiores predadores de toda a cadeia alimentar animal, o leão das montanhas exibe sua caça com total esperteza de um felídeo, e com uma incrível velocidade alcança suas presas com extrema facilidade. Os principais alvos são os alces, cervos e lebres que habitam o mesmo habitat. E incrivelmente com um instinto próprio, o leão das montanhas só se alimenta dos animais que realmente mata, demorando até semanas para comê-lo totalmente.
Habitat e Distribuição Geográfica
As suçuaranas ou leões das montanhas adéquam-se com facilidade a qualquer habitat no qual o clima seja mais ameno e favorável à sua reprodução. A preferência dos animais está com certeza em áreas de vegetação como as florestas da região da Neártica e Neotropical, as quais oferecem melhores condições de vida e equilíbrio biológico.
Contudo atualmente com as muitas devastações desse habitat natural, o leão da montanha já se sente ameaçado por fatores biológicos e naturalmente tendem a migrar para habitat de convívio humano, daí tantas aparições do animal em residências e quintais por toda América.
A caça ilegal também contribui para o aumento dos níveis de sua extinção, o que faz com que entidades e instituições por todo o mundo se preocupem com a preservação de uma espécie tão rara hoje e maravilhosamente rica para a fauna de seus habitat naturais.
Hábitos e Reprodução
Apesar do instinto selvagem e de muita esperteza o leão das montanhas ou suçuarana prefere viver solitária pelas matas e montanhas da América Central. No período de reprodução o animal isola-se ainda mais e procura lugares seguros para a procriação de seus filhotes, como esconderijos típicos em meio as árvores e buracos dentro das mesmas.
O tempo de gestação da fêmea varia de 95 a 100 dias podendo gerar de dois a quatro filhotes, dependendo de sua estrutura e capacidade física. Os filhotes a partir dos seis meses já se assemelham aos pais com pelagens típicas e só mesmo a partir dos 3 anos constituem a definição do sexo. Quanto à expectativa de vida calcula-se entre 9 a 13 anos em habitat natural e até 20 em cativeiros fechados de proteção.
Por: Patrícia Contiero
bem mau imformativo ai nao fala nada sobre o que ele faz seus instintos nada a ver