Se seu amigo de quatro patas anda meio desanimado e sem vontade de brincar, atente-se e leve-o ao veterinário, pois pode ser cinomose, doença sistêmica e natural de cachorros que quando diagnosticada precocemente pode sim ser tratada de forma eficiente.
Para quem não sabe, a cinomose tem cura, mas a doença, além de um nome anormal, carrega grande perigo para a vida do cachorro. Ela atinge boa parte dos órgãos do animal, é considerada altamente contagiosa e frequentemente leva cachorros filhotes ou adultos a óbito.
Os principais métodos de saber se um cachorro está com cinomose é por meio da dos sinais digestivos e respiratórios do animal. Caso seu cachorro apresente dificuldade para respirar, brincar e sinais de que está sentidos dores, a dica é procurar o quanto antes um médico veterinário.
Sintomas Da Cinomose
Saiba que qualquer cachorro pode ser contagiado pela cinomose e que muitas vezes o dono não consegue verificar quais os principais sintomas. Na maioria dos casos a doença é transmitida por outro cachorro portador da doença, que pode ser de seu convívio comum ou apenas em poucos momentos ao longo do dia, ou ainda em locais contaminados na rua e postes, principal espaço em que os cachorros costumam urinar e deixar as suas bactérias.
A transmissão da doença é tão comum quanto as que o ser humano contrai ao ficar exposto a bactérias, vírus e parasitas que podem provocar doenças, algumas delas graves e até fatais. Nesse ponto se enquadra uma dica valiosa: leve sempre seu animal ao veterinário.
Às vezes ele pode estar com a doença e não apresentar sintomas, mas ainda assim passar adiante a doença para outro animal. Isso acontece quase sempre por meio de secreções nasais e fezes.
Além dos sintomas já apresentados no primeiro período deste artigo, os mais comuns nos animais com cinomose são: apatia, falta de apetite, falta de coordenação motora, vômito, diarreia e febre. A boa notícia é que a doença tem cura, apesar de ser uma das mais difíceis possíveis.
O Tratamento Da Doença Mais Eficiente
O primeiro passo do tratamento se dá com o isolamento do animal de seu convívio natural. Isso porque depois de diagnosticada a doença de cinomose, o tratamento pode ser bem complicado.
Uma vez isolado, o cachorro recebe o tratamento por meio de antibióticos que atuam com intuito de combater as infecções secundárias no animal. Ainda hoje não existe um tratamento específico para a cinomose, por ter como causador um vírus, o que torna seu tratamento bem mais complicado que o normal.
Os maiores alvos da doença são os filhotes, sendo que eles somam um bom número de cachorros que não conseguem escapar da doença. Para sanar a falta de antibióticos específicos para o tratamento da cinomose, os médicos veterinários usam a técnica de repor todos os líquidos perdidos durante o decorrer da doença.