Macaco Caiarara

Macacos

São primatas antropóides, a maioria das espécies de macacos vivem em países quentes, se alimentam de frutas e sementes, normalmente tratam-se de animais sociáveis, existem macacos de diversas espécies, mas todos pertencem ao Reino animália, Filo chordata, Classe mammalia, Ordem primatas, Subordem haplorrhini, Infraordem simiiformes. O animal é um mamífero, cada espécie de macaco possui um comportamento impar e vive com hábitos diferentes, todos vivem em florestas, em áreas com muitas árvores, a maioria é predominante de floresta quentes, alguns alimentam-se de pequenos lagartos, existem espécies que tem preferência pelo chão do que arvores (mas é difícil), o normal é estarem sempre nas árvores até quarenta metros de altura.

Espécie

Caractéristicas

Muitos não são sociáveis e não permitem a aproximação do ser humano, quando já tem seu território demarcado, também vivem em bandos, dificilmente se misturam cada espécie tem sua comunidade. Uma curiosidade do macaco é que eles distinguem cores, sabem a diferença entre elas. É o único animal com o cérebro bastante desenvolvido e se move com o auxilio das mãos, muito parecido com os seres humanos, a cauda e seus pés lhe proporcionam equilíbrio e os deixam seguros para realizarem seus movimentos. Dentre as diversas espécies existe o macaco- caiarara (nome científico Cebus), como muitos macacos ele corre risco de extinção. Isso mesmo, a situação do caiarara preocupa biólogos e pesquisadores, poucas comunidades desta espécie estão sendo encontradas, tudo remete a entendermos que essa espécie de macaco está sendo atingida pelas alterações do meio ambiente.

Animais em Extinção

Preocupação Com o Fim da Espécie do Macaco Caiarara

Notícias veiculadas no meio on-line mostram realmente a preocupação que os pesquisadores estão com o possível fim do macaco- caiarara. Inclusive o comitê internacional discute o dever de tentar manter a conservação dos primatas predominantes da região amazônica, pois não apenas o caiarara, mas como outras espécies estão correndo risco de serem extintas por conta das alterações que o meio ambiente tem sofrido. Esse comitê trata-se de um órgão colegiado que presta assistência e consultoria ao Ibama, tem a função de prestar serviços como um fórum fixo de discussões para que se sejam definidos métodos que consigam resolver o problema da ameaça das espécies.

Macaco Caiarara

São aproximadamente vinte e seis espécies da fauna brasileira que estão ameaçadas de extinção, está mais do que na hora de fazer algo. Os macacos- caiararas são encontrados mais na região de Guripi, lá alem dele também está ameaçada a espécie cuxií (chiropotes satanas). Atualmente apenas oito áreas no maranhão possuem indício da existência da espécie, mesmo assim todas as áreas possuem poucos macacos caiararas. No comitê internacional serão votadas quais espécies de macacos com risco de extinção, está garatido que o macaco caiarara será prioridade, pois ele pode ser o que mais esteja com risco de ser extinto.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Primatas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *